Cálculo Avaliação de Impactos
Por: GDGFDGGRGFD • 5/5/2023 • Trabalho acadêmico • 892 Palavras (4 Páginas) • 61 Visualizações
- Tintas anti-incrustantes para revestimento de cascos de navios.
- Principais riscos:
- Algumas tintas possuem em sua constituição compostos orgânicos de estanho, como o TBT (tributilestanho) e TPT (trifenilestanho). Tais compostos são prejudiciais à vida marinha e podem agir como disruptores endócrinos em invertebrados causando, sobretudo, efeitos tóxicos no seu desenvolvimento sexual e reprodutivo. Ademais, os componentes triorganoestânicos possuem baixa solubilidade e mobilidade, sendo adsorvidos em materiais particulados em suspensão no ambiente aquático.
A bioacumulação destes compostos atinge, também, um grande número de animais aquáticos e, até mesmo, seres humanos podendo causar problemáticas como distúrbios cardiovasculares, pulmonares e gastrointestinais, bioacumulação renal e hepática, e possível atividade carcinogênica. Em 2007 foi aprovada uma portaria com o intuito de controlar o uso de sistemas anti-incrustantes danosos ao meio ambiente marinho ou à saúde humana, contudo estes continuam sendo utilizados, visto que as diversas opções de constituintes das tintas como o cobre ou o zinco piritiona, possuem consequências igualmente problemáticas ao meio ambiente.
- Principais benefícios ambientais:
- O uso de tintas anti-incrustantes nos cascos das embarcações ajuda a evitar o estabelecimento e crescimento de algas, mexilhões e outros organismos marinhos e, com isso, evita o transporte de espécies para regiões não nativas.
-Devido ao aumento no gasto de combustível da embarcação gerado pela incrustação, a utilização de tintas anti-incrustantes tende a controlar tal gasto exacerbado e, com isso, reduz a emissão de gases do efeito estufa. Ademais, comprovou-se que a utilização de tais tintas tende a evitar, também, o fenômeno da chuva ácida.
-Aponta-se, também, que a utilização de tais tintas diminui a necessidade de realizar-se operação de docagem, as quais geram uma grande quantidade de resíduos tóxicos.
- Sistema de tratamento da água de lastro.
- Principais riscos:
-Alguns dos sistemas de tratamento da água de lastro são baseados na eletrólise. A maior parte destes sistemas apresentam razão de caracterização de risco maior que 1 para a Autoridade Marítima, ou seja, estes tendem a ser prejudiciais ao meio ambiente e para a saúde humana.
-Para os trabalhadores que atuam diretamente nos tanques de lastro a razão de caracterização de risco também tende a ser maior que 1
-De acordo com a ABS (American Bureau of Shipping) os métodos de tratamento de água de lastro possuem como problemáticas constantes a presença de sensores instáveis, falhas frequentes de lâmpadas UV, entupimento do filtro e problemas ao operar em águas de baixa salinidade.
- Principais benefícios ambientais:
-Com a filtração da água de lastro tende-se a evitar o transporte de espécies animais e vegetais para regiões não nativas
-O despejo da água de lastro pode prejudicar a qualidade da água em que foi lançada, pois é possível evidenciar amostras de o transporte de vibrio, coliformes fecais, Escherichia coli, enterococos fecais, Clostridium perfringens, colifagos, Vibrio cholerea O1 e Vibrio cholerae não-O1 em pesquisas realizadas com estas águas. Assim a filtração tende a remediar tal problema.
Olá, meu nome é Letícia e eu também sou aluna de engenharia naval. Em sequência, eu irei falar sobre mais duas tecnologias utilizadas na indústria naval e alguns de seus impactos.
A primeira delas são as tintas anti-incrustantes utilizadas para revestir o casco dos navios e, assim, tentar reduzir a incrustação e suas consequências negativas.
O primeiro impacto a ser destacada em relação a estas tintas é que algumas delas possuem compostos orgânicos de estanho em sua composição como o TBT e o TPT. Estes são prejudiciais à vida marinha, pois causam efeitos tóxico no desenvolvimento sexual e reprodutivo destes. Além disso, a bioacumulação destes compostos, tende a aumentar o risco de contaminação de grande número de animais aquáticos e, até mesmo, de seres humanos podendo causar problemas cardiovasculares e pulmorares por exemplos. Além dos compostos à base de estanho, algumas tintas possuem cobre ou zinco em sua composição, atuando de maneira negativa também.
Algumas das vantagens das tintas é que estas ajudam a evitar o crescimento de organismos marinhos no casco das embarcações e, com isso, é possível diminuir o transporte de espécies para regiões não nativas.
Além disso, as tintas tendem a controlar o gasto de combustível, pois diminui o arrosto da embarcação, diminuindo então a emissão de gases do efeito estufa.
Estas tintas ainda diminuem a necessidade de realizar operações de docagem as quais tendem a gerar resíduos tóxicos
A segunda tecnologia que irei mencionar são os sistemas de tratamento de água de lastro.
...