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Atps Programação Estruturada

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Por:   •  28/9/2013  •  3.364 Palavras (14 Páginas)  •  1.023 Visualizações

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SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................4

Relatório 1 – Planejamento Inicial...........................................................................5

1.Menu........................................................................................................................5

2.Operação de Soma..................................................................................................5

3.Operação de Subtração...........................................................................................5

4.Operação de Multiplicação.......................................................................................6

5.Operação de Divisão................................................................................................6

6.Operação de Exponenciação...................................................................................6

7.Operação de Raiz Quadrada...................................................................................7

8.Operação de Porcentagem......................................................................................7

Relatório 2 – Comando System................................................................................7

Código do Aplicativo.................................................................................................8

Conclusão.................................................................................................................15

Referência Bibliográfica..........................................................................................16

INTRODUÇÃO

O desafio proposto pela Atividade Prática Supervisionada (ATPS), na disciplina de Programação Estruturada I, solicita a elaboração de um aplicativo para a realização de cálculos básicos (calculadora) nas primeiras etapas, e operações mais avançadas nas etapas posteriores.

Sem dúvida a matemática é indispensável para a resolução de problemas no dia-a-dia, portanto, o desenvolvimento de um aplicativo que facilite a realização de operações matemáticas é interessante.

No que respeito às aplicações da Matemática, o computador tem contribuído para alargar tremendamente o seu âmbito e o seu alcance, automatizando processos, constituindo um meio insubstituível para gerar, tratar e analisar dados e para tomar decisões. (PONTE e CANAVARRO, p.8, 1997)

Com a grande contribuição da informática, o aplicativo solicitado pelo desafio trabalha não só as operações matemáticas, mas também a lógica na programação em linguagem C, contribuindo grandemente para o aprendizado na estrutura de programação e no reconhecimento da importância da matemática.

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA I

Relatório 1 - Planejamento Inicial

Abaixo serão apresentados os itens que farão parte do programa Calculadora. Os itens são: “Soma”, “Subtração”, “Multiplicação”, “Divisão”, “Exponenciação”, “Raiz Quadrada”, “Porcentagem” e “Sair”.

Itens

1 – Menu. 5 – Divisão.

2 – Soma. 6 – Exponenciação.

3 – Subtração 7 – Raiz Quadrada.

4 – Multiplicação. 8 – Porcentagem.

Abaixo o esboço do programa “Calculadora”, em uma descrição estruturada.

1 – Menu.

Variável: (operacao) do tipo “Char”.

Ações:

1. Apresentação de um menu com opções de fácil entendimento para o usuário (“Soma”, “Subtração”, “Multiplicação”, “Divisão”, “Exponenciação”, “Raiz Quadrada”, “Porcentagem” e “Sair”).

2. Receber a opção escolhida pelo usuário e armazenar na variável (operacao).

2 – Operação de Soma.

Variável: (num1; num2; resultado) do tipo “Float”.

Ações:

1. Solicitar ao usuário um valor e armazenar na variável (num1).

2. Solicitar ao usuário um segundo valor e armazenar na variável (num2).

3. É realizado um calculo de soma entre as variáveis (num1) e (num2) e armazenar o resultado na variável (resultado).

4. O valor dentro da variável (resultado) é impresso para o usuário.

3 – Operação de Subtração.

Variável: (num1; num2; resultado) do tipo “Float”.

Ações:

1. Solicitar ao usuário um valor e armazenar na variável (num1).

2. Solicitar ao usuário um segundo valor e armazenar na variável (num2).

3. É realizado um calculo de subtração entre as variáveis (num1) e (num2) e armazenar o resultado na variável (resultado).

4. O valor dentro da variável (resultado) é impresso para o usuário.

4 – Operação de Multiplicação.

Variável: (num1; num2; resultado) do tipo “Float”.

Ações:

1. Solicitar ao usuário um valor e armazenar na variável (num1).

2. Solicitar ao usuário um segundo valor e armazenar na variável (num2).

3. É realizado um calculo de multiplicação entre as variáveis (num1) e (num2) e armazenar o resultado na variável (resultado).

4. O valor dentro da variável (resultado) é impresso para o usuário.

5 – Operação de Divisão.

Variável: (num1; num2; resultado) do tipo “Float”.

Ações:

1. Solicitar ao usuário um valor e armazenar na variável (num1).

2. Solicitar ao usuário um segundo valor e armazenar na variável (num2).

3. Se nenhum dos valores dentro das variáveis (num1) e (num2) é 0 então é realizado um calculo de divisão entre as variáveis (num1) e (num2) e armazenar o resultado na variável (resultado).

4. O valor dentro da variável (resultado) é impresso para o usuário.

5. Se algum dos valores dentro das variáveis (num1) ou (num2) é 0 então é impresso na tela (- ERRO - Divisão por Zero.).

6 – Operação de Exponenciação.

Variável: (num1) do tipo “Float”. (num3) do tipo “Int”. (expoente) do tipo “Double”.

Ações:

1. Solicitar ao usuário um valor e armazenar na variável (num1).

2. Solicitar ao usuário um valor de expoente e armazenar na variável (num3).

3. É realizado um calculo de exponenciação entre as variáveis (num1) e (num3) e armazenar o resultado na variável (resultado).

4. O valor dentro da variável (resultado) é impresso para o usuário.

7 – Operação de Raiz Quadrada.

Variável: (num1; resultado) do tipo “Float”.

Ações:

1. Solicitar ao usuário um valor e armazenar na variável (num1).

2. É realizado um calculo com a função “sqrt” com a variável (num1) e armazenar o resultado na variável (resultado).

3. O valor dentro da variável (resultado) é impresso para o usuário.

8 – Operação de Porcentagem.

Variável: (num1; num2; resultado) do tipo “Float”.

Ações:

1. Solicitar ao usuário um valor e armazenar na variável (num1).

2. Solicitar ao usuário um segundo valor e armazenar na variável (num2).

3. É realizado um calculo de multiplicação entre as variáveis (num1) e (num2), e desse resultado dividir por 100. O resultado dessa função é armazenado na variável (resultado).

4. O valor dentro da variável (resultado) é impresso para o usuário.

Relatório 2 - Comando System( )

Abaixo uma listagem com o nome e descrições das funcionalidades utilizadas no programa, a fim de tornar o programa “Calculadora” mais atraente e amigável.

Comandos Descriçao

system(“pause”) Interrompe a continuação do programa, até o usuário pressionar qualquer tecla.

system(“cls”) Limpa a tela do programa.

system(“title”) Adiciona um titulo ao programa.

system(“color”) Adiciona cor ao fundo e as letras do programa.

CÓDIGO DO APLICATIVO (CALCULADORA)

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

#include <math.h>

int main()

{

system("title Calculadora");

system("color 17");

char se;

se = '%';

// Aqui foram declaradas as variaveis utilizadas no programa.

float resultado, num1, num2;

/* As variaveis acimas foram usadas na funções de Soma, Subtração, Multiplicação, Divisão, Raiz Quadrada

e Porcentagem. As variaveis 'num1' e 'num2' recebem os valores digitados pelo usuario, enquando a variavel

resultado recebe o resultado da função matematica e imprimi ao usuario. */

char operacao;

// A Variavel acima foi usado com Switch para dar ao programa um Menu.

int num3;

// A Variavel acima foi usada na função Exponenciação. Ela recebe o valor digitado pelo usuario.

double expoente;

/* A Variavel acima foi usada na função Exponenciação. Ele recebe o resultado da função Exponenciação e

imprime para o usuario */

while (1)

/*A função acima permite um loop no programa. Permitindo o usuario usar novamente o programa sem a

necessidade de fechar e abrir novamente.*/

{

printf("\n\t\t-----------------------------------------");

printf("\n\t\t\t\tCALCULADORA");

printf("\n\t\t-----------------------------------------");

printf("\n\n\t[+] - SOMA [E] - EXPONENCIACAO");

printf("\n\t[-] - SUBTRACAO [R] - RAIZ QUADRADA");

printf("\n\t[*] - MULTIPLICACAO [P] - PORCENTAGEM");

printf("\n\t[/] - DIVISAO [S] - SAIR");

printf("\n\n\n - Entre com a opcao desejada: ");

// Entre as linhas 23 e 30 está o visual da calculadora, assim como instruções para o usuario.

operacao = getchar();

switch (operacao)

/* A Função Switch permite a interação do usuario com o menu. Entre cada um dos casos contem a função

que o usuario escolher. O usuario irá entrar com os valores desejados e o programa irá imprimir o

resultado. As função 'system("pause");' permite o usuario visualizar o resultado antes da função 'system("cls")

limpar a tela e iniciar novamente o programa.*/

{

case '+':

printf("\n\n\t S O M A");

printf("\n\n - Entre com o primeiro valor: ");

scanf("%f",&num1);

fflush(stdin);

printf("\n - Entre com o segundo valor: ");

scanf("%f",&num2);

fflush(stdin);

resultado = num1 + num2;

printf("\n\n - Resultado da soma entre os dois numeros: %.2f\n\n",resultado);

system("pause");

system("cls");

break;

case '-':

printf("\n\n\t S U B T R A C A O");

printf("\n\n - Entre com o primeiro valor: ");

scanf("%f",&num1);

fflush(stdin);

printf("\n - Entre com o segundo valor: ");

scanf("%f",&num2);

fflush(stdin);

resultado = num1 - num2;

printf("\n\n - Resultado da subtracao entre os dois numeros: %.2f\n\n",resultado);

system("pause");

system("cls");

break;

case '*':

printf("\n\n\t M U L T I P L I C A C A O");

printf("\n\n - Entre com o primeiro valor: ");

scanf("%f",&num1);

fflush(stdin);

printf("\n - Entre com o segundo valor: ");

scanf("%f",&num2);

fflush(stdin);

resultado = num1 * num2;

printf("\n\n - Resultado da multiplicacao entre os dois numeros: %.2f\n\n",resultado);

system("pause");

system("cls");

break;

case '/':

printf("\n\n\t D I V I S A O");

printf("\n\n - Entre com o primeiro valor: ");

scanf("%f",&num1);

fflush(stdin);

printf("\n - Entre com o segundo valor: ");

scanf("%f",&num2);

fflush(stdin);

if ( num2 == 0 || num1 == 0 )

{

printf("\n\n - ERRO - Divisao por Zero.\n\n");

}

else

{

resultado = num1 / num2;

printf("\n\n - Resultado da divisao entre os dois numeros: %.2f\n\n",resultado);

}

system("pause");

system("cls");

break;

case 'E':

case 'e':

printf("\n\n\t E X P O N E N C I A C A O");

printf("\n\n - Entre com a base: ");

scanf("%f",&num1);

fflush(stdin);

printf("\n - Entre com o expoente: ");

scanf("%d",&num3);

fflush(stdin);

expoente = pow(num1,num3);

printf("\n\n - Resultado: %.0f elevado a %d e %g.\n\n",num1,num3,expoente);

system("pause");

system("cls");

break;

case 'R':

case 'r':

printf("\n\n\t R A I Z Q U A D R A D A");

printf("\n\n - Entre com um valor: ");

scanf("%f",&num1);

fflush(stdin);

resultado = sqrt(num1);

printf("\n\n - A Raiz quadrada de %.0f e: %.2f.\n\n",num1,resultado);

system("pause");

system("cls");

break;

case 'P':

case 'p':

printf("\n\n\t P O R C E N T A G E M");

printf("\n\n - Entre com um valor: ");

scanf("%f",&num1);

fflush(stdin);

printf("\n - Entre com a porcentagem: ");

scanf("%f",&num2);

fflush(stdin);

resultado = num1 * num2 / 100;

printf("\n\n - Resultado: %.2f %c de %.2f = %.2f.\n\n",num2,se,num1,resultado);

system("pause");

system("cls");

break;

case 'S':

case 's':

return 0;

default:

printf("\n\n - ERRO - Opcao Invalida.\n\n");

system("pause");

fflush(stdin);

system("cls");

}

}

system("pause");

system("cls");

return 0;

}

CONCLUSÃO

O esboço do aplicativo apresenta as funções do menu que devem ser visualizadas pelo usuário, para então decidir qual operação deseja realizar. É apresentado também o passo a passo da realização de cada operação matemática, bem como as varáveis necessárias para o funcionamento e armazenamento dos resultados. No relatório 2 o comando system permite o melhoramento na aparência do aplicativo, como a escolha de cor de fundo e de letras, e oferece funcionalidades importantes na construção do aplicativo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C. PLT nº 706. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2007.

MODERADOR. Código C em Cores: Fórum Linha Defensiva. Disponível em: <www.linhadefensiva.org/forum/topic/132523-codigo-c-em-cores/> Acesso em: 21 de set. de 2013

PONTE, J. P., & CANAVARRO, P. (1997). Relação entre a Matemática e a Informática Lisboa. In: Matemática e novas tecnologias: Universidade Aberta, 1997. Disponível em: <http://www.matematica.pucminas.br/profs/web_silvi/calculo2/artigos/show_file.pdf> Acesso em: 22 de set. de 2013

SCHILD, Herbert. C Completo e Total. 3ªed. Tradução Roberto Carlos Mayer. São Paulo: Makron Books, 1996.

XAVIER, Denys William. Usando Comandos de Sistema MS-DOS. TIexpert.net. Disponível em: < http://www.tiexpert.net/programacao/c/usando-comandos-de-sistema-ms-dos.php > Acesso em: 21 de set. de 2013

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