Atividades Práticas Supervisionadas - ATPS Processos Gerenciais
Ensaios: Atividades Práticas Supervisionadas - ATPS Processos Gerenciais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vlourenc • 2/9/2014 • 3.673 Palavras (15 Páginas) • 484 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS
Processos Gerenciais
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Processos Gerenciais.
SUMÁRIO
Página
Introdução 4
Etapa 1 5
Etapa 2 7
Etapa 3 10
Etapa 4 12
Conclusão 14
Referências Bibliográficas 15
PROCESSO ADMINISTRATIVO: AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS -
TEORIA E PRÁTICA
1. INTRODUÇÃO
O processo administrativo possui algumas funções para que tenha perfeito funcionamento dentro das organizações e na realização de projetos e/ou empreendimentos. São elas: - Planejamento - função inicial onde são traçados planos e metas;
- Organização - distribuição de funções e detalhamento da execução;
- Direção - função promotora que coordena e conduz;
- Controle - visa correção de erros e prevenção dos mesmos dentro de todas as etapas anteriores;
Tais funções são essenciais para a obtenção de sucesso de projetos/empreendimentos dentro de toda organização.
Todas essas funções serão tratadas com mais afinco no decorrer do trabalho, de forma aplicada a apresentação do projeto cultural, denominado “Dê um sorriso a uma criança!”
O projeto não possui nenhum fim lucrativo e visa a socialização dos alunos de uma universidade com crianças órfãs e a tentativa de resgate da alegria a estas.
2. DESENVOLVIMENTO
Etapa 1
Planejamento
Introdução
De acordo com o dicionário Michaelis da língua portuguesa, planejamento é um ato de projetar um trabalho, serviço ou mais complexo empreendimento; É a determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também da coordenação de meios e recursos para atingi-los.
O planejamento é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, sendo o primeiro passo a ser seguido pelo administrador dentro de um projeto. Está diretamente ligado ao futuro, onde são traçadas metas que devem ser seguidas para se chegar a um objetivo previamente designado.
Planejamento também pode ser dividido em níveis, são eles: estratégico, tático e operacional.
Desenvolvimento
De acordo com Idalberto Chiavenato, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente todos os objetivos que deverão ser atingidos e como devemos agir para alcançá-los.
Ele é a função primordial a ser desempenhada em todo e qualquer tipo de projeto. Quando há o planejamento, todos os pontos do projeto são analisados, levando-se em consideração os modos de execução, os objetivos a serem alcançados, tudo em prol do sucesso do empreendimento.
Há algumas razões essenciais para a realização do planejamento:
- examinar modificações e incertezas;
- focar nos objetivos;
- garantir recursos econômicos;
-controle do projeto.
Planejar significa visualizar o futuro, ou seja, agir corretamente hoje para concluir os objetivos propostos e chegar ao futuro desejável. Essa visão e/ou sensibilidade de enxergar o futuro é observada por Roberto Shinyashiki, que afirma brilhantemente que “o futuro é consequência do presente”.
Sendo assim, um verdadeiro líder deve estar “ligado” no futuro que pode sempre nos surpreender com mudanças tecnológicas e no mundo dos negócios. Isso é confirmado por Paulo Barreto quando diz que “o administrador do século XXI é o profissional de hoje que pensa e utiliza as idéias do futuro”.
Para Lacombe, planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado. Esse resultado só será encontrado pelo administrador que tiver a visão do futuro e souber realizar um bom planejamento.
Conclusão
Como demonstrado, o planejamento é uma etapa essencial dentro das atividades de todo administrador que deseja obter sucesso em seus projetos e/ou empreendimentos. Um bom administrador realiza o planejamento e tem sensibilidade para projetar o futuro, ponderando todos os riscos e estabelecendo os objetivos necessários. Sua função está completa, ou seja, o planejamento funciona quando todos os objetivos traçados são alcançados pelo administrador sem consequências ruins e com ganhos maiores que custos.
Planejar significa organizar os atos e direcionar o projeto rumo ao sucesso, e essa organização pode ser realizada em 3 níveis de planejamento.
...