CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: menegusso08 • 6/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.920 Palavras (16 Páginas) • 220 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ALAN FERREIRA RODRIGUES
EDIOMAR JOSE BIAZZI
GEORGES GEBRAIL SAMAHA ALVES
RAFAEL PURNICELLI FOGATTI
RENAN HENRIQUE TODESCO PANICHI
ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DA CONSTRUÇÃO DE UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL EM PIRAQUARA UTILIZANDO O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA
CURITIBA
2013
ALAN FERREIRA RODRIGUES
EDIOMAR JOSE BIAZZI
GEORGES GEBRAIL SAMAHA ALVES
RAFAEL PURNICELLI FOGATTI
RENAN HENRIQUE TODESCO PANICHI
ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DA CONSTRUÇÃO DE UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL EM PIRAQUARA UTILIZANDO O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA
[pic 1]
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
[pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5]
1 ESTUDO DE CASO
Foi escolhido um terreno, feito um estudo de implantação das casas nas devidas proporções do terreno, levantados os custos, elaborada uma proposta de marketing e um plano de vendas. Por fim feita uma análise econômica e financeira para determinar a viabilidade.
1.1 TERRENO
A escolha do terreno se deu após estudar o plano de zoneamento urbano regulamentado pela Lei municipal nº 854/2006 (Plano diretor) e 911/2007 (Zoneamento, uso e ocupação do solo) do município de Piraquara, e estudar a melhor localização para a execução do projeto.
1.2 Localização
O terreno se localiza no bairro São Cristóvão, cidade de Piraquara – PR, entre as ruas Rosa Alves Pereira e Osmário de Oliveira Bastos. Esse bairro apresenta uma vizinhança predominante da classe C e D.
[pic 6]
Figura 1 – localização do terreno
Fonte: o autor, 2013
1.3 Zoneamento
Segundo a lei de zoneamento urbano de Piraquara, o terreno se localiza na ZR2 (zona residencial 2). Para esta zona o coeficiente de aproveitamento básico é de 1,0, a taxa de ocupação máxima de 50%, a taxa de permeabilidade de 25%, o número máximo de pavimentos 2, e os afastamentos são: frontal de 5,0m e 2,0m para as laterais e para o fundo.
1.4 Características físicas
O terreno é plano, tendo área de 24.200m2, sua testada é de 140m e tem profundidade média de 135m. Apresenta infra-estrutura de saneamento, águas pluviais e energia elétrica, e o acesso se dá por ruas pavimentadas.
Abaixo segue uma imagem do terreno em um dia que foi feita a visita no local.
[pic 7]
Figura 2 – Imagem do terreno
Fonte: o autor, 2013
1.5 Aquisição
O preço do terreno é de R$2.000.000,00. O pagamento deve ser feito à vista conforme traz o manual da CAIXA.
2. PROJETO
Os projetos utilizados para o estudo são de autoria do aluno de Engenharia Civil Alan Ferreira Rodrigues. Para este estudo optou-se por elaborar o orçamento utilizando a alvenaria em tijolos de 06 furos como sistema construtivo, e para a fundação adotou-se o radier.
2.1 Arquitetônico
O projeto arquitetônico compreende os requisitos básicos determinados pela CAIXA para a obtenção do financiamento pelo PMCMV. Ele apresenta 1 quarto de casal de 7,60m², 1 quarto de solteiro de 7,60m² com capacidade para duas camas, área de circulação com 1,60m², 1 banheiro com 3,90m², 1 sala com 8,40m², 1 cozinha com 5,54m² e área de serviço no lado externo. Cada unidade apresenta 46,6m² de área interna, e 84,50m² de área total. [pic 8]
Figura 3 – Planta humanizada
Fonte: o autor, 2013
3. MEMORIAL DESCRITIVO:
3.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS:
A obra a ser edificada é de um condomínio de residências de um pavimento, totalizando 80 residências, com área total de 46,60m² cada, composta de sala de estar, dois dormitórios, cozinha, lavanderia e um banheiro.
3.1.1 INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS:
Para que o abastecimento de água no canteiro não seja interrompido, será necessário efetuar a ligação provisória de água e instalação provisória de sanitário para os operários. Da mesma forma, a ligação provisória de luz e força para a obra, obedecerá, rigorosamente, as prescrições da Concessionária local de energia elétrica, no caso da região, a Copel Distribuição S.A.
Será executado um abrigo provisório em madeira com a finalidade de guardar materiais, equipamentos e projetos da obra.
A obra será suprida de todos os materiais e equipamentos necessários para garantir a segurança e higiene dos operários.
A obra obedecerá a boa técnica, atendendo as recomendações da ABNT e das concessionárias locais.
3.1.2 TRABALHOS DE TERRA:
Na área a ser edificada, será realizada raspagem e limpeza do terreno, de modo a não deixar raízes ou tocos de árvores, camada vegetal, inclusive solo orgânico na espessura de 20cm que possam prejudicar os trabalhos ou a própria obra. Será executado terraplenagem e limpeza do terreno, fazendo cortes e aterros necessários para que o terreno fique no nível para que sejam executadas as fundações.
3.1.3 LOCAÇÃO DA OBRA:
Serão implantados marcos com cotas de nível perfeitamente definidas para demarcação dos eixos. A locação da obra terá de ser global, sobre um ou mais quadros de madeira (gabaritos), que envolvam o perímetro da edificação.
3.2 FUNDAÇÕES:
Serão utilizadas fundações com estacas, de 25 cm de diâmetro e profundidade média de 3,0 metros. A execução das estacas será realizada por empresa especializada.
Sobre as estacas será executada uma viga de fundação que sustentará as paredes.
As escavações de valas para execução das vigas baldrames obedecerá os níveis de projeto. O fundo da vala será devidamente apiloado para receber lastro de concreto não estrutural, com espessura de 5 cm. As superfícies a serem aterradas serão previamente limpadas e o material utilizado para o aterro deverá ser escolhido. O aterro será executado em camadas de 20 cm com material isento de matéria orgânica, devidamente molhado e apiloado manualmente.
...