Avaliação Visual De Embalagens
Artigos Científicos: Avaliação Visual De Embalagens. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pedro3 • 24/11/2013 • 307 Palavras (2 Páginas) • 436 Visualizações
1. Introdução
Embalagem para alimento, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é o invólucro, recipiente ou qualquer forma de acondicionamento, removível ou não, destinada a cobrir, empacotar, envasar, proteger ou manter, especificamente ou não, matérias-primas, produtos semielaborados ou produtos acabados (RIBEIRO et al., 2008).
Atualmente os mercados passam por transformações rápidas e bruscas, através da globalização, da alta competição e na velocidade das comunicações. Uma embalagem transmite o significado da marca através de seus diversos componentes simbólicos como: cor, modelo, forma, tamanho, materiais físicos e rótulo de informações (SHIMP, 2002).
O rótulo fornece detalhes básicos, porém necessário como peso, ingredientes e instruções, de acordo com regulamentações governamentais, desempenha a função de despertar a atenção e o desejo de compra do consumidor, tornando-se, muitas vezes, o sinônimo da marca (SILVEIRA NETO, 2001).
As embalagens metálicas possuem inúmeras vantagens, dentre elas podemos destacar: boa barreira a gases e vapor de água, proteção contra luz e estabilidade mecânica. Além disso, permitie o processamento do alimento após ser embalado, e isso faz com que haja uma redução no risco de contaminação e deterioração do produto após o processamento (GHANI et al,1999).
De forma geral, as embalagens metálicas de três peças (tampa, fundo e corpo) em folha de flandres apresentaram maior incidência de corrosão quando comparadas às latas de duas peças em alumínio e em folha cromada nos vários ambientes. Visto que tais embalagens não são tão inertes como o vidro, a interação embalagem-alimento pode ser minimizada por intermédio do uso de vernizes adequados que evitam a passagem do metal para o alimento e sua corrosão, principalmente quando o material embalado conter ácido (KAREL e LUND, 2003).
Assim sendo, estudos que contribuem para a avaliação e controle de defeitos como riscos, amassamentos e à corrosão (externa e interna) das embalagens metálicas, são de grande importância, objetivando suprir cada vez mais as exigências dos consumidores.
...