Atps Problemas Para Montar Empresa
Ensaios: Atps Problemas Para Montar Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EIS2014 • 18/9/2014 • 517 Palavras (3 Páginas) • 708 Visualizações
RELATÓRIO FINAL
TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TUTORES
Profº Carlos Messi (Presencial)
Profº Carlos Eduardo de Azevedo
Profº Jerfferson Teruya
Profª Raquel de Oliveira Henrique
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I (PROINTER)
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ
2014
Problema do Desafio Profissional
Apresentação
O maior problema para abrir uma empresa
Abrir uma empresa, pequena, média ou grande, hoje no Brasil, é como participar de uma gincana. É preciso ter disposição e cumprir pelo menos 17 procedimentos, comparecer em até 15 órgãos do governo, ter tempo e dinheiro de sobra.
Para se ter uma idéia da dimensão deste problema, estudos realizados indicam que qualquer mortal interessado em abrir um empreendimento no Brasil tem de desembolsar, por baixo, 274 dólares em taxas e tributos, além de esperar uma média de 155 dias para abrir as portas.
Palavra chave: Burocracia
A decisão de virar empreendedor enfrenta o primeiro desafio na hora de formalizar a empresa. O que é preciso fazer primeiro, quanto tempo demora a empresa ter existência legal e quanto custará ao investidor são perguntas para as quais só teremos respostas apenas depois que iniciar o processo. Isso porque não existe uma resposta padrão. Pois varia do tipo de empresa que se vai abrir, do segmento de atuação e do tempo de tramitação de cada município.
Os pontos são comuns a todos os novos empreendimentos; é preciso fazer registros na Junta Comercial, na Receita Federal, na Secretaria da Fazenda, na Previdência Social e no sindicato de cada categoria econômica.
A fama de país burocrático do Brasil se deve ao fato de que todos esses processos ainda não foram unificados. O empreendedor precisa levar os mesmos documentos várias vezes e a diferentes lugares. Seria mais simples se tudo estivesse concentrado em um único lugar.
Já os custos são relativamente baixos. Entre os registros padrões, apenas as junta comerciais cobra taxas que, somadas, variam de R$ 75 a R$ 149, dependendo de a empresa ter um único dono ou ser uma sociedade. O que encarece o procedimento é o gasto com o escritório de contabilidade, pois a empresa precisará obrigatoriamente de um contador. Como o processo de abertura é burocrático, a maioria prefere contar com a ajuda desse profissional ainda na fase de abertura.
Unificação de códigos
O código da CNAE também poderia ser usado para cruzamento com as atividades listadas nos planos diretores das cidades. Isso facilitaria a concessão dos alvarás de funcionamento e serviria para orientar a necessidade de fiscalizações e licenças específicas.
Além do cadastro único existem outros problemas.
...