Avaliação Preliminar e Investigação Confirmatoria
Por: tilhof • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.552 Palavras (15 Páginas) • 319 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE
DIRETORIA DE CIÊNCIAS EXATAS
POS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA DE PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE
AVALIAÇÃO PRELIMINAR E INVESTIGAÇÃO CONFIRMATÓRIA
SÃO PAULO
2016
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE
DIRETORIA DE CIÊNCIAS EXATAS
POS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA DE PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Catarina Dulcineia de Moura RA: 616101082
Demócrito Costa de Oliveira Junior RA: 616104132
Erik Renato P. de Jesus RA: 616106059
Fábio Moura Santos RA: 616100943
Flavio Luis Tilhof RA: 616101440
Michele Cristina Seabra RA: 616104223
AVALIAÇÃO PRELIMINAR E INVESTIGAÇÃO CONFIRMATÓRIA
Trabalho apresentado a Pós Graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho, como requisito de obtenção de nota para a Disciplina de Proteção do Meio Ambiente na Universidade Nove de Julho.
Professor: José Maria Bernardelli Junior.
SÃO PAULO
2016
Sumário
- INTRODUÇÃO4
- AVALIAÇÃO AMBIENTAL PRELIMINAR E INVESTIGAÇÃO CONFIRMATÓRIA................................................................................................5
- . Avaliação Ambiental Preliminar5
- . Coleta de Dados Existentes............................................................................6
- . Inspeção de Reconhecimento do Local..........................................................6
- . Classificação de áreas....................................................................................7
- . Elaboração do modelo conceitual...................................................................7
- INVESTIGAÇÃO CONFIRMATORIA7
3.1. Sondagem e Amostras de Solo......................................................................8
3.2. Instalação de Poços de Monitoramento no Aquífero Freático........................8
3.3. Amostragem de Agua Subterrânea e Medição dos Parâmetros Físico-químicos....................................................................................................................9
3.4. Levantamento altimétrico e Medições de nível de água estabilizado...........10
3.5. Avaliação e qualidade de solo e agua subterrânea......................................11
4. RELATÓRIO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO PRELIMINAR E INVESTIGAÇÃO CONFIRMATÓRIA..................................................................................................11
5. CONCLUSÃO....................................................................................................11
6. REFERENCIAS..................................................................................................12
- INTRODUÇÃO
Com o acontecimento de Incêndios em industrias sendo um dos casos mais raros de contaminação do solo e/ou das águas subterrâneas em centros urbanos que refere-se a produtos químicos utilizados no local. Mesmo em caso de pequenas perdas, vazamento ou derramamento destes produtos pode causar grandes plumas de contaminantes, devido à dificuldade de detecção e controle, à falta de adequada fiscalização e ação imediata dos responsáveis das áreas atingidas.
Em São Paulo, onde a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) promove, desde maio de 2002, o registro atualizado de áreas contaminadas no Estado, após sua última atualização em dezembro de 2011, foram verificados 4.131 registros no Cadastro de Áreas Contaminadas e Reabilitadas no Estado. Tomando como base os dados deste órgão ambiental, que é o único que possui um controle de áreas contaminadas no país, pode ser visualizada a evolução deste cadastro, que houve um crescente de 255 casos em 2002 para 4.131 casos em 2011, desta forma, o incêndio sendo uma das causas elaboramos nosso trabalho em um caso verifico acontecido em uma indústria na Cidade de Araras – São Paulo, para propor um trabalho e uma proposta de Avaliação Preliminar e Investigação confirmatória para este caso.
Nestes casos, quanto mais rápida a intervenção melhor, pois se manifestam, preferencialmente, como contaminações superficiais provocadas por sucessivos derramamentos de produtos químicos no solo.
Para identificação de áreas contaminadas são realizados diagnósticos ambientais focados na investigação do solo e do lençol freático, que consistem na completa descrição e análise dos fatores ambientais e suas interações, de modo a caracterizar a situação ambiental da área estudada.
Alinhada a procedimentos estabelecidos pela CETESB (CETESB, 2001), com propostas de resolução CONAMA e com norma técnica ABNT NBR 15515 (2007), as etapas de uma investigação ambiental visam o fornecimento de orientações técnicas e de procedimentos para a identificação e avaliação de indícios de contaminação em terrenos, cujas atividades potencialmente poluidoras podem ter gerado algum dano ao meio ambiente. Tal procedimento divide-se em avaliação preliminar, investigação confirmatória.
Uma área contaminada pode ser definida como uma área, local ou terreno onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural. Nessa área, os poluentes ou contaminantes podem concentrar-se em subsuperfície nos diferentes compartimentos do ambiente, como por exemplo no solo, nos sedimentos, nas rochas, nos materiais utilizados para aterrar os terrenos, nas águas subterrâneas ou, de uma forma geral, nas zonas não saturada e saturada, além de poderem concentrar-se nas paredes, nos pisos e nas estruturas de construções.
...