CONTROLE METROLÓGICO DE PRODUTOS E PROCESSOS. MEDIDOR DE PH
Por: pksd • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.379 Palavras (10 Páginas) • 359 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS[pic 1]
Av. Ary Coelho, nº 829 – Cidade Salmen – Rondonópolis MT
CEP 78705-050 – (66) 3411-7600
CONTROLE METROLOGICO DE PRODUTOS E PROCESSOS.
MEDIDOR DE PH.
RONDONÓPOLIS – MT
2015
Eduardo Vieira Denardi. - RA: 6244217835
Erick Joe de Lima Mota. - RA: 6275253353
Juliana Ribeiro de Freitas. - RA: 6814003273
Paula Karine Soares Domingos. - RA: 6451312669
Wister Ernandes Souza do Nascimento. - RA: 6248224201
CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
5ª Semestre “A” – 1º Bimestre
MEDIDOR DE PH
Trabalho desenvolvido na disciplina de Controle metrológico de Produtos e Processos – 5° Semestre do Curso de Engenharia de Produção, Anhanguera Educacional – Rondonópolis/MT como parte da avaliação da disciplina. Prof. Rubens. |
RONDONÓPOLIS - MT
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. POTENCIAL HIDROGENIÔNICO 04
2.1. Definição de PH 04
2.2. A Invenção do Medidor de PH (Acedímetro ou Peagâmetro) 06
2.3. A Evolução do Peagâmetro 08
3. CONCLUSÃO 11
4. ANEXOS. 12
5. BIBLIOGRAFIA 13
- INTRODUÇÃO
A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico, e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. O pH é uma característica de todas as substâncias determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.
- POTENCIAL HIDROGENIÔNICO
- . Definição de PH
Os valores de pH variam de 0 a 14, valores abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, porém muito raros e não podem ser medidos com as sondas normais. As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas. O pH de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas e da temperatura.
Ácido de bateria - < 1,0
Coca-cola - 2,5
Água Pura - 7,0
Saliva Humana - 6,5 - 7,4
Cloro - 12,5
O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução, as substâncias que revelam a presença de íons livres em uma solução são conhecidas como indicadores, esses mudam de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.
Exemplos de indicadores são o papel tornassol e a fenolftaleína. Na presença de ácidos, o papel de tornassol fica com a coloração vermelha e a solução de fenolftaleína muda da coloração vermelha para a incolor na presença de um ácido. Outro indicador de pH muito usado em laboratórios é o chamado papel de tornassol (papel de filtro impregnado com tornassol). Este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se uma solução é nitidamente ácida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente básica (quando ele fica azul). Uma maneira mais moderna de se medir o pH de uma solução é usando o aparelho phmetro, constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro.
O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência, a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.O pH pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como pHmetro) que consiste em um elétrodo acoplado a um potenciómetro. O medidor de pH é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do elétrodo em unidades de pH. Este tipo de elétrodo é conhecido como elétrodo de vidro, que na verdade, é um elétrodo do tipo "ião seletivo".
Utiliza-se ainda em grande escala, o papel indicador universal, que é uma mistura de indicadores de pH, normalmente em solução ou secos em tiras de papel absorvente, que apresentam distintas cores para cada pH de 1 a 14. Tabelas com cores padrões do produto para os pH medidos são fornecidos com as tiras, para que se possa determinar o valor de pH, por comparação da tabela com a cor obtida na tira embebida na solução a analisar.
[pic 2]
- . A Invenção do Medidor de PH (Acedímetro ou Peagâmetro)
Em 1930 Arnold O. Beckman44,47 (1900-2004), químico e engenheiro químico americano, foi contratado por uma agroindústria para desenvolver um método robusto e confiável de testar a acidez de frutas. Beckman, então, criou uma nova solução utilizando um tubo de vácuo amplificado integrado aos medidores e eletrodos que a agroindústria já empregava, dando origem ao primeiro aparelho medidor de acidez. Em 1934 surgia o primeiro bem-sucedido medidor de pH (Figura 1), sendo comercializado a partir do ano seguinte.
[pic 3]
Isso só foi possível porque Beckman possuía um grande conhecimento de engenharia elétrica (componentes eletrônicos e tubos de vácuo), de modo que pôde integrar os componentes de seu aparelho, fato então inédito naquela época. Seu produto permitia o emprego do eletrodo de vidro, recém-inventado, o que significou um salto espetacular na obtenção de medidas rápidas e confiáveis da acidez11,48.
Beckman percebeu o grande potencial de mercado que seu produto possuía44,47,48 e tentou oferecê-lo para várias indústrias, sem sucesso. Então resolveu criar sua própria empresa. Em 1935, fundou a "National Technical Laboratories", que comercializou o primeiro medidor de pH, e que foi o começo da empresa que hoje é conhecida como "Beckman Instruments". Seu aparelho chamava-se "acid-o-meter", daí os termos "acidimeter" e "acidímetro". Por conta da medida de pH que realiza, o termo "peagâmetro" se impôs mais tarde na língua portuguesa. Em 1935, uma segunda versão do instrumento foi lançada comercialmente, e a patente foi depositada no ano seguinte. As vendas de peagâmetros nos Estados Unidos saltaram de 444 unidades, em 1936, para quase 2000 unidades, três anos depois48.
...