Atps Comportamento Organizacional
Trabalho Escolar: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hdferraz • 28/5/2013 • 3.161 Palavras (13 Páginas) • 429 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLINIO LEITE – UNIPLI
CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Grupo:
HEITOR DA SILVA FERRAZ RA 6788425982
JEANE
YAGO
LUCIANO
ELENICE
RELATÓRIO SOBRE COMPORTAMENTO
ORGANIZACIONAL: Emerson Gaino
NITEROI
ABRIL/2013
SUMÁRIO
Introdução.......................................................
Capítulo 1 .......................................................
Capítulo 2 ......................................................
Capítulo 3 .....................................................
Capítulo 4 ......................................................
Conclusão ...................................................
Referências bibliográficas...........................
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é compreender o que é comportamento organizacional. Da mesma forma que cada pessoa tem sua personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração. Muitas são as variáveis que, se trabalhadas garantem diferenciação à empresa.
Duas delas é a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos, onde se inclui atividade, produtos, serviços e pessoas, evidentemente. Uma empresa não se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, que são dados tangíveis, mais do que isso, uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais, que representam os fatores intangíveis. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e sagacidade.
As Finalidades do Comportamento Organizacional basicamente estão voltadas para o comportamento humano: fatos, acontecimentos, atitudes dos indivíduos, produtividade, entre outras coisas mais.
Os desafios mais comuns do comportamento organizacional são: o aumento de produtividade, e qualidade dos produtos, boa aceitação do público, satisfação de clientes etc.
Nos dias de hoje, o que uma Empresa necessita para o seu crescimento no mercado, é saber trabalhar com diferentes tipos de cultura, qualificando funcionários, fazer com que os colaboradores tenham satisfação em trabalhar na Empresa e acima de tudo ter uma boa aceitação de mercado.
CAPITULO 1
1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. A partir desse contexto, encontram-se três considerações importantes:o comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho; utilizar equipamentos ou preparar um relatório; o comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores; o comportamento organizacional também analisa o "comportamento" dessas unidades sociais maiores - grupos e organizações - pôr si. O comportamento organizacional definido nesses termos tem suas origens no final dos anos 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais.
Atualmente, encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento microorganizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macroorganizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.
1.2- SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS.
Efetuadas as pesquisa de dois autores a respeito dos sistemas abertos e fechados, segue quadro comparativo com as diferentes visões, para, em seguida, realizar-se abordagem a respeito de ver as organizações e suas relações com os sistemas fechados e abertos.
1.3. QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO
AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
BERTALANFFY Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.
VASCONCELLOS Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex: termostato.
Bertalanffy para apresentar os conceitos de sistemas fechado e aberto, segundo o qual os sistemas fechados não têm entradas nem saídas para o ambiente tudo o que acontece nesses sistemas é restringido aos seus próprios componentes. Já nos sistemas abertos há uma dependência entre estes e o ambiente para manterem suas autonomias
Ainda a respeito dos sistemas fechados e abertos, Bertalanffy aborda o assunto,
...