Aula Tema 7 Balanced Scorecard (BSC) E Seis Sigma
Exames: Aula Tema 7 Balanced Scorecard (BSC) E Seis Sigma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andersonantonio • 6/10/2013 • 1.402 Palavras (6 Páginas) • 552 Visualizações
Neste trabalho comentaremos abordando sobre a ferramentas de Gestão o Balanced Scorecard BSC e Seis Sigma, uma ferramenta de grande importância para as empresas, que é considerada uma estratégia de mudança, focando principalmente, no resultado perceptível pelo consumidor, tendo ainda a característica de ser uma ferramenta quantitativa de avaliar estudos de um processo bem como sua qualidade, através da medição da variação do resultado.
Essa ferramenta tem como finalidade procurar desenvolver uma razão na missão e na estratégia da organização, e também focar nas suas metas e objetivos, para melhoria e eficiência dos processos e assertividade das mesmas, uma ferramenta imprescindível em uma organização que busca crescer no mercado e atrair novos clientes.
Será mostrado também casos de sucessos após a implementação da ferramenta Balanced Scorecard BSC e Seis Sigma, e o valor desta dentro de uma organização.
O Processo de Seis Sigma
O processo de estratégia do Seis Sigmas seu início em 1987 na Motorola e veio se expandindo e hoje já não se trata mais de um modismo. Seis Sigmas tem como filosofia a melhoria contínua é uma ferramenta gerencial que auxilia na busca de melhorias de processos e tem como função gerar uma maior eficiência nas operações e na busca da eliminação do desperdício, esses princípios deixaram de ser um diferencial se tornando uma questão de sobrevivência para as organizações em meio a competitividade do mercado. Um processo que não se trata de simples controle de qualidade, mas sim de formas estatísticas e vai muito além, pois fornece instrumentos para se ponderar sobre assuntos complicados podendo levar uma empresa a mudar todo o seu contexto deslocando o foco de si própria concentrando-o no cliente.
“Pande, Neuman e Cavanagh (2001) apontam três estratégias na filosofia Seis Sigma:
1ª Estratégia de melhoria do processo – desenvolver soluções com a finalidade de eliminar as causas-raiz dos problemas de desempenho de uma empresa, sem interferir na estrutura básica do processo.
2ª Estratégia de projeto / reprojeto – substituir parte ou todo o processo por um novo.
3ª Estratégia de gerenciamento do projeto - os processos são documentados e gerenciados com medições em todas as suas etapas. “
Com a utilização do Seis Sigmas é possível haver uma mudança na cultura de uma organização com base na produtividade espalhando o conhecimento e promovendo oportunidade de crescimento com base em treinamentos e reconhecimento para os funcionários, porém algumas empresas podem enfrentar algumas dificuldades na hora da implantação, pois representa a fase mais importante que colocará em pratica todos os dados estatísticos e tudo o que foi levantado referente aos processos e tudo o que foi planejado. Por isso uma organização precisa além de simplesmente dotar o SS ela precisa ter sua liderança extremamente comprometida com a sua implementação gerando recursos para dar continuidade ao programa, existem outros fatores que podem contribuir para o sucesso de uma organização na utilização do programa SS tais como:
- Ter foco não apenas na redução de custos, porém em melhoria contínua como parte integrante do processo usual da organização.
- Seguir a metodologia do SS focando na raiz do problema e não na formação de equipes.
- A Equipe deve considerar habilidades como saber se reunir e se prevenir para a facilitação da intervenção.
- Ver o programa com responsabilidade de todos.
- Considerar o cliente como foco principal e não simplesmente vê-lo como a pessoa que paga as faturas.
Esses entre outros fatores são primordiais para que possa existir êxito na Implementação do programa SS em uma organização. No programa SS é necessário que se desenvolva um sistema de comunicação mais próxima com clientes, funcionários e fornecedores, bem como alguns métodos de pesquisa para se obter e avaliar informações a respeito deles. É importante desenvolver uma estrutura para melhoria continua por meio de indicadores de monitoramento do programa. Os projetos do SS são conduzidos para melhorar o desempenho empresarial ligada a resultados mensuráveis e isso requer conhecimento das limitações da empresa entre outros fatos e dados.
A exemplo do que vem acontecendo no restante do mundo a utilização dessa metodologia vem crescendo rapidamente em organizações de diversos seguimentos desde Industrias até prestadoras de Serviços em Geral podemos citar algumas empresas que já o sistema SS no Brasil: Grupo Arcellor, Alcan, Brasmotor, Brahma, Gerdau, Johnson & Johnson, Shell, Volkswagen, Votorantim Cimentos entre outras.
BSC e Seis Sigmas e sua relação com a Gestão estratégica e pela Qualidade
BSC e SS são ferramentas de Gestão extremamente importantes para a sobrevivência de uma empresa em meio ao Mercado extremamente competitivo da atualidade, organizações ou empresas que não utilizam esses programas tem uma grande desvantagem com relação às outras e isso implica em seu sucesso ou sua ruína. Isso ocorre por que se uma empresa quer se manter ela precisa desenvolver programas para gerenciar seu processo, estabelecendo metas, reduzindo custos buscando a melhoria contínua através da excelência em qualidade de processos e resultados estratégicos. Com os programas BSC e SS é possível atingir metas de qualidade e resultados mensuráveis, traçar estratégias buscando através de um estudo estatístico baseado em dados e fatos para se obter um entendimento da missão, valores e da empresa e quais atitudes ela deve adotar para tornar-se mais produtiva tendo um melhor desempenho permitindo a concepção de novas estratégias que quando implementadas podem até transformar o seu foco principal visando sempre a melhoria continua no âmbito financeiro, resultados, Clientes, Processos, Aprendizados e Crescimento. Isso tudo faz parte da gestão estratégica e de qualidade de uma empresa
...