Braço Mecanico
Exames: Braço Mecanico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: san_lefoar • 30/9/2014 • 497 Palavras (2 Páginas) • 625 Visualizações
SUMÁRIO
1. OBJETIVO 3
2. DESCRIÇÃO 4
3. DESENHO DA PEÇA 6
4. CONCLUSÃO 7
5. EQUIPAMENTO E SOFTWARE 8
1. OBJETIVO
Capacitar o aluno para utilizar corretamente o braço de medição tridimensional, bem como o software Sigma. Efetuar medições da peça 1, utilizando o instrumento acima citado, comparando as medidas efetuadas com as do desenho, checando as possíveis discrepâncias ocorridas na fabricação das peças levando em conta a tolerância dimensional e geométricas previstas no desenho.
2. DESCRIÇÃO
A peça utilizada para as medições foi a de número um. Selecionaram-se quatro cotas a serem medidas conforme apresentadas no capítulo seguinte.
O primeiro processo foi calibrar o equipamento em relação aos seus eixos de trabalho. Após o reconhecimento e pareamento do software com o braço de medição foi feito o alinhamento da peça, através do comando plano - linha - ponto, e com isso definido o ponto zero (X, Y, Z).
A primeira medida a ser feita foi a do diâmetro do furo com cota nominal de 8mm, a segunda medida feita foi a do rasgo com medida nominal de 10,2mm, a terceira medida foi altura da peça com cota nominal de 18mm e por fim foi medido o paralelismo entre as faces da peça com tolerância de 0,02mm.
Os comandos aplicados para as medições foram os seguintes:
• Primeira medida, furo 8mm, utilizou-se o comando circulo, devendo posicionar a ponta seca em três pontos distintos do furo.
• Segunda medida, rasgo 10,2mm, utilizou-se o comando linha, posicionando-se a ponta seca em dois pontos de cada face resultando em duas linhas, sendo a distancias entre as linhas a cota do rasgo.
• Terceira medida, altura da peça 18mm, criou-se um plano no topo da peça e comparou-se com o plano base, onde a distancia entre planos é a cota de altura da peça.
• Quarta medida, paralelismo com tolerância de 0,02mm, criou-se uma nova linha e a comparou com a linha base, resultando na variação do paralelismo da peça.
Após repetir por duas vezes a tomada das medidas acima descritas, através do mais adequado posicionamento da ponta seca que toca a peça, foram elaborados os relatórios de medição, comparando-as com a medida nominal e as tolerâncias descritas na norma NBR 6158.
O relatório de medidas será apresentado no quadro 1, onde é descrito as medidas nominais, as tolerâncias e as medidas reais.
TABELA DE MEDIDAS
NBR
...