BALANCED SCORECARD
Por: Joelbaya1 • 17/7/2021 • Relatório de pesquisa • 2.115 Palavras (9 Páginas) • 160 Visualizações
BALANCED SCORECARD
[pic 1]
Nossa Essência : Ser Família Meta. Ela resume a cultura da meta e abrange todas as suas premissas. Além disso, representa o que é fazer parte da Meta Consultoria.
Missão : Fazer a diferença na vida das pessoas.
Visão : Ser uma empresa de alto crescimento em 2018.
Negócio : Soluções inteligentes em engenharia e gestão de negócios.
Raízes :
• Preferimos a vírgula ao ponto : Em nossa historia não existe um ponto final. Nunca estamos satisfeitos. A cada dia procuramos crescer enos desenvolver mais, ampliando nossos horizontes e prezando pelo futuro da meta.
• Caçamos o desafio : Somos famintos por projetos. Gerenciar é nosso arte. Esse é o desafio que nos move.
• Encantamos nossos clientes : Nosso cliente está sempre no primeiro lugar. Comprometimento, ética e postura profissional são premissas inegociáveis. Nosso objetivo é proporcioná-lo a ,melhor experiência possível.
• Somos todos donos : Aqui não existe um sócio, Não existe um proprietário. Somos todos donos da meta, respeitamos nossa história, prezamos por tudo o que é nosso e cultivamos o mais sincero sentimento de pertencimento.
• Somos roteadores da mudança : Fazer a diferença na vida das pessoas é mais do que nosso combistível , define quem somos. Prezamos a ética e pela preocupação com o meio ambiente. Somos aqui dentro a mudança que queremos ver lá na fora.
• 1+1>2 : Sinergia , Acreditamos que, através de ações conjuntas, o todo é maior do que a soma das quartas.
[pic 2]
BSC é balanced scorecard que é uma forma de montar e traçar a estratégia de uma empresa. Muitas empresas tinham idéia de que estar bem é estar no azul. Então se a empresa fechou o ano com lucro aquila está de boa, mas se fechar no vermelho, aonde que está o problema na minha empresa para eu ir solucionar. Então sem planejamento é mais difícil de saber destrinchar algumas coisas para você atingir o problema de fato. Então o planejamento estratégico visa destrinchar em vários indicadores todos os objetivos da empresa . Por exemplo No mural da meta o indicador está baixo, e a empresa trabalha em cima dele, faz projeto em cima dele para ele aumentar. Então é uma forma mais aceptiva. O BSC é geralmente piramidal, e no topo está a perspectiva financeira que seria o lucro.
Toda empresa visa isso. Como a meta Consultoria não visa lucro, o BSC dela vai ser circular, não piramidal, então uma seta leva a outra, uma coisa leva a autra. Então como a meta não tem um topo para tudo, dinheiro, faturamento, a sua perspectiva é circular, que é uma coisa ajuda a outra. E também não tem um lugar certo onde tem que começar explicando BSC, você pode começar em uma perspectiva e passar para outra.Você pode começar por exemplo em aprendizado e crescimento, você pode encadear as outras coisas nisso e terminar em outa.
Dessa forma cíclica (de ciclo) tudo vai ter o mesmo impacto na seguinte, vai manter o ciclo. Então por exemplo teve algumas empresas que quebraram no momento que mais vendia, porque apesar de estar vendendo muito, a forma como era feito o pagamento não batia tão bem, causando muito despesa e pouco dinheiro em caixa. Então não é somente ver a quantidade de venda que tem mas tem que destrinchar toda a situação da empresa e gerar indicador para elas, para conseguir ter um controla maior sobre a empresa.
No Bsc tem 4 etapas principais :
- Análise dos ambientes internos e externos
- Premissas, objetivos, indicadores, e metas
- Fatores críticos de sucesso e Planos de ação
- Monitoramento e controle.
Dentro do BSC existe 4 perspetivas que são :
- Financeira
- Clientes
- Processos internos
- Aprendizado e crescimento.
- FINANCEIRA
Objetivos da visão é que os indicadores devem ser batidos para alcançar a visão.
- Fechar mais projetos :
Nossa visão é de ser um projeto de crescimento, então o problema que a Meta tem é de aumentar 30% na quantidade de projeto fechado, no faturamento, e no investimento, então 30% em cada um deles. Só que quando se fala de fechar mais projeto, não são 30% a mais só de projeto, tem que ser de forma linear. Não adianta só uma área subir exponencialmente enquanto as outras ficam estagnadas, porque não vai ter crescido 30% da forma que a Meta queria. A gente quer que cresça 30% em cada engenharia. Por isso que agora tem a meta de serviços que a gente decidiu destrinchar , pois muitos projetos estão com serviços de uma área só enquanto eles têm que ter mais de uma. Então esse grau de interdisciplinaridade a gente está dividindo eles.
Meta : 51= 30% em relação ao ano passado.
- Aumentar o faturamento :
É o valor faturado em contrato(o que entra na Meta) o quanto se vende. Até no Ano passado era o valor do caixa, mas se um projeto fechado em 2016 fosse pago em 2017. Por mais que o caixa seja mais realista do quando está realmente entrando, ele acaba mascarando o que realmente foi feito no ano, pois parcelas do ano anterior aceitam entrando esse ano e parcelas desse acabam entrando no ano seguinte.
Indicador : Valor faturado em contrado = A soma dos valores faturados em contrato.
Meta = R$ 212 200,00
- Potencializar o investimento :
Automaticamente temos potencializando o investimento, porque quanto mais a meta arrecada com o projeto, automaticamente o custo meta do projeto tem o pilar de investimento. E o que fica acima do piso vai automaticamente para o investimento, então fechando mais projeto cada vez mais vai ter um custo meta sendo arrecadado por ele e tendo mais chances de ter esse valor acima do piso. Então a Meta vai conseguir aumentar o valor arrecadado pelo investimento, só que não adianta só arrecadar, então tinha até o indicador.
...