TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Praticas Supervisionadas

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

                                 [pic 1][pic 2]

UNIP – Universidade Paulista

Engenharia Civil        

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

“Lei Cota Vazão (Curva Chave).”

Trabalho de Pesquisa da disciplina de Tópicos de Hidráulica e Hidrologia Aplicada com orientação do Professor André Luís.

NOME

RA

ERICSON VIANA SEIXAS

B35962-5

                                               

SUMARIO


  1. INTRODUÇÃO

A lei cota vazão é uma medida tirada para determinar os níveis do um rio, lago, córrego, etc..., para determinar sua vazão de água em vários períodos do ano, décadas, séculos, para que possa haver um controle sobre a mesma.

Todos esses dados são armazenados pelo órgão responsável pelo sistema de água de uma determinada região, tudo isso é feito para que possa haver um melhor planejamento sobre o controle do crescimento urbano de uma região.

Esses dados são usados para a prevenção de enchentes, inundação, falta d’água e outras razões.

Usaremos esse trabalho para explicar o funcionamento de tal conteúdo para que possa ser comparado com os dados do órgão responsável pelo sistema de coleta de dados da cidade de Vargem Grande do Sul – SP, porem esse mesmo órgão não disponibiliza dos dados necessários para tal comparação, com isso os dados apresentados no trabalho serão os dados coletados em campo, com equipamento de baixa e media precisão. Ressaltando que esses dados não possuem valores reais, já que não foi feito com os equipamentos adequados para tal pesquisa.

Palavra chave: Lei Cota Vazão

  1. Resumo

Começamos com o estudo de qual rio iriamos usar, pois na cidade existe dois nos quais passam por dentro da cidade, então decidimos usar o Córrego Santana, que está situado no município e passa pelo centro e desagua no Rio Verde.

Usamos os equipamentos para medir os vários pontos necessários para a realização do trabalho de pesquisa e cálculos sobre os parâmetros hidráulicos do rio selecionado por nós para fazermos o trabalho.

Com os dados em mãos começamos primeiro com o projeto do rio no qual incluiu alguns programas auxiliares, para ajudar no desenvolvimento do trabalho.

Feito os projetos com todos os dados necessários para a realização do trabalho foi então que começamos a realizar os cálculos necessários para a realização do ponto mais importante do trabalho que seria a obtenção e retirada a Curva Chave, que o trabalho pede e especifica como essencial para a realização do mesmo.

Palavra Chave: Curva Chave.

  1. AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar a Deus por me dar forças para conseguir estudar, depois agradeço aos meus professores que foram muito importantes para a realização deste projeto de estudo.

Agradeço aos meus colegas que me ajudaram a obter as medidas necessárias para a realização do projeto e dos cálculos do projeto.

Agradeço a minha família que me aturou digitando até tarde da noite para que pudesse termina-lo em tempo hábil.

  1. TRABALHO

O trabalho consiste em varias etapas, irei enumera-las conforme a necessidade da mesma.

Começaremos primeiro com lugar escolhido para a realização deste trabalho.

Estudamos o local e chegamos à conclusão de que seria mais viável pegar o Córrego Santana, pois ele se encaixava perfeitamente para o trabalho, já que possuía todos os pré-requisitos para a realização dos estudos.

O córrego escolhido e estudado se encontra na forma de trapézio, e contem todos os parâmetros para que pudesse ser medido, estudado e calculado, como vimos em sala de aula.

Depois de medido e feitos os estudos preliminares, começamos a preparação do projeto no computador e usamos o programa GeoOffice, programa este usado para realização de projetos topográficos.

Feito o projeto preliminar no programa, usei de seus recursos para torna-lo modelável para a realização as medidas necessárias para os cálculos.

Então veio o auxilio de outro programa para que pudesse monta-lo e fazer possíveis correções, para de pudesse ficar algo mais coerente possível.

O programa que usei para realizar tais correções foi o AutoCAD, com o auxilio do mesmo conseguir corrigir os erros apresentados pelo aparelho e também pelos erros apresentados pelo programa por falta de equipamento adequado para a realização do estudo.

  1. FORMULAS

Mostrarei as formulas que foram usadas para que pudesse chegar aos valores obtidos no projeto realizado:

Área Molhada (Am):

Am = (B+b).h/2

Perímetro Molhado (Pm):

Pm = ∑ das medidas

Raio Hidraulico (Rh):

Rh = Am/Pm

Declividade (I):

I = (V'+V") /D=Vm

Vazão (Q):

Q = (1/n. Am).((Rh)^(2/3)).((I)^(1/2))

Numero de Floude (Fr):

Fr = √(V)/(G.Rh)

Velocidade (V):

V = Q/A

Como foi mostrada a cima usamos todas essas formulas para realizar os parâmetros hidráulicos do córrego selecionado.

  1. METODOS DE CALCULOS

Iniciamos os cálculos com a área molhada, feito isso, realizamos os cálculos dos perímetros molhados.

Com esses dois cálculo em mãos conseguiu definir o raio hidráulico do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (607 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com