Atps De Sistemas Operacionais
Casos: Atps De Sistemas Operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cuaca • 17/9/2013 • 3.454 Palavras (14 Páginas) • 528 Visualizações
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SISTEMAS OPERACIONAIS
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E THREADS.
Guarulhos
22/04/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................................3
POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSADOR...........................................4
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS.............................................................................9
SOFTWARES INSTALADOS...........................................................................................18
SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS...............................................24
CONCIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................32
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................33
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, abordar os temas propostos que diz respeito a obter conhecimentos que estão relacionados a Processos e Threads. Onde serão apresentada a sincronização e comunicação entre processos, threads e gerencia de processador.
Esse trabalho é de suma importância, pois facilita a compreensão do gerenciamento do processador e esclarecera conceitos que estão diretamente explicando o que são processos e threads dos sistemas operacionais.
POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSADOR
Processos:
Um programa em execução. No controle e execução do processo pelo sistema operacional, as seguintes informações necessitam ser armazenadas:
Código executável;
Espaço de memória utilizado (com distinção entre código, dados e estruturas de controle);
Descritores do S.O. (tabela de arquivos, etc.);
Atributos de segurança;
Estado do processo (executando, em espera, aguardando recurso, etc.).
Há três tipos básicos de gerenciadores de processos:
1- Gerenciador por admissão (gerenciador escolhe qual processo irá executar e quando a depender da sua prioridade; geralmente utilizado em sistemas de tempo real).
2- Gerenciador por tempo médio;
3- Gerenciadores despachantes (define os processos a serem executados de acordo com eventos ocorridos no sistema).
Os Gerenciadores de Processos possuem algoritmos para garantir a troca de processos de maneira correta e organizada. São exemplos de estratégias utilizadas:
FIFO (First In First Out) onde um programa abre um canal unidirecional com um segundo escreve dados que chegarão ao destino na mesma ordem em que foram escritos;
PIPES unidirecionais (similar ao FIFO, porém com o controle feito pelo S.O. e não pelo programa);
Fila de mensagem (baseia-se em área administrada pelo S.O. para troca de mensagem entre processos);
Memória compartilhada (semelhante à fila de mensagem, mas o controle é feito dentro do programa e não pelo sistema operacional).
Threads:
Threads são linhas de execução independentes de um processo. Um thread compartilha os recursos do processo que a criou. Processadores que conseguem lidar simultaneamente com mais de uns threads são caracterizados Multi-Threading ou Hiper Threading.
Os recursos utilizados para fazer a troca de contexto entre threads são muito menores do que aqueles necessários para fazer a troca de contexto entre processos.
Existem duas formas de troca de contexto dos threads:
Preemptiva (controle do sistema operacional; thread pode ser interrompido em momento crítico).
Cooperativa (controle do thread; um thread pode tomar o controle do processador).
A realização de operações simultâneas pelos threads é chamada de Condição de Corrida ou Condição de Disputa e exigem mecanismos de comunicação e sincronização que podem ser criados pelo sistema operacional.
No sistema operacional Windows:
O gerenciamento de processos no Windows é executado através da ferramenta gráfica "Gerenciador de Tarefas". Para acessá-lo há maneiras bem simples: Clicando com o botão direito do mouse na barra iniciar e selecionar a opção "Iniciar Gerenciador de Tarefas", ou pressionar as teclas Ctrl + Alt + Delete, ou pelo Iniciar -> Executar -> Digitar "taskmgr" e pressionar Enter.
Na aba "Aplicativos" podemos visualizar os aplicativos em execução de forma mais simples, ou seja, de forma mais prática para o usuário comum.
Na aba "Processos" podemos visualizar os processos propriamente ditos, com a diferença de não exibir apenas os aplicativos que estão instanciados pelo usuário como antes, e sim, todos os processos (contando com o sistema operacional). Ao clicar em um processo com o botão direito, podemos finalizar o processo, finalizar árvore de processos (finaliza tudo relacionado ao processo desejado) e definir a prioridade de execução do processo.
Na aba "Desempenho", podemos visualizar de forma detalhada a utilização da CPU, da memória RAM, o histórico do uso da CPU, da memória física, número de threads, processos utilizados no momento dentre outras opções, útil para identificar o motivo de a máquina estar lenta.
Características:
Mais facilidade para gerenciar programas com apenas um processo e vários threads, do que
...