CONVERSOR DE SINAL PWM PARA DIGITAL
Por: João Victor Azedo • 12/12/2019 • Trabalho acadêmico • 793 Palavras (4 Páginas) • 299 Visualizações
TIMÓTEO DA SILVA OLIVEIRA
MATHEUS DE OLIVEIRA SILVA
ELDER FARIA VIEIRA
JOÃO VICTOR AZEDO ARANTES
CONVERSOR DE SINAL PWM PARA DIGITAL
ITUMBIARA[pic 2]
2019
TIMÓTEO DA SILVA OLIVEIRA
MATHEUS DE OLIVEIRA SILVA
ELDER FARIA VIEIRA
JOÃO VICTOR AZEDO ARANTES
CONVERSOR DE SINAL PWM PARA DIGITAL
Relatório para disciplina de Eletrônica Analógica 1, apresentado como requisito parcial à conclusão do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás.
ITUMBIARA
2019[pic 3]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
MATERIAIS UTILIZADOS 5
DESENVOLVIMENTO 6
CONCLUSÃO 8
[pic 4]
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo construir um circuito que seja capaz de receber um sinal pulsante (PWM) em sua entrada e que forneça um sinal digital e constante em sua saída. Usando o software PROTEUS (ARES e ISIS) foram feitos as esquematizações do circuito empregando resistores, capacitores, amplificadores operacionais, trimpots e soquetes, testados no software para que pudessem ser dimensionados e implementados fisicamente.
O que é um sinal PWM?
O sinal PWM (em inglês Pulse-Width Modulation ou Modulação por Largura de Pulso, no português) é um sinal pulsante em um condutor, que pode ser utilizada para simular uma tensão estática variável e através da largura do pulso de uma onda quadrada é possível o controle de potência ou velocidade. Hoje é comumente aplicada no controle de motores elétricos, aquecedores, LEDs ou luzes em diferentes intensidades ou frequências que necessitem de uma variação na potência entregue.
Diferentemente da técnica FM – Frequência Modulada – o PWM mantém sua frequência fixa para não comprometer o funcionamento do equipamento e apresenta a vantagem de manter sempre o sinal digital, que está menos sujeito à ruídos. A grosso modo, o PWM é um modo de codificar um sinal analógico e/ou controla-los digitalmente, reduzindo os custos e consumo de potência.
A proposta do trabalho pede um circuito que seja capaz de receber um sinal PWM e devolver um sinal contínuo que seja de valor 50% inferior (retificado) do entregue na entrada.
MATERIAIS UTILIZADOS
Para a confecção do circuito foram utilizados os seguintes materiais:
- 2 Borners (para entrada e saída);
- 3 resistores de 10k Ohms cada (10.000 Ohms);
- 1 resistor de 1M Ohms (1.000.000 Ohms);
- 2 capacitores de 1 uF cada (1x10-6 Farad);
- 1 Amplificador LM741;
- 1 Trimpot;
- 1 placa de dupla face;
- 1 soquete de CI de 8 pernas;
DESENVOLVIMENTO
O circuito recebe uma fonte pulsante (5 Volts em PWM) em suas entradas e devolve um sinal digital contínuo retificado em 50% na saída (2,5 Volts contínuo).
O pulso PWM virá pelo borner J2 que alimentará os resistores e os capacitores de 1uF. Estes últimos manterão a tensão quando o pulso estiver no nível baixo pois nesse momento eles se descarregam entregando essa tensão no lugar do pulso (que estará no zero).
...