TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERISTICAS DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO ENXUTA- OPERAÇÕES JUST INTIME

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  1.401 Visualizações

Página 1 de 6

CARACTERISTICAS DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO ENXUTA- OPERAÇÕES JUST INTIME

O conceito de sistemas de produção enxuta concentra-se em estratégias de operações, processos, tecnologias, qualidade, capacidade, arranjo físico, cadeias de suprimentos, estoque e planejamento de recursos. Sistema de produção enxuta agrupam tudo para criar um processo eficiente.

A filosofia just in time é simples, porem poderosa – eliminar perdas diminuindo estoques desnecessários e eliminando as atividades que não agregam valor às operações. Passar da fabricação tradicional para um sistema just in time traz a tona não apenas questões de controle de estoque mas também questões de programação e gerenciamento de processo.

As empresas que tendem a apresentar processos de fabricação altamente repetitivos e fluxos de matérias bem definidos usam os sistemas just in time, porque o método de puxar a produção permite um maior controle de inventario e da produção nas estações de trabalho. Outras empresas, como as que produzem uma grande variedadede produtos e volumes reduzidos com pouca repetição no processo de produção, tendem a usar um método de empurrar a produção, como o MRP. Nesse caso, o pedido de um cliente é prometido para a entrega de alguma data futura. A produção se inicia na primeira estação de trabalho e segue para aproxima. Inventarios podem acomular-se em cada estação de trabalho, porque as estações de trabalho são responsáveis pela produção de muitos outros pedidos e podem estar ocupadas em uma determinada ocasião.

A administração precisa entender a enorme responsabilidade que esse método exige dos funcionários e deve prepara-los adequadamente . Um exemplo de fracasso foi na fabrica de Bluick City, quando começaram a adotar o sistema JIT , a administração da GM autorizou seus colaboradores a interromperem a linha de produção , acionando uma corda, se problemas de qualidade surgissem em suas estações, a empresa também eliminou os inspetores e diminuíram o numero de supervisores, porem os funcionários não estavam preparados no tanto que a produtividade e qualidade caíram.

Usuarios do sistema JIT trabalham com a formação de lotes pequenos para ajudar a obter uma carga uniforme do sistema operacional. Lotes grandes exigem muito tempo de processamento nas estações de trabalho e , portanto, complicam a programção. Lotes pequenos podem ser combinados mais eficazmente, permitindo que os programadores utilizem as capacidades de modo mais eficiente.

Falando sobre cargas uniformes das estações de trabalho no sistema JIT, a carga é operada diariamente em estação de trabalhos individuas relativamente uniformes. Cargas uniformes podem ser obtidas montaando o mesmo tipo e numero de unidades a cada dia, criando, desse modo, uma demanda diária uniforme em todas as estações de trabalho.  A padronização de componentes e de métodos de trabalho também ajudam a cumprir os objetivos de produtividade elevada e estoque reduzido no JIT.

No sistema JIT o numero de fornecedores é reduzido e é criado uma relação próxima com os fornecedores selecionados. Os embarques de mercadorias são frequentes, tem prazo de entrega reduzidos, chegam pontualemente e com qualidade elevada. Os fabricantes que adotam esse sistema geralmente utilizam fornecedores locais.

Trabalhadores em uma força de trqabalho flexível podem ser treinados para executarem mais de uma tarefa. A flexibilidade pode ser muito vantajosa: os funcionários podem ser alternados entre as estações de trabalho para ajudar a aliviar os gargalos a medida que eles surgem sem recorrer a estoques de reserva.

A automação desempenha um grande papel no sistema JIT, sendo fundamental para as obtenções de operações de baixo custo. Os recursos financeiros liberados por causa das reduções no estoque JIT ou outras eficiências podem ser investidos em automação para reduzir custos.

Deve tomar cuidado com as paradas preventidas para não atrapalhar o fluxo do processo, por isso deve estimular no colaborador a responsabilidade de manter rotineiramente seu próprio equipamento e desenvolver neles o orgulho de manter suas maquinas em exelentes condições de trabalho.

MELHORIA CONTINUA

A melhoria contiua significa que os funcionários e gerentes continuam a buscar meios para aperfeiçoar as operações.  No entanto, a mecânica de ressaltar as áreas que precisam de melhoria é diferente. Nas operações de serviço, uma abordagem comum usadas por gerentes para pressionar o sistema consiste em diminuir o numero de funcionários que fazem uma operação especifica ou uma em serie de operações ate que o processo comece a perder produção ou seja paralisado. Os problemas podem ser identificados e maneiras para soluciona-los podem ser exploradas.

O SISTEMA KANBAM

Significa CARTÃO ou REGISTRO VISIVEL, refere-se aos cartões usados no controle de produção em uma fabrica. No sistema Kanban mais básico, um cartão é fixado em cada caixa de itens que foram produzidos. A caixa contem uma determinada porcentagem das necessidades diárias de um item. Quando o usuário das peças esvazias uma caixa, o cartão é removido dela e colocado em um painel.  A caixa vazia elevada para a área de armazenagem. O artao sinaliza a necessidade de produzir uma outra caixa de peça. Após a caixa ter sido reabastecida, o cartão é colocado nela, que então retorna para uma área de armazenagem. O ciclo se inicia novamente quando o usuário das peças retira a caixa com cartão anexado.

Os cartões não representam a única maneira para sinalizar a necessidade por maior produção de uma peça. Outros métodos menos formais são possíveis, incluindo sistemas de contenedor e sem contenedor.

Algumas vezes o próprio contenedor pode ser usado como um dispositivo de sinalização: um contenedor vazio indica a necessidade de preenche-lo.

JIT II

O conceito JIT foi concebido e implementado pela Bose Corporation produtora de sistemas de alta qualidade e de sistemas de alto falantes. No sistema  JIT II o fornecedor é trazido para a fabrica, para ser um membro ativo do departamento de compras do cliente. O representante da fabrica permanece em tepo integral nas instalações produtivas por conta do fornecedor e esta autorizado a planejar e a programar a reposição de materiais supridos pelo fornecedor. Normalmente suas funções são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com