Balanced Scorecard
Por: Meirelyn Kottkamp • 29/11/2015 • Trabalho acadêmico • 467 Palavras (2 Páginas) • 636 Visualizações
BALANCED SCORECARD
Juliana Andrade Mazur
Meirelyn Kottkamp
Rafaela Borges Nunes
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard, Robert Kaplan e David Norton, em 1992.
O BSC tem como princípio alinhar todos os processos de uma empresa a uma estratégia organizacional de quatro perspectivas que são interligadas, são elas:
- Financeira;
- Clientes;
- Processos internos;
- Aprendizado e crescimento.
As empresas analisam indicadores financeiros, como vendas, lucros e custos para saber se estão atendendo seus objetivos, porém dessa forma, as empresas cometem um grande erro, pois analisam o que já foi sem saber a causa do resultado negativo. O BSC serve para analisar outros indicadores, além do financeiro, mostrando que um depende do outro, pois para se ter uma boa perspectiva financeira, é necessário que os clientes estejam satisfeitos com determinado produto, da perspectiva do cliente, é necessário que o produto tenha boa qualidade, e o que garante essa qualidade são os processos internos e para que não ocorra erros no processo interno é preciso ter colaboradores capacitados, treinados tecnicamente, ou seja, o trabalho de uma empresa deve ser feito como um todo.
Essas quatro perspectivas devem ter como base, para garantir bons indicadores, a missão, a visão e os valores da empresa.
O BSC organiza a empresa e quando aplicado deve ser monitorado e a cada período estipulado pelo gestor deve ser analisado para saber se os objetivos estão sendo atingidos.
O monitoramento do BSC ajuda a tomada de ações corretivas, por exemplo se é verificado uma falha no processo interno e então é corrigido, este evita que chegue no cliente, evitando transtornos ao mesmo.
Estando essas perspectivas alinhadas a cia tem um foco para o caminho a percorrer. Visto que a ferramenta possibilita mapear o cenário a longo e médio prazo equilibrando as formas de resultados importantes que uma empresa necessita para a sobrevivência no mercado, alinhando processos internos à aprendizagem, ao olhar do cliente e por fim resultando no impacto financeiro.
O que a metodologia estratégica propõe é uma análise de toda a funcionalidade da empresa, balanceando ambiente interno e externo, focando na qualidade e produtividade dos processos internos ao cliente final.
A abordagem de causa e efeito deve-se começar internamente através da adequação de processos, sendo eles dispostos de maneira complementar e não concorrendo entre si. Esta pode ser uma das maiores dificuldades de uma gestão balanceada, pois ao fazer essa análise, processos que teoricamente davam resultados, financeiro, mostra-se frágil e vulnerável, quando não mascarado.
O bom funcionamento do BSC necessita do claro e sincero compromisso de toda a cia, pois, a continuidade de uma marca está ligada à sua qualidade percebida pelo consumidor, o que não é demonstrado no curto prazo, mas sim em uma construção de relacionamento perante o produto ou serviço e público consumidor.
[pic 1]
Figura1 – Perspectivas do Balanced Scorecard
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard (2015)
...