Atps elementos
Por: vqsn • 22/11/2015 • Artigo • 3.751 Palavras (16 Páginas) • 206 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL DE TAUBATÉ UNIDADE 2
RELATÓRIO 1 - Prevenção de Falha Engenharia de Produção Mecânica – 6°B
Prof: Paulo Sérgio
Nome e RA: Vinicius de Queiroz Silva Nunes - 6814004959 Sérgio Augusto Pombo Barbosa Júnior - 6238206319 Amanda Regina da Silva - 6814004689 Márcio Fernandes Silva Júnior – 6451326473 Jair Ferreira da Silva - 6452334816
19 de Setembro de 2015,Taubaté-SP
ETAPA 1
Essa atividade é importante para poder assegurar que o projeto proposto funcionará como pretendido de modo seguro e confiável. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1
Definir quais serão os dados que a equipe irá utilizar para calcular todo o projeto do guindaste. Somar os últimos algarismos dos RA´s dos integrantes do grupo e identificar os dados na tabela abaixo:
[pic 1]
Soma dos RA´s: 9 + 9 + 9 + 6 + 3 = 36
Segundo a tabela, os dados usados serão de FINAL SOMATÓRIA 6 : 6500 lbf
Passo 2
Fazer uma pesquisa dos tópicos abaixo, de modo a entender quais as possiveis falhas que podem ocorrer dentro de um projeto mecânico:
- Deformação Elástica
É a deformação recuperável ,por isso chama-se elástica, pois pode voltar e se recuperar, porem deve tomar cuidado, pois se exceder à carregamentos ou temperatura, pode se tornar deformação plástica, e com isso o funcionamento do item não é mais o mesmo. A deformação ocorre quando é aplicada uma tensão ou variação térmica sobre o item, com isso altera a forma de um corpo momentânea ou permanentemente . Na deformação elástica, o corpo retorna ao seu estado original após finalizar o efeito da tensão ou variação térmica. Mas isso acontece somente quando o corpo é submetido a uma tensão que não ultrapasse o limite da sua tensão de elasticidade (Lei de Hooke).
- Escoamento
Quando um movimento ou carregamento se tornam elevadas o suficiente para interferir no desempenho de um componente dúctil, ocorre a deformação plástica. O limite de escoamento, ou tensão de cedência ,ou tensão de limite elástico, ou tensão de escoamento, como são chamados, é a tensão máxima que o material suporta no regime elástico de deformação, com isso se for acrescentado tensão, o material não segue mais a Lei de Hooke, começando a sofrer deformação plástica.
- Indentação
A indentação ocorre entre duas superfícies quando forças estáticas acabam promovendo o escamento de uma ou de ambas.
- Fratura Frágil
Também conhecida como falha catastrófica, ocorre quando um item que apresenta comportamento frágil é levado ao extremo, quebrando as ligações Inter Atômicas e o componente se separa em duas ou mais partes. Este tipo de fratura o material se deforma momentos antes de fraturar. A propagação da trinca pode ser muito veloz, causando situações catastróficas e uma deformação plástica muito pequena no material adjacente à fratura. Partindo de um certo ponto a trinca é chamada instável, pois se propagará mesmo sem aumentar a tensão aplicada no material.
- Fadiga
Assim é chamada a fragmentação repentina de um item. Geralmente começa através da propagação de um trinca, resultada da aplicação de cargas ou deformações variáveis. Normalmente as falhas causadas por esse tipo de deformação e carregamento são muito inferiores à aqueles da falha por carregamento estático. Quando ocorre a ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação é chamado de Fadiga Mecânica.
O estudo é de grande importância para um projeto de máquinas e estruturas, motivo pelo qual cerca de 95% das falhas são causadas pelo processo de fadiga. Devido a ciclos alternados de tensão/deformação ocorre a propagação de defeitos e a nucleação, resultando na falha por fadiga.
As tensões cisalhantes inicialmente geram intrusões e extrusões na superfície, devido a um escoamento localizado. Com isso aumenta a concentração de tensões, gerando uma descontinuidade inicial, que a medida que vai ficando mais aguda pode começar a propagar, iniciando uma trinca de fadiga , que aumentará progressivamente até romper .
...