Caracterização de uma placa metálica a partir da condutividade térmica
Por: Ricardo Marinho Nogueira Fernandes • 13/3/2017 • Artigo • 1.211 Palavras (5 Páginas) • 281 Visualizações
RELATÓRIO DO EXPERIMENTO 1: CARACTERIZAÇÃO DE UMA PLACA METÁLICA A PARTIR DE SUA CONDUTIVIDADE TÉRMICA
André Victor Barros, andre_karosso@hotmail.com1
Bruno Cavalcanti Pitta, bruno@acobrasil.com.br1
Bruno Gurgel Marinho Fernandes, bgmfernandes@hotmail.com1
1Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduação em Engenharia Mecânica.
Resumo: O presenete trabalho tem o objetivo de relatar o experimento entitulado "Caracterização de uma placa metálica a partir de sua condutividade térmica". O expemento ilustra o uso da condutividade térmica como característica intrinseca ao material, sendo utilizada para determinar o material, de uma placa plana desconhecida, a partir do cálculo da propriedade. Sabendo-se que o fluxo de calor ao longo de uma superfície em regime permanente é constante, e conhecendo-se a condutividade térmica de uma placa de vidro foi possível determinar o fluxo de calor ao longo da placa metálica do forno a partir da Lei de Fourier. E posteriormente, com o auxílio da mesma lei, determinar a condutividade térmica do material metálico utilizado.
Palavras-chave: condutividade térmica, fluxo de calor, Lei de Fourier.
- INTRODUÇÃO
No dia 14 de Março de 2012 foi realizado no laboratório de mecânica dos fluidos (Núcleo de Tecnologia – CT) um experimento para caracterização da condutividade térmica de um material. Para o experimento foram utilizados: um forno com uma chapa metálica acoplada, uma placa de vidro com condutividade térmica conhecida, uma placa metálica de material desconhecido, um termopar e um paquímetro. Foi calculado o fluxo de calor através da placa de vidro por meio das tomadas de temperatura feitas com o termopar, utilizando-se a Lei de Fourier para placas planas. O experimento foi repetido para a placa metálica. Tendo-se o fluxo de calor e a espessura da placa conhecida, e fazendo-se a medida da temperatura da superfície do forno e da placa metálica, foi obtida novamente pela equação de Fourier a condutividade térmica desta. Posteriormente, o valor encontrado foi analisado e comparado com o valor encontrado na literatura.
- DESENVOLVIMENTO
- Condução Térmica
Condução é o método de transferência de calor, onde a energia é transferida das partículas mais energéticas para as menos energéticas de uma substancia devido ás interações entre as partículas. Processo que ocorre para as substancias em estado sólido.
O fluxo de calor da chapa aquecida para as outras placas em sua superfície ocorre por condução por se tratar da interação de duas estruturas no estado sólido.
- Condutividade Térmica
No experimento a condutividade térmica é utilizada para a caracterização do material utilizado. É sabido que esta propriedade está intrinsecamente relacionada ao tipo de material. A propriedade é uma medida que quantifica o fluxo de calor que atravessa uma placa plana por unidade de comprimento (espessura do material em questão)e da diferença de temperatura das extremidades da placa (W∕m*K – Unidade no utilizada no sistema internacional). A condutividade térmica fornece uma indicação da taxa na qual a energia é transferida por difusão para placas planas.
Neste experimento utilizamos a Lei de Fourier para placas planas - Eq. (1).
” = Eq. (1)[pic 1][pic 2]
Onde: ” = fluxo térmico em W∕[pic 3][pic 4]
K = condutividade térmica do material em W∕m*K
ΔT = diferença de temperatura entre as superfícies da placa, podendo ser dada em K ou ̊C.
ΔX = espessura da placa, dada em metros.
A equação se aplica para fluxos de calor por condução que atuam de forma unidimensional, como o da placa plana de contato em questão.
- Materiais Utilizados
Os materiais utilizados no experimento feito foram os seguintes: Placa de vidro com espessura de 5,9 milímetros, placa metálica feita de material desconhecido com espessura de 6,35 milímetros, paquímetro, termopar, forno elétrico com chapa metálica acoplada e uma pinça
- Metodologia
Para descobrir a condutividade térmica da placa e assim caracterizar o material, é necessário calcular o fluxo de calor gerado pelo forno com a chapa metálica acoplada, à partir de um material com condutividade térmica conhecida.
Primeiramente, foi medida a espessura das placas, sendo obtidos 5,9mm para o vidro e 6,35mm para a placa de metal desconhecido. Depois o forno foi ligado e medimos a sua temperatura após a sua estabilização, tendo sido obtido 217 ̊C na superfície em questão. A temperatura ambiente medida para o experimento foi de 22̊C, sendo também essa a temperatura do vidro.
...