Cargos E Salários
Artigo: Cargos E Salários. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianeturra • 11/10/2014 • 748 Palavras (3 Páginas) • 401 Visualizações
CARGOS E SALARIOS
Considerando as teorias motivacionais modernas encontramos duas que são extremamente importantes para compreendermos o mecanismo de motivação do ser humano, são elas: a Hierarquia das Necessidades “, de A. Maslow, e os” Fatores Motivadores e Higiênicos “, de F. Herzberg. Associando a teoria de Maslow à questão de salário, como fator de motivação, observamos que indiretamente o salário contribui para a satisfação das necessidades (fisiológicas, segurança, social, auto-estima e auto-realização)”.
O salário é uma demonstração objetiva do quanto à empresa valoriza o trabalho de seu funcionário. Associado ao plano de carreiras, se bem administrado pelo departamento de Recursos Humanos da empresa, ele pode vir a ser não propriamente um fator de motivação, mas um fator que servirá de base aos fatores motivadores ligados ao cargo ocupado, à perspectiva de crescimento profissional e trabalho executado estando estritamente ligado a esses.
Através da teoria de Herzberg, poderemos compreender melhor que o papel do salário que está intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas. Ele divide os fatores higiênicos e motivadores, sendo que os higiênicos abrangem todos os benefícios oferecidos pela empresa e os motivadores estão relacionados ao cargo ocupado pelo empregado, e abrangem o trabalho
adequadamente realizado, responsabilidade exigida, reconhecimento e progressos profissionais, que levam os funcionários de estados de não satisfação ao de satisfação.
Podemos concluir que o salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente, mas sim em conjunto com outros fatores considerados motivacionais. O salário vem fortalecer os aspectos motivadores que o empregado encontra na empresa para melhorar seu desempenho, para isso são necessários planos adequados de Recursos Humanos, os planos básicos é sem dúvida, o de cargos e salários, porque sem ele dificilmente os demais planos de desenvolvimento funcionam. Após a implantação do programa de cargos e salários é que devem ser implantados os planos de carreira, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e potencial, e de planejamento de recursos humanos.
Planejamento para implantação
A preocupação central da administração de Cargos e Salários é a manutenção do equilíbrio interno e externo. O equilíbrio interno é conseguido pela correta avaliação dos cargos de forma a manter uma hierarquia e o equilíbrio externo é conseguido através da adequação salarial da organização frente ao mercado de trabalho. Eles são importantes, porque os funcionários comparam suas remunerações com as dos demais empregados e com as remunerações do mercado de trabalho,
caso a organização não consiga atingir este equilíbrio ela corre o risco de ter funcionários desmotivados e tem dificuldade de manter seus talentos profissionais.
Etapas para implantação do Plano de Administração de Cargos e Salários
1) Planejamento e divulgação do plano;
2) Análise dos cargos;
3) Avaliação dos cargos;
4) Pesquisa salarial;
5) Estrutura salarial;
6) Política salarial;
7) Política de remuneração;
8) Carreiras profissionais.
Plano
...