BRT TransBrasi
Artigo: BRT TransBrasi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: florsilva23 • 27/11/2014 • Artigo • 447 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
BRT TRANSBRASIL
O BRT TransBrasil será o 4º corredor exclusivo para ônibus articulados, que junto com a TransCarioca, TransOeste, TransOlímpica e Via Light, fazem parte do conjunto de obras viárias que visa a preparar o Rio para as Olimpíadas de 2016. tendo aproximadamente 25 estações, cruzando com as Rodovias Presidente Dutra e Washigton Luís. aonde se terá linhas alimentadoras, além de integrações com outros ligeirões. estima-se que esse corredor BRT seja estendindo até o bairro de Santa Cruz.
O Projeto do Corredor Expresso da Avenida Brasil foi desenvolvido para operar em sistema BRT, com infraestrutura de vias segregadas, com vistas à mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável, o Projeto prevê estações modernas, novos terminais, reurbanização das áreas de entorno, ciclovia, além de sistemas eletrônicos de informação para os usuários e operadores. sua implantação proporcionará economia de tempos de viagens, otimização do desempenho do transporte público, redução de custos operacionais, e potencializará a formação de centralidades urbanas, com geração de melhoria na qualidade de vida dos habitantes da Zonas Norte-Oeste da cidade do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.
O que é?
A TransCarioca vai cortar bairros importantes do subúrbio carioca, desde a Barra da Tijuca até o aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Este será o primeiro corredor de alta capacidade a cortar transversalmente a cidade, interligando Barra da Tijuca, Curicica, Ilha do Governador, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.
Em seu percurso, a TransCarioca contará com importantes – e impactantes – obras de infraestrutura, como a ponte estaiada da Ilha do Governador e o Mergulhão Clara Nunes, em Campinho. Este último já mudou radicalmente, e para melhor, o trânsito na região mesmo antes do corredor ser inaugurado. Em Madureira, a duplicação do viaduto Negrão de Lima prepara o bairro para a chegada dos Ligeirões, enquanto na Barra da Tijuca o mergulhão Billy Blanco e a ponte estaiada Cardeal Dom Eugênio Sales ajudam a desafogar o trânsito na região.
Com a inauguração do corredor TransCarioca a previsão é que os passageiros que fazem o trajeto entre a Barra da Tijuca e o aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, reduzam em 66% o tempo gasto nesse deslocamento, além de retirar cerca de 500 ônibus das ruas.
Além de otimizar o tempo de milhares de cariocas diariamente, a TransCarioca deixará um importante legado em obras viárias para a cidade. Ao longo de seu percurso serão construídos três mergulhões, 10 viadutos (incluindo as duplicações) e nove pontes (sendo duas pontes estaiadas, uma na Barra da Tijuca e outra na entrada da Ilha do Governador). Também serão executadas obras de duplicação de pistas, além da urbanização das áreas contempladas pelo BRT.
...