Atps termodinamica
Por: Denis Paiva • 9/5/2016 • Trabalho acadêmico • 805 Palavras (4 Páginas) • 312 Visualizações
PASSO 1
Representar o diagrama P – v idealizado para o Ciclo de Otto num motor a gasolina de 4 tempos e explicar o que ocorre em cada um dos processos nesse ciclo.
MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA, QUATRO TEMPOS – CICLO DE OTTO E IGNIÇÃO À FAGULHA
Este tipo de motor utiliza como combustível: gasolina; álcool e GNV (gás natural veicular).
Exemplo de motor que estudaremos:
[pic 1]
CICLOS:
- No primeiro tempo (admissão - isobárica), o pistão se desloca do ponto morto superior para o inferior com a válvula de admissão aberta, o vácuo aspira e mistura ar/combustível, a pressão interna praticamente não varia, fica próximo da pressão atmosférica.
PMS = Ponto morto superior
PMI = Ponto morto inferior
[pic 2]
- Segundo tempo (compressão), (inicio do ciclo de Otto adiabática) com as válvulas fechadas, o pistão sobe do ponto morto inferior para o superior, comprimindo a mistura combustível-ar, a pressão interna aumenta aproximadamente conforme equação geral dos gases.[pic 3]
- No terceiro tempo ocorre a expansão (combustão isocórica - adiabática). A mistura combustível-ar explode com as válvulas fechadas, há um brusco e instantâneo aumento da pressão, impelindo o pistão. O aumento da pressão no cilindro impede que segue até o Ponto Morto Inferior no único tempo do motor de ciclo. O terceiro tempo é o único que fornece energia mecânica ao ciclo motor.
[pic 4][pic 5]
- A válvula de escape abre, os gases de combustão são expelidos, o pistão segue para o ponto morto superior, a pressão interna cai para próximo da atmosfera. Um pouco antes de o cilindro atingir o PMS, a válvula de admissão começa a se abrir, a diferença de temperatura e densidade entre os gases da admissão e do escape, e a inércia dos gases, levam o resquício dos gases queimados para o coletor de escapamento e a válvula de escape se fecha, em preparação para o reinício do ciclo de quatro tempos.
[pic 6]
PASSO 2
Mostrar que o rendimento do ciclo para uma mistura de ar com vapor de gasolina (tratada como gás ideal) é dado por: onde rv é a taxa de compressão e a k e a coeficiente adiabática da mistura. Explicar o significado de cada termo na equação;[pic 7]
Em um motor real e ideal, determinar a quantidade de calor de fonte quente (Qq) e da fonte fria (Qf), o rendimento térmico do Ciclo de Otto será expresso em função dos volumes máximos e mínimos cuja razão é conhecida como taxa de compressão (k)
O calor cedido e recebido ocorre em processos isocóricos. Logo as quantidades de calor cedidas e recebidas podem ser determinadas pelas equações (1) e (2).
Qq=Cv(T1−T4) (1)
Qf = Cv(T3−T2) (2)
Onde: Cv = capacidade calorífica a volume constante
Nas transformações adiabáticas, as relações são definidas pelas equações (3) e (4).
T3 T4[pic 8][pic 9]
T3 = T4 (3)[pic 10]
T3 = T4 [pic 11]
...