TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Praticas Supervisionadas De Higiene E Segurança No Trabaho

Artigos Científicos: Atividades Praticas Supervisionadas De Higiene E Segurança No Trabaho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 6

Relação entre empregador e empregado

Nas relações entre empregadores e empregados, o fator que determinará o desenvolvimento amplo das funções de ambos os lados é, o bom diálogo, a capacidade de entender que cada um tem uma maneira diferente de interagir dentro da organização, agir com clareza e respeitosamente ao se comunicar com seu chefe/líder e os mesmos com o seu funcionário/colaborador, isso trará resultados positivos para a organização.

A falta de diálogo costuma deixar lacunas nessa relação entre empregador e empregado, causando uma insatisfação para as duas partes.

Algumas falhas causadas que provem de chefes ou líderes que não estão preparados para o cargo são:

• Não comunicar claramente as metas para área;

• Não dar feedback constante;

• Não treinar sucessores por questão de insegurança;

• Assumir créditos de ideias de liderados perante seus superiores;

• Manter-se distante dos liderados sem criar uma política de portas abertas;

• Não estimular a criatividade, autonomia e desenvolvimento tornando os liderados dependentes.

“O papel do líder é importante nos resultados e retenção de talentos, pois segundo pesquisa do Instituto Gallup, mais de dois terços das pessoas se demite dos ‘chefes’ e não das empresas”, Informa o Diretor do Instituto.

• Motive os empregados dando-lhes incentivos no local de trabalho. Trate igualmente a todos os seus funcionários e dê a todos a chance de ganhar uma viagem gratuita, um jantar gratuito ou ingressos para a próxima produção teatral. Recompense seus funcionários por sua melhora no trabalho.

• Passe um tempo com seus funcionários. Muitos chefes e proprietários esquecem as "pequenas pessoas" que fazem tudo acontecer. Sente-se e converse com cada um de seus empregados quando você tiver tempo e pergunte se eles estão felizes com seus empregos e quais as melhorias que eles acham que a empresa deva fazer.

• Planeje uma evento de formação de equipe e peça a todos os seus funcionários que participem, incluindo gestão superior, média e inferior. Una todos eles como uma equipe e permita que eles passem por vários eventos de formação de equipe e criem laços de confiança.

• Convide todos os seus auxiliares e gerentes para um evento ou um churrasco no seu quintal. Se você é um proprietário ou o chefe executivo do escritório da empresa, a melhor maneira de animar seus funcionários é fazer um churrasco caseiro.

• Peça a seus gerentes que trabalhem em conjunto com suas equipes e as apoiem em quaisquer problemas que surjam, ou erros que possam ocorrer. Faça com que todos trabalhem juntos na busca de uma solução que todos concordem. Se for preciso, crie um problema e peça para que todos trabalhem para encontrar a solução.

Higiene e Segurança no Trabalho

É sabido que atualmente a vertente humana ocupa um lugar preponderante quer no processo industrial quer noutros setores de atividade. Se outrora este componente assumia um papel secundário, dando-se primazia à produtividade em detrimento das condições de trabalho, é certo que hoje prevalece à ideia de que a produtividade é também ela afetada por situações que decorrem de uma adaptação correta ou não, do trabalhador ao ambiente envolvente do seu local de trabalho. Assim, a higiene e a segurança são duas atividades que estão intimamente relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa. A higiene do trabalho propõe-se combater, de um ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afetar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador).

A segurança do trabalho propõe-se combater, também de um ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu Capítulo V, Seção 1, preceitua: Art. 157- Cabe às empresas:

1-Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;

2- instruir os empregados, através de ordens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com