COMÉRCIO VAREJISTA DE GÁS LIQUEFEITO DE PETROLEO (GLP).
Por: alexagrin • 1/9/2020 • Trabalho acadêmico • 2.717 Palavras (11 Páginas) • 212 Visualizações
PEA – PROGRAMA DE EMERGÊNCIA AMBIENTAL
NADILMA SANTOS DA SILVA – ME.
POMBAL GÁS.
COMÉRCIO VAREJISTA DE GÁS LIQUEFEITO DE PETROLEO (GLP).
RIBEIRA DO POMBAL – BA
MARÇO/2019
1 – INTRODUÇÃO
Este Plano contém as informações e ações mínimas necessárias no controle de possíveis emergências na empresa NADILMA SANTOS DA SILVA – ME (Pombal Gás).
Todos os procedimentos aqui descritos estão voltados para a redução de perdas materiais e humanas, decorrentes das situações emergenciais, porém, não inclui os procedimentos operacionais, específicos de cada departamento.
Também comtempla as situações de risco existentes e as ações necessárias para reduzir as probabilidades de acidentes; viabilizar o socorro aos possíveis acidentados; atuar na prevenção e controle de tumultos e no combate de situações crítica, tais como: Desastres naturais, incidentes/acidentes ambientais, vazamentos de produtos químicos em geral, vazamento de líquidos inflamáveis e incêndios de pequenas e grandes proporções.
Considera-se emergência qualquer situação imprevista que está fora de controle da pessoa da área, e que poderá acarretar riscos a integridade física da coletividade e/ou prejuízos materiais. São consideradas emergências, independente da sua extensão:
- Vazamento de produtos inflamáveis
- Incêndios
- Explosões
Emergência leve – será aquela eliminada imediatamente pelo pessoal da área.
Emergência média – será aquela que necessita da intervenção de pessoal treinado.
Emergência grave – será aquela que está além dos recursos humanos e materiais da empresa, tornando-se necessário o acionamento dos órgãos e autoridades competentes.
O transporte rodoviário de produtos perigosos tem causado danos expressivos a humanidade, ao patrimônio e ao meio ambiente, em função da ocorrência de acidentes envolvendo o transporte destes produtos. Acidentes envolvendo produtos perigosos requer cuidados especiais no que diz respeito a um prévio planejamento com adoção de medidas técnicas e administrativas, objetivando minimizar impactos que ocorrem. É necessário também utilização de pessoal habilitado para todas as ações necessárias.
Um produto é considerado perigoso, quando em função de suas características físicas e químicas oferecem quando transportado riscos a segurança pública, saúde coletiva e também ao meio ambiente. A classificação destas substâncias (produtos) está em função de grau de riscos que possam apresentar. A ONU – Organização das Nações Unidas, possui critérios para classificação dos produtos que são ou não tidos como perigosos (Portaria 204/97). È necessário que o transportador e a população tenham conhecimento de riscos que um produto apresente, visando preservação de vidas. A grande maioria dos produtos perigosos, são representados por combustíveis (gasolina, diesel, álcool, querosene) e produtos corrosivos, a exemplo de soda caustica e ácido sulfúrico.
2 – OBJETIVOS:
O plano de emergência tem como finalidade estabelecer procedimentos em caso de situação crítica, acontecimento perigoso ou incidente, através de medidas emergenciais, objetivando eliminar os riscos a saúde do trabalhador bem como reduzir os danos ambientais e materiais.
Toda a ação tem como objetivos:
Evitar que todos os envolvidos funcionários, público, vizinhança e meio ambiente em geral sejam afetados;
Controlar ou neutralizar imediatamente as fontes geradoras dos riscos;
Orientar a conduta dos funcionários da empresa sobre critérios de ação em situações de emergência;
Determinar procedimentos e responsabilidades dos envolvidos no controle das emergências.
Definir responsabilidade das pessoas e grupos, quando da ocorrência de um acidente na unidade de produção, proporcionando um plano de ação organizado eficaz.
Minimizar os efeitos da emergência sobre as pessoas, comunidade vizinhas e meio ambientes.
Assegurar o fornecimento de informações exatas e rápidas para as autoridades, empregados e familiares, público em geral e a responsável legal da empresa.
Reduzir ao mínimo as perdas de produtos, danos as instalações, aos patrimônios envolvidos e aos equipamentos
Visa ainda atender o disposto na resolução CEPRAM nº 3183/2003 que dispõe sobre a comunicação de emergências ambientais no estado da BAHIA.
Estabelecimento das condições mínimas para transporte de produtos perigosos, a base de combustíveis GLP, (gás liquefeito de petróleo). Este plano de emergência ambiental contempla as hipóteses de acidentes, consequências e medidas de controle. Abrange também procedimentos e recursos para identificação, avaliação, análise, controle e monitoramento de riscos que possam ocorrer durante transporte rodoviário de combustíveis GLP, (Gás liquefeito de petróleo).
4. ASPECTOS GERAIS DA ATIVIDADE DA EMPRESA
A Empresa NADILMA SANTOS DA SILVA – ME (Pombal Gás), comércio de gás é uma empresa do setor de comercio e varejo de Gás Liquefeito do Petróleo (GLP) de classe III. Os serviços prestados pela empresa são: armazenamento e revenda de botijões.
5. IMPACTO AMBIENTAL NEGATIVO
O evento vazamento de um produto perigoso pode causar impacto ambiental negativo dependendo da ação agressora destes agentes e de seu estado físico, isto porque poderão ser atingidos cursos de água, lençol freático, lagos, redes de esgoto, etc.
6. POTENCIAL DE POLUIÇÃO E DE RISCOS.
Este potencial está relacionado também com o estado físico do agente (produto perigoso), a área que ocorreu o acidente, levando-se em consideração o ser humano, os animais, as plantações e os cursos d’água.
Um produto possui um potencial de poluição do tipo líquido volátil, porém quando estes produtos atingem cursos de água, lençol freático esgotos, etc. oferecem riscos de contaminação e se entrarem em contato com qualquer fonte de ignição, poderá causar fogo e/ou explosão.
...