CAPACITORES - CARGA/DESCARGA
Por: 2019 • 7/3/2016 • Relatório de pesquisa • 504 Palavras (3 Páginas) • 2.186 Visualizações
Resumo: A energia armazenada de um capacitor é igual ao trabalho necessário para carregá-lo com carga Q estabelecendo uma ddp de ‘V’ entre as placas (Q/C), ou seja, a energia armazenada em um capacitor é a energia potencial elétrica associada ao trabalho para carregá-la.
Palavra chave: capacitor, carga, energia
Introdução: O capacitor é um componente, que tem como finalidade, armazenar energia elétrica que é formado por duas placas condutoras separadas por um material isolante (dielétrico). Nesse relatório será exposto o processo de carga e descarga de um capacitor.
Procedimento experimental: Com o auxilio de uma fonte conectou-se através de cabos de ligação um capacitor em um multímetro e descarregou o resistor completamente. Com um cronômetro em mãos, colocaram-se os cabos de ligação na fonte e disparou o cronômetro novamente, a fim de carregar o resistor, em seguida foi feito a anotação dos resultados de carga ou ddp’s do resistor. Esse procedimento foi realizado 2 vezes um com os capacitores em série o outro em paralelo, e por ultimo foi feito o calculo de V(tensão) dos dois casos, abaixo você irá verificar o tempo e a tensão de cada um dos casos apresentados. Na tabela 4 está informando o tempo de carga e descarga do capacitor no momento em que estava em série e sua tensão calculada, na tabela 5 o tempo de carga/descarga dos capacitores no momento em que estavam em paralelo com o valor V(tensão).
Tabela 4:
Tempo/Carga (s) 3,46
Tempo/Descarga (s) 2,13
V (tensão) 10,71
Tabela 5:
Tempo/Carga (s) 5,72
Tempo/Descarga (s) 8,15
V (tensão) 10,55
Calculo da Tensão:
V1= 3,4; V2=8,58
V1=v2 = 11,88
Discussão de Resultados:Através do experimento verificamos que a carga do capacitador depende de um tempo para obter a carga,e logo depois tem um tempo para ocorrer a descarga com isso podemos observar que a carga e descarga de um capacitador depende de sua tensão e tempo,para ocorrer a carga e descarga.Tendo seu tempo cronometrado.
Conclusão: Pode-se concluir que o experimento realizado que a carga e a descarga do capacitor estão relacionadas com um aumento ou diminuição drástica em intervalos de tempo próximos a zero segundo, logo se conclui que é muito fácil carregar um capacitor rapidamente, mas também descarregá-lo em questões de segundos, observa-se que ambos possuem um limite de carga seja para menos (tendendo a zero de diferença de potencial); seja para mais (tendendo a diferença de potencial máxima do capacitor que neste caso foi de 12V).
...