CBR (Índice de Suporte Califórnia): Pavimentos
Por: 21061989 • 17/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 662 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
CBR (Índice de Suporte Califórnia):
Por definição, CBR expressa a relação entre a resistência à penetração de um cilindro padronizado numa amostra do solo compactado e a resistência do mesmo cilindro em uma pedra britada padronizada. O ensaio permite, também, obter um índice de expansão do solo durante o período de saturação por imersão do corpo-de-prova
Ensaio CBR:
Foi realizado a montagem de 1 corpo de prova, e em seguida o mesmo colocado em um tanque com água, por 4 dias.
Lembrando que o ensaio original conta com 5 CPs e o ensaio realizado em laboratório contou com apenas um CP.
Foi utilizado um solo arenoso, o ensaio foi realizado seguindo a NBR 9895.
Materiais utilizados:
Balança;
Peneiras de 19 e 4,8mm, de acordo com a NBR 5734;
Estufa;
Bandejas metálicas;
Régua biselada;
Espátula de lâmina flexível;
Cilindro;
Soquete;
Prato Perfurado de bronze;
Porta-Extensômetro;
Disco anelas de aço para sobrecarga;
Extensômetro com curso mínimo de 10 mm, graduado em 0,01 mm;
Prensa;
Tanque;
Papel filtro circular.
Procedimentos:
Foi colocado um anel espaçador para que o solo não preenchesse todo o cilindro, restando uma folga para ser colocado os anéis de sobre carga, simulando o peso do pavimento.
A massa utilizada para o ensaio foi de 7 kg e estava com aproximadamente 2% de umidade, já que estava em estufa, sendo assim o volume adicionado foi de apenas 6%.
A moldagem foi realizada com o solo em umidade ótima, ou seja, com o teor de umidade de 8%, sendo então, de acordo com a massa do solo, adicionado 420ml de água.
Foi aplicado uma energia de compactação normal que consiste em 12 golpes por camada, sendo 5 camadas, totalizando 60 golpes, sendo esse tipo de compactação ideal para subleitos.
Os 12 golpes foram distribuídos pela superfície, de forma que 4 foram aplicados em suas periferias e 1 no centro, entre as camadas foram realizadas ranhuras no solo com o intuito de gerar uma melhor aderência entre as partes.
[pic 6]
Após a compactação, é retirado o colarinho do cilindro, e realizado o arrasamento do material sobressalente com uso da régua biselada.
Após este procedimento, o cilindro é invertido, de forma que a parte que anteriormente que estava com o espaçador fique para cima, para colocar os anéis de sobrepeso, sendo 2 anéis de 2,25kg, totalizando um peso de 4,5 kg. Os anéis são colocados sobre o prato perfurado, que em seu centro tem um pistão, onde foi apoiado a agulha do extensômetro.
[pic 7]
(desconsiderar medidas apontados no desenho)
Com a moldagem preparada, o corpo foi levado para o tanque, para a expansão do solo, onde foi realizado uma leitura de expansão, com 24 horas passadas. Onde obteve-se o valor de aproximadamente 0,375mm.[pic 8]
...