Ciência dos Materiais e Microestrutura
Por: Camila Soares • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 391 Palavras (2 Páginas) • 912 Visualizações
Ciência dos Materiais e Microestruturas – Professor Manoel Júnior
Pré-projeto
• Embutimento: O embutimento da amostra é realizado para facilitar o manuseio de peças pequenas, evitarem a danificação da lixa ou do pano de polimento, abaulamento da superfície, que traz sérias dificuldades ao observador. O embutimento consiste em circundar a amostra com um material adequado, formando um corpo único. Ele pode ser a frio e a quente, dependendo das circunstâncias e da amostra a ser embutida.
• Lixamento: Operação que tem por objetivo eliminar riscos e marcas mais profundas da superfície dando um acabamento a esta superfície, preparando-a para o polimento.
• Polimento: Operação pós lixamento que visa um acabamento superficial polido isento de marcas, utiliza para este fim abrasivos como pasta de diamante ou alumina.
• Ataque químico: Seu objetivo é permitir a identificação (visualização) dos contornos de grão e as diferentes fases na microestrutura.
- Por que durante o Lixamento a amostra deve ser girada de 90º, quando há mudança de lixa mais grossa para lixa mais fina?
Muda-se de direção (90°) em cada lixa subsequente para desaparecerem os traços da lixa anterior.
- Por que existe a necessidade de utilizarem-se lixas e panos de polimento com granulometrias tão diferenciadas?
É necessário ir mudando a granulometria da lixa e/ou pano de polimento para ir melhorando o acabamento da peça (rugosidade superficial).
- Por que a limpeza da amostra durante o polimento é tão importante?
A limpeza é uma etapa importante pois se não submeter as amostras nesse processo, poderá ocorrer falha nestas e prejudicar a metalografia, proporcionando resultados diferentes daqueles esperados.
- Por que o polimento de materiais muito moles é mais difícil?
O polimento de materiais muito moles é mais difícil, pois eles são mais susceptíveis a serem riscados. Com isso, é necessário um certo cuidado, usando lixas de granulometria cada vez mais finas.
- Qual é a finalidade do ataque metalográfico?
Possui como objetivo a permissão de identificação dos contornos de grãos e as diferentes fases na microestrutura.
- Do que se trata tamanho de grão ASTM? Como determinar e quais são as equações utilizadas? Quais as influências do tamanho de grão nas propriedades dos materiais?
- Quais são os métodos utilizado para estimar a composição química (quantidade de carbono) de um determinado aço, a partir da microscopia ótica? • Detalhamento dos materiais selecionados para se trabalhar, contendo composição química, aplicação, justificativa da escolha dos metais e etc.
...