CONCRETO REFORÇADO COM ADIÇÃO DE FIBRAS DE AÇO: ANÁLISE DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO E TRAÇÃO.
Por: Franco Calheira • 11/1/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 4.635 Palavras (19 Páginas) • 510 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
THOMAZ GUERREIRO CABRAL DE OLIVEIRA
CONCRETO REFORÇADO COM ADIÇÃO DE FIBRAS DE AÇO: ANÁLISE DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO E TRAÇÃO.
Itabuna – BA
2015
THOMAZ GUERREIRO CABRAL DE OLIVEIRA
CONCRETO REFORÇADO COM ADIÇÃO DE FIBRAS DE AÇO: ANÁLISE DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO E TRAÇÃO.
[pic 2]
Itabuna - BA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1. Justificativa
1.2. Problema
1.3. Objetivos
1.3.1.Geral
1.3.2.Específicos
2. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
2.1. Tipos e propriedades das fibras
2.1.1.Fibras orgânicas naturais
2.1.2.Fibras orgânicas sintéticas
2.1.3.Fibras metálicas
2.2. Características do concreto com fibras de aço
2.2.1.Fatores que influem nas propriedades mecânicas do concreto com fibras
2.2.2.Mecanismo da interação fibra-matriz
2.2.3.Trabalhabilidade
2.2.4.Resistência à compressão
2.2.5.Resistência à tração direta
2.2.6.Durabilidade
3. METODOLOGIA
3.1. Programa experimental
4. ORÇAMENTO
5. CRONOGRAMA
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
O concreto é o material mais popularizado no setor da construção civil, por apresentar características benéficas na execução de inúmeras obras no setor, como excelente resistência à água, resistência ao fogo e durabilidade. Este reconhecimento ocorre devido ao seu baixo custo e facilidade de produção, sendo capaz de se adequar a inúmeras formas distintas para peças moldadas.
Entretanto, apresenta certas limitações, como a deficiência na resistência a tração, o que lhe torna um material frágil, sendo esse um dos motivos que, nas últimas décadas, motivaram pesquisadores a buscar a melhoria de suas características e propriedades no estado fresco e endurecido.
A baixa resistência à tração do concreto, cerca de 10% da sua resistência à compressão, foi um dos principais motivos que incentivaram a busca de melhoria do desse material compósito. Uma alternativa eficiente de melhorar essa propriedade foi a adição de fibras de aço na sua matriz. As fibras atuam, principalmente, no reforço à tração, na redistribuição de tensões, diminuem a propagação de fissuras e aumentam a ductilidade e a capacidade de absorção de energia.
No capítulo 2 são descritas as principais fibras utilizadas nas matrizes de concreto, destacando suas características e onde são mais empregadas. Também são enunciadas as principais propriedades mecânicas dos concretos com adição de fibras de aço e a influência das fibras as mesmas. Enfoca-se também neste capítulo a resistência à compressão e tração, e como as fibras proporcionam o aprimoramento dessas propriedades.
Justificativa
A busca por estruturas de concreto, cada vez mais resistentes e menos deficientes, demanda soluções associadas a adição de fibras à matriz do compósito, nesse sentido a avaliação da resistência das peças de concreto armado seja ela contínua ou pré-moldada é o elemento de estudo da presente pesquisa.
O estudo ora proposto, é de grande necessidade, analisar o concreto reforçado com fibra de aço como uma alternativa viável a ser empregada, terá valor técnico incomensurável, pois espera-se que o elemento em estudo cumpra funções muito importantes, como o melhoramento do seu comportamento frágil perante esforços de tração e a não apresentação de fissuras ou trincas quando submetido a uma elevada solicitação de cargas de compressão.
Problema
O concreto é um material que possui grande versatilidade e vem sofrendo significativas modificações, tanto na sua forma de produção e aplicação quanto na sua composição, dentre todas pode-se destacar a adição da fibra de aço, que surgiu como uma alternativa bastante promissora quanto ao auxílio no melhoramento do concreto, reforçando-o em suas fragilidades à tração e possivelmente uma compressão excessiva.
Diante desta percepção, a análise da atuação da fibra de aço acrescida ao concreto, tem influência técnica determinante na opção pelo seu uso?
Objetivos
Geral
Avaliar a influência da adição de fibras em relação à resistência à compressão e tração do concreto.
Específicos
- Fazer uma revisão bibliográfica sobre os tipos de fibras e as principais propriedades dos concretos com fibras;
- Produzir concretos com diferentes teores de fibras de aço;
- Executar os ensaios de resistência à compressão e tração do concreto, para avaliar a influência dos diferentes teores de fibras de aço nestas propriedades.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
Tipos e propriedades das fibras
Após o surgimento das primeiras fibras de amianto (asbesto), por volta de 1900, vários tipos de fibras de diferentes propriedades mecânicas, físicas e químicas vêm sendo empregadas em adição às matrizes cimentícias, tais como: fibras de aço, vidro, carbono, polipropileno, polietileno, acrílicas, nylon e naturais (celulose, sisal, junta, etc.). Os vários tipos de fibras apresentam propriedades, eficiência e custos variados (ACCETTI e PINHEIRO, 2000).
...