Cargos E Salarios
Exames: Cargos E Salarios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tati250476 • 14/10/2013 • 6.557 Palavras (27 Páginas) • 568 Visualizações
O que é um plano de cargos e salários?
É o conjunto de normas que rege a estrutura de gestão de pessoas de uma empresa, determinando a posição de cada profissional dentro do quadro de funcionários. Comparando uma empresa com um time de futebol, o plano de cargos e salários se compara ao esquema tático de um clube antes de uma partida. Nele, o técnico define a posição de cada jogador da maneira em que cada um possa dar ao seu melhor e contribuir para a equipe como um todo.
Em uma micro ou pequena empresa a situação é a mesma. Os gestores devem definir o plano de cargos e salários de maneira que os funcionários trabalhem em suas melhores posições para fortalecer toda a equipe.
Quais são os objetivos plano de cargos e salários?
• Proporcionar aos colaboradores crescimento e desenvolvimento profissional dentro de uma empresa;
• Equilibrar o clima organizacional da empresa por meio da definição harmônica do desempenho de cada colaborador;
• Estruturar a gestão de pessoas dentro da empresa;
• Deixar claro aos colaboradores quais são os critérios da empresa em relação aos salários e seus respectivos cargos;
• Definir jornadas de trabalho, jornadas de trabalho especiais e horas extra;
• Analisar a composição do salário de cada cargo, definindo também
• benefícios extras.
Como fazer um plano de cargos e salários?
1º Passo – Para você montar um plano de cargos e salários simplificado para sua empresa, primeiramente você deve se organizar com os gestores da empresa para atribuir as funções e responsabilidade de cada colaborador na empresa. Nesta etapa, se você tiver um organograma da empresa poderá economizar muito tempo. Veja um exemplo de organograma a seguir para entender melhor:
2º Passo – Consultar sindicatos de profissionais e pesquisas de mercado para definir a estrutura adequada de salário inicial para cada cargo da empresa. Defina uma estrutura condizente com a situação da empresa e alinhada ao que se paga para seus funcionários também em outras empresas do seu ramo.
3º Passo – Definir os planos de cargo e a estrutura de cada carreira. Deixar claro quais são os passos para evoluir em cada função, se esta evolução acontece por tempo dentro da empresa, por produtividade ou também por um diploma de pós-graduação ou mestrado. Muitas empresas do setor de Tecnologia da Informação e de Publicidade utilizam os termos junior (para iniciantes), pleno (para profissionais com um pouco de experiência) e senior (para profissionais com muita experiência).
4º Passo – Avaliar como cada colaborador desempenha sua função dentro da empresa, quais são suas melhores atividades, seus pontos fortes e pontos fracos. Nesta etapa, aplicar um Questionário de avaliação de desempenho pode ser muito útil para extrair as qualidades e talentos de sua equipe.
5º Passo - Por último, os gestores responsáveis pelo plano de cargos e salários devem analisar cada os perfil dos colaboradores da equipe e encaixá-los nos cargos definidos dentro da primeira etapa da implementação do plano de cargos e salários
1. Definições e Conceitos
Vamos verificar as definições da atividade de cargos e salários, de forma separada.
CARGO: para Lacombe (2004) é um conjunto de atribuições de natureza e requisitos semelhantes e que têm responsabilidades específicas a serem praticadas pelo seu ocupante (do cargo).
Para Chiavenato (1999) é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa e que figura em certa posição formal do organograma da empresa. Cargos são intencionalmente desenhados, projetados, delineados, definidos e estabelecidos dentro de uma racionalidade: a busca da eficiência da organização.
A atividade de cargos cuida da análise e da avaliação de cargos, considerando os critérios já estabelecidos a cada cargo e em relação aos demais, observando as responsabilidades e limitações para o seu desempenho.
SALÁRIO: é a contraprestação em dinheiro, recebida periodicamente pelo corpo funcional, em face de um trabalho desenvolvido num espaço de tempo previamente definido.
O estudo de cargos e salários é, segundo Qualitas (2005, apud ARAUJO, 2006, p. 46)
{...} um instrumento que permitirá à empresa a administração de seus recursos humanos na contratação, movimentações horizontais (méritos) e verticais (promoções) de seus profissionais e retenção de talentos da empresa. A definição de cargos e salários estabelecerá uma política salarial eficaz que permitirá a ascensão profissional dos colaboradores de acordo com suas aptidões e desempenhos; assim como subsidiará o desenvolvimento do plano de carreiras.
Tarefa: conjunto de elementos que requer o esforço humano para determinado fim, e quando tarefas suficientes se acumulam para justificar o emprego de uma pessoa, surge, então, a função.
Função: é definida por representar um conjunto de deveres, tarefas e responsabilidades que requerem serviços de uma pessoa. Sendo assim, quando há um conjunto de funções similares forma-se o cargo, que passa a ser entendido também como um grupo de funções idênticas na maioria ou em todos os aspectos mais importantes das tarefas que as compõem.
TIPOS DE SALÁRIOS:
1. Nominal (ou bruto) > é aquele que consta na ficha de registro, na carteira profissional e em todos os documentos legais. Pode se expresso em hora, dia, semana, mês, etc..
2. Efetivo (ou líquido) > É o valor efetivamente recebido pelo empregado, já descontadas as obrigações legais (INSS, IR,etc.).
3. Salário Complessivo > É ó que tem inserido no seu bojo, toda e qualquer parcelaadicional (hora extra etc.).
4. Salário Profissional > É aquele cujo valor está expresso na lei, e se destina, especificamente a algumas profissões (por exemplo, médicos, engenheiros, psicólogos).
5. Salário Relativo > É a figura de comparação entre um salário e outro na mesma empresa.
6. Salário Absoluto > É o montante que o empregado recebe,l´quido de todos os descontos, e que determina o seu orçamento.
EQUILÍBRIO
...