ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
Casos: ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danielisk • 24/11/2013 • 4.677 Palavras (19 Páginas) • 894 Visualizações
INTRODUÇÃO
Vamos ver na etapa 1 sobre salário e motivação, veremos se o salário é o único motivador para os funcionários, ou se necessitamos de outras benefícios para nos sentirmos motivados em nossos empregos.
O salário contribui indiretamente, por que ele satisfaz as necessidades básicas. Independente da empresa, o salário contribui para aceitação social do indivíduo, é de forma objetiva uma demonstração do valor do seu trabalho.
Como qualquer planejamento de recursos humanos começa por um bom plano de cargos e salários, na etapa 2, identificamos uma empresa na qual vamos trabalhar um plano, e desenvolvemos as descrições dos principais cargos, para que nas etapas posteriores possa ser implantada outros planos.
ETAPA 01 –PASSO 01
SALÁRIO E MOTIVADOR?
Salário é uma forma de compensação ao indivíduo que trabalha, que executa tarefas indispensável ao sucesso de uma empresa. É um meio através do qual o empregado visa satisfazer as suas necessidades e de sua família.
Já motivação, e aquilo que nos move, nos coloca em movimento, ativos, esta deve, estar sempre ligada a satisfação é algo pessoal e interior, cada indivíduo se motiva de maneira diferente, para alguns autores os indivíduos se motiva quando tem suas necessidades são supridas, essas necessidades são classificadas em:
• Fisiológicas
• Segurança
• Social
• Autoestima
• Auto realização
Uma vez alcançada uma necessidade a outra se torna o fator motivacional.
Então o salário Se analisado isoladamente não e um agente motivador, pois tem como objetivos, suprir as necessidades fisiológicas como pagar contas e realizar os desejos do ser humano, ou seja e a mera troca de favores. Da mesma forma se analisarmos só os benéficos, sem levar em consideração o salário, também não será motivador, ou seja deve haver um equilíbrio entre ambos.
É necessário que a organização tenha um bom plano de cargos e salários, a implantação é essencial para uma boa gestão. A partir da definição de cargos e salários é possível adotar uma política de remuneração mais justa e adequada, valorizando as competências de cada profissional.
ETAPA01 PASSO 02
QUADRO COMPARATIVO DAS TEORIAS DE MOTIVAÇÃO
ABRAHAM MASLOW FREDERIK HERZBERG DAVID MACCLLAND
Teoria da hierarquia das necessidades. Teoria dos fatores higiênicos e motivacionais de. Teoria da motivação pelo êxito/ ou medo.
Para Maslow as necessidades humanas podem ser divididas em cinco: Fisiológicas, segurança, social, autoestima, auto realização dentro de uma escala na qual a partir do momento em que temos uma necessidade satisfeita, a necessidade seguinte passa a ser o fator motivador. Herzberg divide os benefícios oferecidos pela empresa em: Higiênicos e Motivacionais.
Sendo os higiênicos os benefícios como: ambiente de trabalho, relacionamento com superiores, benefícios sócias e salario.
Já os motivadores estão relacionados com o cargo ocupado como: responsabilidade exigida, reconhecimento, habilidades necessárias. Para Macclland a motivação e dividida em três necessidades:
Realização: competir como forma de auto avaliação
Afiliação: relacionar-se cordialmente e afetuosamente
Poder: exercer influência.
Passo 3:
Informações da Empresa
História da Empresa: A empresa acaba de inaugurar, o proprietário já trabalha alguns anos no ramo, mais a empresa que trabalhava a venda. E ele por sua dedicação havia conquistado grades clientes, decidiu comprar a oficina continuar com a cartela de clientes.
Empresa: G.S Bombas
Localização: Rua Paulo Benkendorfer, 755 – Bairro: Czerniewisk
Jaraguá do sul- Sc
Contato:
Funcionaria responsável: Elen – Aux.Financeiro
Fone: (47) 3275-4380
E-mail: contato@gsbombas.com.br
Tamanho: Pequeno Porte
Missão: Fazer sempre o melhor, Atingindo a satisfação de nossos Clientes e Superando suas expectativas. Construir uma base sólida, Integrada com o progresso, Transformando tecnologia em benefícios. Estar sempre na busca de um ideal, Comprometidos na valorização do homem.
Visão: Atender seus Clientes com a máxima excelência e qualidade, contando com uma estrutura enxuta, desprovida de burocracia, simples, ágil e seu maior capital – recursos humanos – deve estar comprometido com o foco principal da organização, a fim de torná-la cada vez mais competitiva no mercado, ofertando soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
Valores: Inovação / Qualidade / Liderança / Simplicidade / Trabalho em Equipe / Integridade.
Público Alvo: empresas do ramo metalúrgico.
Quantidade de Funcionários: 08 pessoas
ETAPA 02
DESCRIÇÃO DOS CARGOS
2.1 AUXILIAR DE MECÂNICA INDUSTRIAL
Título do cargo: auxiliar de mecânica industrial
Unidade: produção
Descrição sumaria:
• Fabrica, repara, recupera e faz acabamento de peças ou partes de equipamento mecânicos, operando maquinas e utilizando ferramentas manuais.
Descrição
...