TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS E DIFERENÇAS DAS PLATAFORMAS DE PETRÓLEO

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.355 Palavras (14 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 14

CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO

CARACTERÍSTICAS E DIFERENÇAS DAS PLATAFORMAS DE PETRÓLEO

Projeto de pesquisa , apresentado a Centro Universitário Estácio Uni Radial correspondente ao 7to. Semestre de Engenharia de Petróleo, no campus Vila dos Remédios.

 Orientador: Prof. Carlos Lagarinhos

SÃO PAULO

2016

RESUMO

O petróleo que tem origem orgânica, formado através de decomposições forceis, é uma combinação de hidrocarbonetos é usado em todo o mundo como fonte de energia para diversas áreas e setores. Inicialmente teve sua produção em meados no século 19, daí em diante começou a busca pelo petróleo em todo o mundo, a cada ano aumentando cada vez mais poços perfurados, a busca incessante do petróleo saiu de poços perfurados em terra e foram para áreas alagadas no século 20, iniciando a produção via plataformas e a produção offshore, afastando cada vez mais da costa em busca de petróleo. Hoje esta produção offshore se dá através de milhares de plataformas espalhadas pelo mundo, todas possuem suas características e tecnologias que diferem umas das outras, pois dependem do local onde vão ser instaladas do tipo de rocha e qualidade do óleo, além de ser em alto mar ou em terra (onshore, offshore). Sendo classificados e nomeadas por Plataformas Fixas, Plataformas auto eleváveis, Plataforma de pernas atirantadas, Plataformas Semissubmersíveis, Navios-sonda e os Sistemas flutuantes de produção (FPS - Floating Production Systems) os quais se dividem em: FPSO,FPSO Monocoluna, FPO e FSU

Palavras- chave : offshore, plataformas, petróleo

SUMÁRIO

CAPITULO 1

1

1

INTRODUÇÃO

1

CAPITULO 2

3

2

MÉTODOLOGIA

3

CAPITULO 3

4

3

LEVANTAMENTO DA ARTE

4

CAPITULO 4

5

4

PLATAFORMAS ONSHORE, OFFSHORE

5

4.1

Plataformas Onshore

5

4.2

Plataformas Offshore

6

4.2.1

Plataformas Fixas

9

4.2.2

Plataforma Fixa - Jaquetadas

9

4.2.3

Plataforma Fixa - Gravidade

10

4.2.4

Plataforma Fixa – Auto Elevatória

11

4.2.5

Plataforma Torres Complacentes  

12

4.2.6

Estruturas Flutuantes

13

4.2.7

Plataforma TLP Tension Leg Platform

13

4.2.8

Plataforma – Semissubmersível

14

4.2.9

 Plataforma - SPAR’s

15

4.2.10

Plataforma - Spar Buoy

16

4.2.11

Plataforma - Truss Sar

16

4.2.12

Plataforma - Cell Spar

16

4.2.13

Plataforma - Mono-Coluna

17

4.2.14

Plataforma – FPSO’S

18

CAPITULO 5

20

5

RESULTADOS OBTIDOS

20

CAPITULO 6

22

6

CONCLUSÃO

22

7

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

23

Capítulo 1

  1. INTRODUÇÃO

O petróleo, o gás e seus derivado, nada mais são do que hidrocarbonetos, ou seja, são compostos que tem em sua composição carbono (C) e Hidrogênio (H). Geralmente são produtos inflamáveis com origem na decomposição de materiais orgânicos. Dependendo de como são formados, podem vir a ter características químicas e físicas, totalmente diferentes entre eles, com isso as vezes dentro de um mesmo ponto onde é retirado o petróleo e o gás, pode se ter produtos com características totalmente diferentes.(THOMAS,2004).

O óleo era usado na antiguidade para impermeabilidade de peças e  tijolos  calefação, e até mesmo para conservação de corpos de mortos. (THOMAS,2004)

No início o petróleo era utilizado em alguns locais, por simplesmente jorrar  do próprio solo, através de fraturas trincas e extrudações. Possuía diversos nomes, como óleo de pedra, óleo mineral e óleo de Nafta, e também era utilizado por meios medicinais. E através destes métodos o óleo possuía seu valor comercial (Coppe, 2016).

Em 1850 o boticário Samuel Kier, com sua mulher doente com tuberculose, adquire o petróleo para tratamento e então observa que pode ganhar dinheiro com a venda do óleo, conseguindo vender cerca de meio litro de óleo por 1 dólar, com excelência nas vendas, chamou a atenção de um empresário na época Bissel, que resolveu querer ganhar muito dinheiro com o petróleo e reuniu um grupo de investidores para descobrir o petróleo em larga escala. Essa história culminou na descoberta do Coronel Drake, contratado pelo grupo para realizar tal tarefa. (Coppe, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (295.7 Kb)   docx (487 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com