CIMENTO POZOLÂNICO
Seminário: CIMENTO POZOLÂNICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jpteodoro • 25/9/2013 • Seminário • 389 Palavras (2 Páginas) • 470 Visualizações
CIMENTO POZOLÂNICO
O cimento pozolânico é definido como um aglomerante hidráulico, resultante da moagem do clínquer Portland e pozolana, e uma pequena quantidade de sulfato de cálcio. A adição adequada deste produto apresenta alguns benefícios como: menor custo, redução de calor na hidratação, melhor moabilidade, diminuição da permeabilidade, melhor plasticidade do concreto reduz a segregação, escoamento de água, aumenta a resistência do concreto na compressão e no ataque de águas sulfatadas.
O pozolânico tem baixo calor de hidratação, o que o torna bastante recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. Além disso, o alto teor de pozolana, entre 15 e 50%, proporciona estabilidade no uso com agregados reativos. É altamente eficiente em argamassas de assentamento, revestimento, concreto armado, concreto para pavimentos e solo-cimento.
Clínquer:
São nódulos de 5 a 25 mm de diâmetro de material sinterizado que é produzido quando uma mistura de matérias primas de composição pré-determinada é aquecida em altas temperaturas. “Cozimento em altas temperaturas”
Pozolanas naturais:
Material pozolânico de origem ígnea ou sedimentar, geralmente ácido, isto é, rico em materiais silicosos.
Pozolanas artificiais:
Material pozolânico proveniente de tratamento térmico de determinadas argilas ou subprodutos industriais com atividades pozolânicas. Consideramse como pozolanas artificiais as argilas calcinadas, cinzas volantes e outros materiais não tradicionais, tais como: escórias siderúrgicas ácidas, microssílicas, rejeitam sílico-aluminoso de craqueamento do petróleo; cinzas silicosas de resíduos de alguns vegetais e de rejeitos de carvão mineral.
Principais Aplicações
É um cimento de alta resistência química utilizado em ambientes agressivos e toda a obra com exigências especifica de durabilidade. É também o cimento mais adequado para a realização de estruturas em grande massa. Tais como:
- fundações, túneis, depósitos e outros elementos em ambiente agressivo (águas ricas em sais prejudiciais);
- obras em ambientes marítimos;
- pavimentos industriais e superfícies sujeitas a ataques químicos (óleos, águas ácidas);
- obras de betão em grande massa (barragens, encontros, etc.).
Advertências Específicas
O correto desenvolvimento de resistências é sensível ao processo de cura, exigindo que a mesma seja mais prolongada, maior período de escoramento das cofragens, quando usado em estruturas; não é aconselhada a utilização deste cimento em tempo muito frio, sem que sejam tomadas medidas adequadas.
Informações de segurança
O manuseamento do cimento em pó pode causar irritação dos olhos e vias respiratórias. Quando misturado com água pode ainda causar sensibilização da pele. Aconselha-se o uso de máscara anti-poeiras para proteção respiratória, luvas de proteção das mãos, óculos de proteção dos olhos.
...