Atps De Tecnica De Administração De Pessoal
Ensaios: Atps De Tecnica De Administração De Pessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 25/3/2014 • 855 Palavras (4 Páginas) • 321 Visualizações
O Departamento de Pessoal é uma das áreas que mais cresce no Brasil, antigamente o DP era um setor que existia apenas em grandes companhias, porém hoje, tanto a de médio e pequeno porte aderiu-se a esse departamento, causando um crescimento significativo, fazendo com que muitos olhassem diferente para essa área.
O Departamento Pessoal tem a função de acompanhar o colaborador desde a sua entrada na empresa, até sua saída., com o objetivo de manter a funcionalidade da empresa sem erros evitando com isso também processos futuros contra o empregador, e principalmente evitar colaboradores descontentes ele é um departamento especifico para tratar das questões praticas relacionada aos colaboradores. Um dos setores que possuem um papel muito importante, pois é ele quem cuida dos colaboradores além de ter a responsabilidade de trazer a eles satisfação e prazer de fazer parte de uma organização.
Muitas empresas e colaboradores não dão a importância devida para esse setor, a ponto de contratar até pessoas que não estão preparadas para desempenhar tal função, esse descaso pode trazer varias irregularidades futuras para a empresa e colaboradores.
FUNÇÕES DO DEPARTAMENTO PESSOAL.
O Departamento de Pessoal fica Dentro do setor de Rh da empresa que é parte integrante da estrutura organizacional com exceção de empresas de porte muito pequeno, nesses casos, quase sempre a rotina do setor de administração de pessoal é executada pelo escritório de contabilidade contratado pela firma.
O setor de administração de pessoal é importantíssimo para o bom funcionamento dos negócios ele é responsável pela execução algumas funções básicas para o andamento das atividades da empresa, como admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação, compensação, e desligamento, e outras como pela organização e manutenção do arquivo que contém toda a documentação, expedida durante a realização das rotinas, exigidas pelo governo. Além do cumprimento das normas de higiene e segurança do trabalho, atendimento da fiscalização trabalhista e da justiça do trabalho.
. A função do Departamento Pessoal é administrar as relações entre empregador e colaborador, tendo como objetivo dar a este oportunidade de crescimento dentro da empresa, participando da sua vida social, emocional e profissional fazendo com que o colaborador se sinta valorizado, proporcionando a ele um ambiente saudável com qualidade de vida, pois o gestor que não valoriza o seu colaborador e que não tem em mente que o maior bem de sua empresa é ele, não entenderá a verdadeira função de possuir um departamento específico para exercer esta função.
O DP como é conhecido é subdividido em basicamente 3 setores cada um com suas atribuições, são eles: admissão, controle/manutenção e demissão.
• O setor de admissão cuida de todo processo de avaliação de necessidade da abertura de vagas no mercado de trabalho, desenvolvimento e focado no perfil do trabalhador procurado pela empresa , formas de divulgação da vaga, recepção, avaliação e seleção de candidatos, através do recrutamento e seleção de pessoal para vaga existente, ao cargo e ás funções de acordo com as necessidades da empresa, ele também é responsável pela integração do novo funcionário na empresa. E todos critérios administrativos e jurídicos ou seja todo o processo burocrático de admissão, desde o recolhimento dos documentos do novo colaborador, até o registro em carteira e transmissão das informações do mesmo para os órgãos competentes.
• O setor de controle/manutenção é responsável pela confecção da folha de pagamento, controle da jornada de trabalho, salários e benefícios, pagamentos de todos os impostos pertinentes aos funcionários, fluxo de frequência e todas as rotinas trabalhistas.
Essas atividades estão intrinsecamente ligadas á administração de financeiro ou contábil da empresa. Envolve contínua atualização quanto a leis trabalhistas e outras específicas.
• Por último e não menos importante, o setor de desligamento ou demissão tem por finalidade cuidar de todo o processo de quitação de trabalho do funcionário, tendo inicio a partir do desligamento do empregado e termina quando efetiva a quitação do contrato de trabalho, elaborando sua rescisão do contrato de trabalho e representando a empresa nos órgãos oficiais do trabalho (DRT - Delegacia Regional do Trabalho, Sindicatos, Justiça do Trabalho, etc.). É ele quem cuida de toda parte burocrática de uma organização.
Todos estes conceitos deixam mais claro as funções relacionadas ás técnicas de administração de pessoal dentro do Departamento pessoal, e do Recursos Humanos das empresas.
Conclusão
Dessa maneira podemos concluir que o setor de departamento Pessoal (DP) encarrega-se das rotinas trabalhistas e de pessoal, tendo sob sua responsabilidade a administração dos eventos burocráticos decorrentes do contrato de trabalho desde a admissão passando ao controle da vida funcional dos empregados, com vistas à avaliação de desempenho, treinamento, remuneração, controles de frequência, entre outras tarefas específicas ate a demissão do mesmo.
Qualquer rotina de administração de pessoal, em suas várias atividades e atribuições, envolve extensa e complexa legislação. Os funcionários do setor devem se manter constantemente atualizados e informados tanto em rotinas usuais, como admissão e desligamento, mas também mais específicos, como participação de empregados em resultados da empresa, novas técnicas de avaliação de candidatos, legislação de contratos terceirizados, Tributação e fiscalização e outros para que a rotina de administração de pessoal seja executada corretamente.
Sem dúvida, não se pode admitir que alguém duvide da importância dessas funções, visto que é imprescindível para o bom funcionamento da organização.
...