Aço na Construção Civil
Por: BrennerH • 23/9/2019 • Trabalho acadêmico • 2.202 Palavras (9 Páginas) • 119 Visualizações
AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
SUMÁRIO
1 CORROSÃO 4
2 DIFERENTES FORMAS DE CORROSÃO E COMO EVITÁ-LAS 4
2.1 CORROSÃO UNIFORME 4
2.2 CORROSÃO GALVÂNICA 5
2.3 EROSÃO 5
2.4 CORROSÃO POR PONTOS 5
2.5 CORROSÃO EM FRESTAS 6
2.6 CORROSÃO EM RANHURAS 6
2.7 CORROSÃO ALIADA À TENSÃO 6
2.8 TINTAS UTILIZADAS PARA PREVENIR O PROCESSO CORROSIVO 7
2.8.1 Elementos que são responsáveis pela formação da tinta 7
2.9 REPARO E LIMPEZA DA ESTRUTURA METÁLICA 7
2.10 PROTEÇÃO CATÓDICA 8
3 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AÇO ESTRUTURAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL ...........................................................................................................11
3.1 VANTAGENS DO AÇO ESTRUTURAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL............11
3.2 DESVANTAGENS DO AÇO ESTRUTURAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL…11
- PROPRIEDADES QUÍMICAS
A composição química do aço é basicamente ferro e carbono, entretanto apresenta-se normalmente uma pequena porcentagem de impurezas. O aço propriamente dito possui entre 0,008% até 2,11%de carbono, já o ferro fundido apresenta entre 2,12% até 6,7% de carbono na sua composição química, ou seja, a composição química pode ser que não mude tanto, entretanto uma pequena porcentagem de carbono possa muda bruscamente as propriedades do produto final, então, apresenta-se desta forma uma enorme vantagem, pois assim o fabricante pode fazer com que o produto final fique com as propriedades finais desejadas (FERRAZ,2005).
- PROCESSOS TÉRMICOS
A velocidade de resfriamento também é um fator importante na produção do aço, pois este processo é o qual defini efetivamente a estrutura e consequentemente auxilia na variação das propriedades, isso por que os componentes são elevados a altas temperaturas nas siderúrgicas, então quando esfriados eles ganham um novo arranjo, desta forma as empresas siderúrgicas usam essa propriedades para fazer com que o aço fique com as características necessárias conforme a utilidade que irá ter. Existem quatro principais tipos de processos térmicos os quais são recozimento, normalização, têmpera e revenido (FERRAZ,2005).
Recozimento: é quando o aço passa por um esfriamento de forma mais gradual, ou seja, é um processo lento.
Normalização: é um tratamento semelhante ao do recozimento ,todavia, na normalização o esfriamento é menos lento.
Têmpera: este processo se define por um esfriamento mais rápido.
Revenido: o revenido é quando o aquecimento do aço é feito abaixo de 723°C (FERRAZ,2005)
- PROPRIEDADES MECÂNICAS
Elasticidade é a propriedade de o material retornar a forma original quando se remove a força a qual estava atuando sobre o corpo.
Plasticidade é a propriedade inversa da elasticidade, ou seja, o material não volta a forma original quando se remove a força atuante.
Ductibilidade é a capacidade de se deformar antes de se romper, esta é uma propriedade muito importante, pois essa deformação serve como um aviso prévio caso a estrutura esteja prestes a se romper.
Dureza é a capacidade de não ser penetrado superficialmente. Essa característica é necessária, principalmente em chapas (FERRAZ, 2005).
Ferraz,Henrique; o aço na construção civil. revista eletrônica de ciências, São Carlos 6 de março de 2005.
CORROSÃO
O aço perde sua resistência mecânica, elasticidade e estética ao longo do tempo devido ao processo de oxidação em presença de algum elemento que sofre redução, modificando, assim, a qualidade do material.
Quando se estuda os elementos e as características dos diferentes tipos de aço, bem como de outros metais de ligamentos utilizados na construção civil, facilita-se a utilização de técnicas necessárias para a prevenção da oxidação dos metais, evitando futuros transtornos e gastos com reparos e substituições de peças que poderiam ser evitadas.
São necessárias algumas análises dos efeitos diretos e indiretos da corrosão pondo em evidência os benefícios e malefícios, os custos de manutenções e revisões das estruturas. Como o aço é um dos materiais mais utilizados no setor industrial, é necessário analisar sua atuação com os diversos tipos de substâncias corrosivas e nas mais variadas condições ambientais possíveis.
DIFERENTES FORMAS DE CORROSÃO E COMO EVITÁ-LAS
CORROSÃO UNIFORME
É o tipo de degradação mais comum e de fácil visualização, ocorrendo em toda a superfície do material que resulta na perda da espessura do mesmo. Essa forma de desgaste pode estar relacionada à exposição do aço a um ambiente agressivo ou a determinadas substâncias que rompem a barreira de proteção da peça.
...