Ciências dos Materiais
Por: brunojagua • 25/6/2017 • Resenha • 3.752 Palavras (16 Páginas) • 396 Visualizações
Lista de exercício – Estrutura Atômica da Matéria 14/4/14
1. Conceitue e discuta brevemente as ligações atômicas (primárias).
Ligações Primárias- iônica, covalente ou metálica, que são relativamente fortes
2. Conceitue e discuta brevemente as ligações moleculares (ligações secundarias).
Ligações Secundárias – Van der Waals e hidrogênio que são fracas.
3. O que são estruturas cristalinas? De exemplos que incluam os 3 tipos de ligação atômica.
O conceito de estrutura cristalina está relacionado à organização dos átomos de forma geométrica.
As moléculas das estruturas cristalinas podem possuir dois tipos de ligações, as direcionais, em que se incluem as covalentes e dipolo-dipolo e as não-direcionais em que estão as ligações metálica, iônica, van der Walls.
4. Cite as 5 principais classes de materiais e sua principais propriedades.
matérias metálicos (dúctil, resistência mecânica elevada, condutor elétrico, dureza)
matérias polímeros(dúctil, baixa resistência mecânica, baixa dureza, flexível)
matérias cerâmicos(frágil, isolante térmico e elétrico, dureza elevada)
matérias compósito (características especificas e propriedades desejáveis, ex:cimentos armado, polímeros com fibra de vidro, a madeira é um compósito natural)
materias semicondutores(material básico para produção de transistores )
5. Explique sucintamente a diferença entre materiais isolantes e condutores.
O que determina se um material é condutor ou isolante é justamente a existência dos elétrons livres. São eles os responsáveis pela passagem e transporte da corrente elétrica através dos materiais. Material condutor possui elétrons livres, já o isolante não possui, pois os elétrons são ligados fortemente ao núcleo atômico.
6.Explique os materiais Magnéticos quanto ao comportamento “hard” e “soft” e aplicações para cada tipo.
Os “Hard Magnetics”, ou materiais magnéticos duros, são os imãs e caracterizam-se por apresentar força magnética permanente. Já os materiais “Soft Magnetics” ou materiais magnéticos moles são os que apresentam força magnética somente em presença de um campo magnético externo.
7. Explique sucintamente o que entende-‐se por magnetostricção.
A magnetostricção é a propriedade dos materiais ferromagnéticos de se deformarem pela presença de um campo magnético externo.
8. Explique sucintamente o que entende-‐se por piezo-‐eletricidade.
Piezoeletricidade é a capacidade de alguns cristais gerarem tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica. Sendo interpretado como a produção de energia elétrica devido a compressão sobre determinados materiais.
9.Explique a relação entre modulo de elasticidade, temperatura de fusão e coeficiente de expansão linear dos elementos metálicos.
CADERNO
10. Explique sucintamente por que uma liga de Fe e Cr torna-‐se inoxidável a partir de uma certa porcentagem de Cr.
O Cr deposita-se na superfície do Fe e a partir de uma certa porcentagem torna-se uma espécie de isolante, impedindo a troca de ions entre o oxigênio do ar e o Fe, tornando-se inoxidável.(esta camada isolante chama-se filme de oxido de cromo)
11. Explique por que os óxidos isolantes fornecem boa proteção contra corrosão.
Os óxidos isolantes estão oxidados, formando um filme sobre o material a que se quer tornar inoxidável, protegendo-o contra a corrosão.
12. Quais são os 3 principais tipos de estrutura cristalinas que ocorrem nos metais.
Cubo de face centrada(CFC)
Cubo de corpo centrado(CCC)
Hexagonal composto(HC)
13. Explique sucintamente como ocorre a deformação plástica nos metais cristalinos, considerando um monocristal.
O processo de deformação no qual a tensão e a deformação são proporcionais é chamado de deformação elástica. Num gráfico da tensão em função da deformação resulta em uma relação linear. A inclinação(coef. Angular) deste corresponte ao modulo de elasticidade. E este modulo pode ser considerado como sendo a rigidez. Quanto maior o modulo mais rígido será o material.
14. Explique sucintamente a discrepância entre a resistência teórica e a real dos metais e como as discordâncias funcionam.
Quando um material está sendo ensaiado sob uma tração segue-se a curva de tensão-deformação, após atingir o ponto de limite de resistência a tração, o material começa a encruar criando o chamado “pescoso”, após a área da secao vai diminuindo ate o rompimento. A resistência teórica leva em consideração apenas a seção reta original antes de qualquer deformação, já a resistência real, leva em consideração essa diminuição da área da região do pescoso.
Uma discordância é um defeiro linear ou unidirecional em torno do qual alguns átomos estão desalinhados. A deformação plástica corresponde ao movimento de grandes números de discordância.
15. Cite os principais defeitos cristalinos que ocorrem nos metais.
Os defeitos cristalinos são imperfeições que ocorrem no arranjo periódico regular dos átomos em um cristal. Podem envolver irregularidades na “posição dos átomos” e no “tipo de átomos”. Todos cristais reais apresentam inúmeros defeitos.
Defeitos Pontuais (associados com 1 ou 2 posições atômicas), vacâncias (lacunas); impurezas intersticiais e substitucionais. Defeitos Lineares, Discordâncias (deslocamentos).
16. Explique por que os metais são os únicos materiais de alto ponto de fusão que apresentam ductilidade a temperatura ambiente.
Os metais como tem uma nuvem de elétrons em volta devido apresentar ligações interatômicas do tipo metálica e uma ligação não direcional eles escorregam, (as ligações são moveis mesmo a baixa temperatura), assim tendo uma boa ductibilidade.
...