Carga Admissível de Uma Fundação
Por: willian007275 • 28/3/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 2.822 Palavras (12 Páginas) • 188 Visualizações
Aluno: Willian Mandacari Villar.
Trabalho – Tipos de Fundações
Fundações a serem estudadas:
- Sapata:
- Características gerais: As sapatas não trabalham apenas à compressão simples, mas também à flexão, devendo, neste caso, serem executadas incluindo material resistente à tração, no caso as armaduras.
- Método executivo: Utiliza-se concreto magro aplicado em uma forma que faz o rodapé com folga de 5 cm, posiciona as formas de acordo com o gabarito de locação, prepara-se uma superfície de apoio, então coloca a armadura, conferindo o posicionamento do pilar em relação a caixa com as armações. Colocar as guias de arame para acompanhar o declive da superfície do concreto. a etapa final compreende a limpeza do fundo da vala de materiais soltos, lama, o apiloamento com soquete ou sapo mecânico e a execução do concreto “magro”, que é um lastro de concreto com pouco cimento, com função de regularizar a superfície de apoio e não permitir a saída da água do concreto da sapata, além de isolar a armadura do solo. A vala deve ser executada com pelo menos 10 cm de folga a mais da largura da sapata para permitir o trabalho dos operários dentro dela.
- Limitações: Utilizada para solos coesos e onde não atinge o NA (nível da agua).
- Vantagens e Desvantagens: Mão de obra barata, não precisa de mao de obra especializada. Muito tempo para sua execução, perigoso para o operário, não atinge grandes profundidades.
- Radier:
- Características gerais: Como se fosse varias sapatas em uma só, utilizada quando a área da sapata em relação ultrapassa os 50%.
- Método executivo: Este é executado em concreto armado, uma vez que, além de esforços de compressão, devem resistir a momentos provenientes dos pilares diferencialmente carregados, e ocasionalmente a pressões do lençol freático (necessidade de armadura negativa).
- Limitações: Não pode ser executada abaixo do NA, demora na execução, necessita de adensamento do concreto.
- Vantagens e Desvantagens: O fato do radier ser uma peça inteiriça pode lhe conferir uma alta rigidez, o que muitas vezes evita grandes recalques diferenciais. Uma outra vantagem é que a sua execução cria uma plataforma de trabalho para os serviços posteriores; porém, em contrapartida, impõe a execução precoce de todos os serviços enterrados na área do radier (instalações sanitárias, etc.). Reduz os recalques diferenciais.
- Tubulão a Céu Aberto:
- Características gerais: Tubulões são elementos estruturais da fundação que transmitem a carga ao solo resistente por compressão, através da escavação de um fuste cilíndrico e uma base alargada tronco-cônica a uma profundidade igual ou maior do que três vezes o seu diâmetro.
- Método executivo: Consiste em um poço aberto manualmente ou mecanicamente em solos coesivos, de modo que não haja desmoronamento durante a escavação, e acima do nível d’água. Quando há tendência de desmoronamento, reveste-se o furo com alvenaria de tijolo, tubo de concreto ou tubo de aço. O fuste é escavado até a cota desejada, a base é alargada e posteriormente enche-se de concreto.
- Limitações: Difícil de se executar abaixo do NA, por ser uma fundação rasa.
- Vantagens e Desvantagens: Barato, porém leva tempo para se executar, mão de obra não precisa ser especializada.
- Tubulão a Ar Comprimido:
- Características gerais: Este tipo de fundação é utilizado quando existe água, exige-se grandes profundidades e existe o perigo de desmoronamento das paredes. Neste caso, a injeção de ar comprimido nos tubulões impede a entrada de água, pois a pressão interna é maior que a pressão da água, sendo a pressão empregada no máximo de 3 atm, limitando a profundidade em 30m abaixo do nível d’água.
- Método executivo: Permite que seja executados normalmente os trabalhos de escavação, alargamento do fuste e concretagem. O equipamento utilizado compõe de uma câmara de equilíbrio e um compressor. Durante a compressão, o sangue dos homens absorve mais gases do que na pressão normal. Se a descompressão for feita muito rapidamente, o gás absorvido em excesso no sangue pode formar bolhas, que por sua vez podem provocar dores e até morte por embolia. Para evitar esse problema, antes de passar à pressão normal, os trabalhadores devem sofrer um processo de descompressão lenta (nunca inferior a 15 minutos) numa câmara de emergência. Estes tubulões são encamisados com camisas de concreto ou de aço. No caso de camisa de concreto, a cravação da camisa, abertura e concretagem da base é feita sob ar comprimido, pois o serviço é feito manualmente. Se a camisa é de aço, a cravação é feita a céu aberto com auxílio de um bate estacas e a abertura e concretagem do tubulão são feitos a ar comprimido.
- Limitações: Exige equipe especializada para sua execução, demora muito para executar e concretar.
- Vantagens e Desvantagens: Mão de obra especializada, mais caras que algumas fundações estacas, evita acidentes com funcionários na obra que pode levar a óbito.
- Estaca Metálica:
- Características gerais: As estacas metálicas podem ser perfis laminados, perfis soldados, trilhos soldados ou estacas tubulares. Podem ser cravadas em quase todos os tipos de terreno.
- Método executivo: O material vem pronto em barras, so é preciso moldar conforme solicitado em projeto.
- Limitações: Seu emprego necessita com cuidados sobre a corrosão do material metálico.
- Vantagens e Desvantagens: Possuem facilidade de corte e emenda; podem atingir grande capacidade de carga; trabalham bem à flexão; e, se utilizadas em serviços provisórios, podem ser reaproveitadas várias vezes. Sua maior desvantagem é o custo maior em relação às estacas pré-moldadas de concreto, Strauss e Franki.
- Estaca Pré-moldada de Concreto:
- Características gerais: Estas estacas podem ser de concreto armado ou protendido.
- Método executivo: Costumam ser pré-fabricadas em firmas especializadas, com suas responsabilidades bem definidas, ou no próprio canteiro, sempre num processo sob controle rigoroso
...