Bibliografia
Monografias: Bibliografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gremista26 • 7/11/2014 • 1.601 Palavras (7 Páginas) • 530 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre todo o conteúdo visto neste semestre, tem com objetivo principal a produção de um texto que servirá para o portfólio individual incluindo as disciplinas Desenvolvimento de Pessoas, Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho e Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa, Para o embasamento teórico utilizou-se do material didático fornecido pela instituição bem como links de sites com reportagem na Internet. Além das orientações por parte de nossos professores e orientadores.
Dividimos o desenvolvimento em três tópicos, sendo que cada tópico se refere ao conteúdo e questionamento de cada disciplina.
Aprendemos o quanto é importante definir o conceito de Gestão de Pessoas, compreendemos o contexto, entendemos os processos e verificamos o que a organização esta fazendo para obter uma Moderna Gestão de Pessoas.
A Gestão com Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo
Analisamos as soluções encontradas para administrar pessoas ao longo da historia e verificamos como se administra uma empresa com qualidade de vida, uma boa gestão no ambiente de trabalho.
Desenvolvimento
Treinamento
O treinamento de pessoal é caracterizado pelo esforço despendido pelas organizações para propiciar oportunidades de aprendizagem aos seus participantes. Constitui-se em uma das políticas de recursos humanos que tem como intenção tornar as pessoas capacitadas para exercer determinada função. A origem do treinamento reporta aos primórdios da civilização, quando o homem da caverna passava para seus descendentes os conhecimentos básicos para a sobrevivência. Com o transcorrer do tempo, as formas de organização do trabalho foram evoluindo, devido à organização do sistema produtivo, o que modificou a relação do homem com o trabalho, resultando no sistema capitalista ao qual a capacitação profissional está relacionada diretamente.
O treinamento é definido por Milioni (2004 pg 25):
como uma política promovida pela organização, visando liberar no indivíduo seu potencial, aperfeiçoando e desenvolvendo habilidades e conhecimentos, a fim de torná-lo apto a alcançar os objetivos da organização.
Desenvolvimento
São as experiências não necessariamente relacionadas com o cargo atual, mas que proporcionam oportunidade para desenvolvimento e crescimento profissional. É orientado para o futuro. Para Gil (2000) desenvolver pessoas significa proporcionar conhecimentos e habilidades, dar a formação básica para que modifiquem antigos hábitos e desenvolve-las para novas atitudes. De acordo com Milkovich e Boudreau (2000) desenvolvimento é o processo de longo prazo visando aperfeiçoar as capacidades e aspirações dos empregados. Segundo Marras (2000) o desenvolvimento prepara o profissional para vôos mais altos, a médio e longo prazo.
Programa de Treinamento
O planejamento de TeD consiste em quantificar, escolher e como suprir as necessidade já definidas e quais Recursos Humanos, materiais financeiros serão necessários mobilizar, para isso seguimos o seguinte roteiro, qualificar o treinamento necessário, definir a época ideal para o treinamento, classificar as necessidades quanto ao conteúdo, eleger a metodologia para cada necessidade de TeD, documentar os eventos de treinamento, programar os eventos de treinamentos, identificar os recursos internos e externos a serem mobilizados, orçar os investimentos e apresentar o plano de treinamento – obter aprovação.
Tipos de treinamentos
Sampaio e Tavares (2001) afirmam que, normalmente, a tipologia do treinamento é dividida de acordo com o local de realização. Nesse sentido, os autores dividem os programas em : treinamento on the job e treinamento out the job. Os treinamentos on the job, ou dentro do ambiente de trabalho, são treinamentos no próprio serviço, com conteúdos profissionalizantes. Já os treinamentos out the job, ou fora do ambiente de trabalho, são mais formais e realizados em uma sala de aula, laboratórios ou locais alugados para a sua realização.
Dinâmica de grupo: Toda atividade que se desenvolve em um grupo, que o objetivo é integrar, desinibir, quebrar gelo, divertir, refletir, aprender, promover o conhecimento, incitar a aprendizagem, competir e aquecer, pode ser denominada dinâmica de grupo.
Jogos: É um processo, uma técnica, uma atividade, uma competição dinâmica e saudável entre as pessoas de interesses comuns, visa desde aprendizagem, reflexão ou correlação com a pratica do dia a dia.
As vantagens de dinâmicas de grupo e jogos em treinamentos empresariais
As dinâmicas possibilitam vivências, que ao serem refletidas e partilhadas gestam um aprendizado pessoal e grupal libertador, possibilitando, dentre outras coisas:
A vantagem que os jogos de empresas oferecem em relação a outras ferramentas utilizadas no meio organizacional é a possibilidade de mudar comportamentos e adquirir competências através da prática simulada, onde as sanções da realidade não estão presentes.
Avaliação dos resultados de treinamento
Mudança de comportamento, aprendizagem e reação ou satisfação.
Qualidade de vida no ambiente de trabalho
O conceito de qualidade de vida por SCHMIDT
A noção de Qualidade de Vida é eminentemente humana, e abrange muitos significados que refletem conhecimentos, experiências, e valores de indivíduos e coletividades (SCHMIDT, 2004)
Quando as organizações procuram proporcionar um ambiente laboral satisfatório, buscando suprir as necessidades dos trabalhadores, pode-se dizer que esta empresa é eficaz.
O ambiente de trabalho tem grande influência sobre o bem-star do trabalhador.
Programa de segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho.
De acordo com Chiavenato (2004), segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas
...