Atps fisica
Por: larissasilvabarr • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 477 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
PASSO 2
O elevador elétrico funciona por meio de um motor que vai realizar a subida/descida da cabine (feita de aço inox), que através de cálculos e normas escolhe o tipo de motor que vai ser utilizado de acordo com as necessidades do edifício onde o mesmo vai ser instalado. Os elevadores são controlados por um inversor de freqüência que é o responsável por manter a velocidade do percurso.
Cabos de aço são utilizados para que o elevador fique suspenso, os mesmos são interligados a cabine e ao contrapeso (peso que tem em media de 40 ou 50% do peso da cabine e da capacidade máxima do elevador) num sistema de polias e engrenagens para evitar o desgaste do material, para que haja mais segurança, normalmente utilizam-se três cabos, no caso se algum romper os outros conseguem cumprir a função por um curto período de tempo.
Um pequeno motor serve de braços mecânicos que abrem ou fecham as portas do elevador, sensores identificam o momento que a porta pode ser fechada ou não. Um freio motor é quem vai parar a cabine durante a descida ou subida, assim é possível para nos andares existentes no prédio.
Ao descer até o térreo, para evitar que a cabine choque com o chão um sistema de amortecimento com molas amortece os impactos, porém em uma queda de mais de dois andares esse sistema é falho.
Em caso de emergência, por exemplo a ruptura dos cabos de aço, , existe um freio de emergência que vai fazer com que a cabine trave salvando os passageiros, esse mecanismo é dado graças aos cabos de aço que ao romperem-se liberam travas que se agaram aos dentes de um trilho que corre nas laterais do fosso.
PASSO 3
Cada fabricante tem de oferecer seu produto de acordo com as normas regentes no país, onde as normas NBR NM-313 e NBR NM-207 são mais utilizadas por serem bem completas.
• NBR NM-313- Elevadores de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação; Requisitos particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência; Este documento é uma Norma MERCOSUL que estabelece os requisitos complementares às normas NM 207:1999 e NM 267:2001 em função das características específicas para as pessoas com diferentes tipos e graus de deficiência, no objetivo desta Norma é indicado até que ponto são considerados perigos ou situações perigosas em geral.
• NBR NM-207- Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação. O objetivo desta Norma é definir regras de segurança relativas a elevadores de passageiros com vistas a proteger as pessoas e objetos contra os riscos de acidentes relacionados com as operações pelo usuário, de manutenção e de emergência de elevadores.
Para cálculo de tráfego nos elevadores é utilizado a norma:
• Norma NBR-5665 Cálculo de Tráfego nos Elevadores (Procedimento)- Fixa as condições mínimas que devem ser observadas no cálculo de tráfego das instalações de elevadores de passageiros.
...