COMPOSIÇÃO DO ALLOY (AÇOS-LIGA)
Por: jonathancesarino • 18/4/2015 • Trabalho acadêmico • 928 Palavras (4 Páginas) • 1.712 Visualizações
Trabalho de Materiais de Construção Mecânicas
COMPOSIÇÃO DO ALLOY (AÇOS-LIGA)
Os Aços-liga contêm quantidades específicas de elementos diferentes daqueles normalmente utilizados nos aços comuns. Estas quantidades são determinadas com o objetivo de promover mudanças nas propriedades físicas e mecânicas do produto, permitindo ao material desempenhar funções específicas. De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), os aços-liga são aços que possuem outros elementos, não se considerando como tais os elementos adicionados para melhorar sua usinabilidade. A soma de todos esses elementos, inclusive carbono, silício, manganês, fósforo e enxofre não pode ultrapassar 6%. No caso de elementos como silício, manganês e alumínio, sempre presentes nos aços carbono, os aços são considerados ligados quando seus teores ultrapassarem 0,6%, 1,65% e 0,1%, respectivamente. Os aços-liga costumam ser designados de acordo com o elemento predominante. Por exemplo: aço-níquel, aço-cromo, aço-cromo-vanádio.
A introdução de outros elementos se dá quando é desejado alcançar efeitos específicos dos aços. São eles: aumentar a dureza e a resistência mecânica; conferir resistência uniforme através de toda a secção em peças de grandes dimensões; diminuir o peso. De modo a reduzir a inércia de uma parte em movimento ou reduzir a carga-morta em um veículo ou em uma estrutura; conferir resistência à corrosão; aumentar a resistência ao calor; aumentar a resistência ao desgaste; aumentar a capacidade de corte e melhorar as propriedades elétricas e magnéticas.
Classificação
Os aços-liga seguem as mesmas classificações do aço-carbono, ou seja, são divididos em Grau, Tipo e Classe. Os sistemas de designação também são os mesmos, destacando-se o SAE, AISI, ASTM e UNS.
- Sistema de classificação
A designação SAE-AISI considera como aço-liga aqueles que ultrapassam os limites de 1,65% de Manganês, 0,60% de Silício ou 0,60% de Cobre. Além disso, são considerados aços-liga todo e qualquer aço que possua quantidades mínimas especificadas de Alumínio, Boro, Cromo (até 3,99%), Cobalto, Nióbio, Molibdênio, Níquel, Titânio, Tungstênio, Vanádio, Zircônio ou qualquer outro elemento de liga adicionado com o intuito de melhorar as propriedades mecânicas e a tenacidade, após a realização de tratamentos térmicos.
Composição Química
Aço baixa liga: Aço em que a soma dos teores dos elementos de liga não ultrapassa 5%.
Aço média liga: Aço em que a soma dos teores dos elementos de liga está entre 5% e 12%.
Aço alta liga: Aço em que a soma dos teores dos elementos de liga é no mínimo 12%.
Aço baixa liga de alta resistência: Aço com teor de carbono inferior a 0,25%, com teor total de elementos de liga inferior a 2,0%. Neste grupo de aço, os elementos mais comuns são o Nióbio, o Vanádio e o Titânio.
PROPRIEDADES MECÂNICAS DO ALLOY
Uma liga é uma mistura de dois ou mais metais. Existem diferentes tipos de ligas, tais como as ligas de magnésio, potássio, alumínio, ferro, prata, ouro, estanho e chumbo. As propriedades mecânicas de uma liga de metal incluem a resistência à tracção, cedência e resistência final, alongamento, resistência ao corte, dureza, resistência ao impacto, limite de resistência à compressão e resistência à deformação.
- Resistência À Tracção
A tensão máxima da liga de metal pode suportar, sem qualquer ruptura é chamado a resistência à tracção. É medido em força por unidade de área. A tensão mínima necessária para criar uma deformação irreversível é chamado de resistência à deformação. Metais não ferrosos não tem um limite de elasticidade,
...