Atps geotecnia 2
Por: Leonardo Teodoro • 3/12/2015 • Trabalho acadêmico • 260 Palavras (2 Páginas) • 392 Visualizações
Estabilidade de taludes
Terminologia utilizada para os taludes de terra
O que é talude?
Qualquer superfície de solo inclinada, sendo eles naturais ou construídos artificialmente pelo homem.
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
Taludes naturais x artificiais
Enquanto o talude natural e desenvolvido através de intempéries (chuva, sol, vento, etc.) e pela ação geológica os artificiais foram criados pelo homem e podem ser vistos em minas a céu aberto, barragens de reservatório de água, estradas etc.
Divisões de um talude
[pic 7]
O talude é dividido em algumas partes, sendo elas: Pé, mina, altura, corpo do talude, ângulo, crista, percolação e infiltração.
Pé é sua parte mais baixa.
Mina ou bica toda água que infiltram no terreno e per colam por ele afloram na superfície (Pé). A bica é uma mina melhorada pelo uso de canos ou bambus.
Altura é obtida através da diferença entra a crista e o pé.
Corpo do Talude é onde geólogos e engenheiros estudam a composição (silte, argila, areia, rocha, etc.) e suas propriedades como coesão e limite de plasticidade.
Teoria de Coulomb
Na teoria apresentada por este notável físico - Coulomb, o terrapleno é considerado como um maciço indeformável, mas que se rompe segundo superfícies curvas, as quais se admitem planas por conveniência
A teoria de Coulomb, que apenas estamos considerando para o caso de solos não coesivos, leva em conta, ao contrário da teoria de Rankine, o atrito entre o terrapleno e a superfície sobre a qual se apóia. Essas equações, para α = 90º e β = δ = 0º, transformam-se nas conhecidas expressões de Rankine:
Bibliografia
http://www.terraplenagem.net/dicionario/t/talude/
http://www.ebanataw.com.br/talude/oquee.htm
http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/ms2_unid06.pdf
...