Atps mecanica aplicada
Por: robsil123 • 31/3/2015 • Trabalho acadêmico • 389 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
ETAPA 1
PASSO 1
De acordo com a pesquisa, identificamos alguns tipos mais comuns de engrenagens, que são usadas em diversos segmentos. Abaixo coletamos algumas imagens de cada tipo e informamos sua utilização.
Engrenagem cônica:
[pic 1]
Esse tipo de engrenagem, tem o nome cônico justamente por ter um formato de cone, são uteis para mudar a rotação e a direção da força , o que determina também o número de dentes (reto ou espiral) . Geralmente elas são usadas para eixos de 90°, porém funcionam muito bem em outros ângulos. São de fácil manuseio pois podem ser alteradas durante sua fase de montagem.
Engrenagem Diferencial:
[pic 2]
Esse é o tipo de engrenagem encontrada nos veículos, tem a função de transferir e distribuir movimento e força para o sistema de locomoção. O torque é produzido pelo motor, e através do cardan ele chega ao diferencial, onde ai é distribuído a rotação necessária para o carro fazer uma curva por exemplo.
Engrenagens de dentes retos:
[pic 3]
Essa engrenagem implica em ser utilizada em determinadas funções, encontram-se em formado de disco ou cilíndrico, variando a quantidade de dentes e de tamanho. Elas tem a finalidade de fazer variações na força e na velocidade de rotação dos eixos. Podem ser utilizadas sozinhas ou de uma maneira paralela ligadas por eixos individuais trabalhando em conjunto.
Engrenagem SEM-FIM:
[pic 4]
Essa engrenagem tem características muito particulares, de uma certa maneira ela é uma espécie de transmissão de transporte, onde atua como um membro do sistema que da suporte a dois instrumentos que necessitam de movimento. O eixo é quem faz a engrenagem girar, mas não possível ocorrer o contrário, ocasionando um sistema de freio, muito utilizada em diferencial de caminhões de grande transporte.
ETAPA 1
PASSO 2
O movimento de um disco, de uma roda, uma engrenagem em questão, esse movimento em questão é dito movimento circular, nessa caso temos como definição um deslocamento angular, uma velocidade angular e uma aceleração angular. Definimos ainda que um PERIODO é o tempo gasto para que o móvel efetue uma volta completa na circunferência e FREQUENCIA é o número de vezes que um movimento se repete na unidade.
Exemplo: uma engrenagem realiza 50 rotações em 2 segundos, logo sua frequência é dada por:
f = 50 / 2 = 10 voltas/s
Sendo período e frequência grandezas inversamente proporcional.
f = 1/T e T = 1/f
ETAPA 1
PASSO 3
...