TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 “CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL”

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.947 Palavras (24 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 24

Trabalho Acadêmico

“Atividades Práticas Supervisionadas”

Tema: “CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL”

  • Introdução .....................................................................................
  • Objetivo .........................................................................................
  • Construção  ...................................................................................
  • Lista de Matérias ............................................................................
  • Fotos ..............................................................................................
  • Impactos .........................................................................................
  • Dissertação .....................................................................................
  • Conclusões .....................................................................................
  • Bibliografia .......................................................................................

        INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.

O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores é um aplicativo que tem o objetivo de ajudar o seu usuário a desempenhar atividades sem sair do seu lugar. Esse aplicativo permite ao usuário ligar seus aparelhos eletrodomésticos, por meio de seu smartphone, tablet ou celular. Este pequeno dispositivo é compatível com qualquer aparelho que possua Android.

Para desenvolver esse dispositivo utilizamos uma placa arduína, está ferramenta serve para criar computadores que podem sentir e controlar mais o mundo. Ela é uma plataforma física de computação de código aberto baseado numa simples placa micro controlador.

Utilizamos também uma freqüência de Bluetooth que quando recebe o comando do aplicativo para ligar ou desligar, também manda um comando para a placa arduína que por sinal corta as correntes dos reles que recebem o comando para ligar ou desligar os aparelhos ligados.

Este dispositivo pode ser instalado em aparelhos eletrodomésticos que tenho corrente elétrica direta. Com a tecnologia hoje podemos instalar isso até mesmo na porta de casa ou portões, não precisamos mais das chaves. Quando juntamos a área da física com a da Informática queríamos contribuir em reduzir as liberdades privadas e públicas, pois a tecnologia tornou-se um instrumento de dominação. Onde hoje conseguimos fazer tudo com apenas um toque na palma de nossas mãos.

OBJETIVO

O objetivo geral do trabalho é desenvolver um protótipo que visa automatizar a iluminação entre outras coisas via Bluetooth, ligado a um micro controlador Arduino usando como plataforma de comunicação um tablet ou celular. Possibilitando acender ou apagar a distância as luzes de uma residência, desligar e ligar qualquer eletrodomésticos que tenha a corrente elétrica direta. Esse procedimento se dará através de toque de determinados botões na tela do dispositivo móvel, possibilitando fazer isso de qualquer lugar da casa. Para o correto funcionamento da solução algumas tarefas deverão ser executadas.

Como objetivos específicos destacam-se o desenvolvimento de uma arquitetura para implementação física do projeto. Ou seja, implementar no Arduino, de forma correta, as lâmpadas que representam as luzes da casa, tanto ela como qualquer outras coisas, ligando nas saídas analógicas do micro controlador com a finalidade de prover a energia necessária quando o comando for enviado pelo dispositivo móvel.

A programação do hardware micro controlador Arduino. Ou seja, desenvolvimento do código de programação na linguagem própria do micro controlador, para que este receba as informações do iPad ao computador e interprete de forma correta qual comando foi enviado.

A adequação e programação da interface gráfica para o iPad do aplicativo que enviará protocolos OSC, ou seja, desenvolvimento da interface gráfica com os botões necessários para representar cada cômodo de uma residência.

A programação da camada de comunicação entre o computador e o Arduino. Ou seja, desenvolvimento do código de programação na linguagem Processing, essa camada receberá as informações via Wi-Fi enviada pelo dispositivo móvel ao computador, interpretando e enviando o comando correto ao hardware Arduino.

Com toda essa tecnologia conseguimos facilitar ainda mais nosso dia a dia, pois obtemos o mundo sobre nossas mãos.

CONSTRUÇÃO – DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

A infraestrutura física utilizada pela Internet Global é bastante heterogênea, ou seja, isso permite que as informações consigam atingir todas as partes do mundo, utilizando meios físicos de transmissão como a fibra ótica, cabo coaxial, além das tecnologias sem fio. Um enlace para comunicação de dados sem fio é um sistema ponto-a-ponto, também chamado de rádio enlace, que utiliza como meio de comunicação entre os dois pontos uma portadora eletromagnética que se propaga pela atmosfera do transmissor até o receptor, os sinais de radiodifusão viajam através do ar, ficando acessível a quem quer que disponha de um dispositivo capaz de recebê-los (FOROUZAN 2006, p. 185). A Figura traz os elementos básicos

para um enlace de dados sem fio.

[pic 1]

Imagem: Elementos bases de um enlace sem fio

No desenvolvimento do protótipo desse aplicativo, foram formadas várias hipóteses de como modernizar o que já é moderno, em algo mais cômodo possível e facilmente de usar, pois aplicativos conectados a bluetooth, existem, porém conseguir controlar, o desligar e ligar, aparelhos que são ligados diretamente a corrente elétrica, ou até mesmo a luz, pelo seu celular ou aparelhos que sejam android, como tablet, nisso que estava a questão. Inovar e deixar a tecnologia como ela está, na palma das nossas mãos.
A tecnologia Bluetooth permite a criação de pequenas redes sem fio, também chamadas de WPANs (Wireless PersonalArea Network), onde seus participantes podem trocar informações a curta distância (normalmente até 10 metros).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (743.6 Kb)   docx (841.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com