ATPS: problema de gestão do conhecimento
Seminário: ATPS: problema de gestão do conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helllenzynha • 19/11/2013 • Seminário • 3.740 Palavras (15 Páginas) • 320 Visualizações
Atps Gestão Do Conhecimento
•
INTRODUÇÃO
Com a globalização as organizações começam a procurar por adaptação ao novo sistema e ambiente de trabalho, ressaltando que nesta fase as empresas precisam gerenciar o conhecimento gerado por seus colaboradores, e também uma forma de reter este conhecimento, e é exatamente sobre este assunto que iremos tratar neste trabalho, será abordado as formas de gestão do conhecimento, como as empresa podem utilizar o conhecimento gerado e transformar o mesmo em recursos para a organização, utilizando-se de métodos para a troca de informações entre seus funcionários, buscando o conhecimento e informações tecnológicas para suprir suas dificuldades e alcançar seus objetivos.
Será abordado o tema de gestão de conhecimento dentro do sistema de CLUSTER, onde será abordado como funciona a gestão do conhecimento dentro do cluster bem como a administração do conhecimento para que os mesmos possam ser revertidos em beneficio, ou mesmo se tornar o diferencial competitivo da empresa.
Será indicado como e porque o cluster pode ou deva ser adotado, e onde são normalmente encontrados, levando em consideração
CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
A gestão de conhecimento é considerada um sistema de gerenciamento corporativo que tem como referencia o meio de compartilhar, integrar, criar e identificar assim como ter a utilização do conhecimento dentro da empresa. No passado as empresas não divulgavam seus conhecimentos, agora com o a Gestão do Conhecimento isso acabou transformando essa ideia no oposto, pois agora os conhecimentos são distribuídos a todos os interessados. O foco das empresas é reter as pessoas que têm conhecimentos, portanto os conhecimentos são passados para todos da organização para que assim possa dar motivação e recompensas. Há duas características nas empresas que adotam o GC como a agilidade e a rapidez.
COMO FAVORECER A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NOVO NA EMPRESA?
O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na época Industrial passada, por isso devemos conhecer a nova era nas empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo das Informações e dos conhecimentos, por que as empresas estão visadas nas produtividades do conhecimento, pois é o que mais preocupa os gestores.
COMO FAZER COM QUE TODOS OS COLABORADORES SE APROPRIEM DESTE CONHECIMENTO NOVO?
É necessário que as empresas se adaptem aos novos conhecimentos, mesmo que ela continue com os métodos da era industrial. As empresas
precisam fornecer mais informações e proporcionar aos funcionários métodos para a troca de experiências, bem como fornecer benefícios aos colaboradores, sem isto não será possível os colaboradores manterem seus postos de trabalho, passar a se adaptar ao novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando a cada dia. Pois que tem conhecimento tem um futuro dentro da empresa.
COMO RETER O CONHECIMENTO DO FFUNCIONÁRIO QUE SE AFASTA DA ORGANIZAÇÃO?
Para reter o conhecimento de um funcionário o ideal seria que o funcionário que normalmente é o mais velho da empresa comece a treinar os funcionários mais novos em diversos departamentos da organização, pois o seu conhecimento são os mais sábios. E isto deve ser feito antes mesmo que o colaborador venha a deixar a empresa, ou até mesmo a se aposentar, para tanto o mesmo também pode ser retido através de reuniões onde o mesmo pode repassas as informações e formas de trabalho.
DESSCREVA OS QUATRO PROCESSOS DE CONVERSÃO DO
CONHECIMENTO – PROCESSO SECI - E FAÇA UM DESENHO ILUSTRATIVO.
Socialização: É compartilhar e criar o conhecimento tácito através de experiência direta de indivíduo para indivíduo.
Externalização: É articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão do indivíduo para grupo.
Combinação: É sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação do grupo para organização.
Internalização: É aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática da organização para o indivíduo.
COMPARAÇÃO DAS DEFINIÇÕES DAS DUAS BIBLIOGRAFIAS.
do Conhecimento no Brasil, casos experiências e práticas de empresa privada organizadora.
Essa obra é sistematizada por casos de sucessos de Gestão do Conhecimento de empresas brasileiras sendo assim tendo inúmeros autores relatando suas experiências e práticas de Gestão do Conhecimento. O livro trata do reconhecimento pela importância da gestão estratégica que é discutido por diversos autores.
Um dos autores Moresi (2001) resalta que o conhecimento assume um papel de destaque, passando a constituir um dos recursos de grande importância para a sobrevivência e a prosperidade de uma organização. Sendo assim as organizações que disponibilizam de uma melhor preparação para utilizar o conhecimento conseguiram agir de uma maneira mais rápida criando mais oportunidades para inovar reduzindo o tempo de desenvolvimento dos produtos e o melhoramento do relacionamento com os clientes.
Relata-se também na obra a compreensão do que é Gestão do Conhecimento no qual tem o significado de que é um conjunto de processos que acontecem através por aquisições, da criação, do compartilhamento, do uso, do armazenamento do conhecimento na organização. Outra etapa importante que é relatado refere-se à Inter-relação da Gestão do Conhecimento com outras áreas de estudos organizacionais. Demonstrando a associação com a inovação, o aprendizado, a gestão de projetos e a tecnologia da informação. Terra e Angeloni (2002) destacam a importância de aumentar a capacidade interpretativa dos indivíduos organizacionais do que aumentar simplesmente a quantidade de informações disponíveis.
2ª DEFINIÇÃO: Gestão do Conhecimento: O grande
empresarial: uma abordagem baseada no aprendizado e na criatividade
O livro tem como base de pesquisa cerca de 600 gerentes e diretores de empresas atuantes na área comercial, através desta
...