Ciências dos materiais
Por: maritrombaco • 29/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.214 Palavras (9 Páginas) • 276 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução
ATIVIDADE 1 ESTRUTURAS CRISTALINAS. IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS
Passo1
Passo 2
ATIVIDADE 2 PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS (FALHA)
Passo 1.
Passo 2
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Introdução
Esta Atps tem como objetivo apresentar a característica de alguns materiais que tem sua classificação básica como metais e cerâmicas.
Também estará apresentando em forma de questionário após um teste a estrutura do material e sua falha.
ATIVIDADE 1 ESTRUTURAS CRISTALINAS. IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS
Passo1
1 – Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet as principais características dos materiais que apresentam as classificações básicas que são os metais, cerâmicos, polímeros e compósitos.
METAIS
Materiais metálicos são substancias inorgânicas normalmente combinações de elementos metálicos e podem, também, conter elementos não metálicos. Possuem um grande número de elétrons não localizados, ou seja, elétrons que não estão ligados a qualquer átomo em particular, e muitas propriedades dos metais são atribuídas diretamente a esses átomos.
Excelente condutor elétrico e de calor, não transparentes à luz visível e são fortes, mas deformáveis. Quase todos os metais são mecanicamente resistentes, dúcteis e muitos mantém esta resistência mesmo em altas temperaturas.
CERÂMICOS
Os cerâmicos são constituídos entre os elementos metálicos e não metálicos, constituindo-se frequentemente de óxidos, nitratos e carbetos. A maioria dos cerâmicos apresenta alta dureza e elevada resistência mecânica mesmo em altas temperaturas e ambientes abrasivos, são duros, porém, quebradiços.
É grande a variação de materiais que se enquadram nesta classificação, incluindo os compostos por materiais argilosos, cimento e vidro.
POLÍMEROS
Os polímeros compreendem os materiais comuns de plástico e borracha. Muitos são compostos orgânicos que têm sua química baseada no carbono, hidrogênio, e outros elementos não metálicos. Os polímeros possuem baixas densidades, e podem ser extremamente flexíveis.
COMPÓSITOS
São combinações entre dois ou mais materiais, e a fibra de vidro é o exemplo mais familiar, onde as fibras de vidro são incorporadas no interior de um material polimérico, adquirindo a resistência do vidro e a flexibilidade do polímero. Um compósito é projetado para mostrar a combinação das melhores características de cada um dos materiais que o compõem.
2 - Completar a tabela 1 apresentada a seguir de acordo com os estudos realizados no passo 1 sobre as noções básicas de materiais metálicos.
Características das estruturas cristalinas de sistema cúbico.
[pic 1]
Passo 2
1 – Discutir detalhadamente cada item que compõe o tetraedro.
COMPOSIÇÃO
Natureza química dos materiais. A composição da às características indispensáveis para uma melhor execução permanente aos materiais.
MICROESTRURURA
Associada ao arranjo dos componentes do material em estudo, diz se o material e resistente, dúctil, duro, mostra a quantidade de outros materiais entre outras características.
• Microestrutura (alguns μm = 10-6 m até mm)
PROCESSAMENTO
Conjunto de técnicas para obtenção de materiais com formas e propriedades específicas. Apresenta o material que no qual tem ótima maleabilidade que tolera o esforço mecânico.
PERFORMACE
Resultado de um material a um estimulo externo, presente nas condições de utilização.
2 – Apresentar a conexão existente entre os itens descritos na figura. Explicar como se relaciona cada item.
Propriedade desempenho/custo
Quando se troca o material ele tem que manter um custo menor porem uma qualidade melhor.
Composição
A utilização de cada elemento químico certo no momento apropriado para fabricação dos componentes.
Processamento
Como se fabrica, agilidade, desempenho com custo econômico inferior.
Estrutura
Material que e utilizado e a forma que o mesmo torna.
Relaciona-se como uma cadeia, onde um depende do outro primeiro com bons componentes, segundo com estrutura , terceiro com processo rápido e eficiente e por ultimo propriedade que e a resposta de todos os anteriores, ou seja, quando todos os itens relacionados de forma eficiente a desempenho dos produtos é o resulto esperado.
O tetraedro é uma ligação para diversas categorias de materiais, pois é um condutor.
Passo 3
1 - Entrevistar um metalúrgico, tecnólogo ou engenheiro na área de materiais e, a partir dos seus relatos, incluir no relatório o quanto as imperfeições em sólidos afetam profundamente as propriedades dos materiais processados na indústria em que o profissional trabalha.
Entrevistado:
Nome: Leandro da Silva
Idade: 37 anos;
Formação: Tecnólogo em Projetos Mecânicos.
Trabalha na Malhe Metal Leve de Mogi Guaçu, no setor de Porta Anéis há 18 anos, atualmente atua no laboratório de meteorologia.
Relato sobre o processo de fundição e usinagem da porta anel. A empresa também fabrica pistões, camisa, bielas, eixo e porta anel.
O principal defeito são os defeitos volumétricos, exemplo: poros nas peças encontrados após o processo de usinagem são descartados e refugados gerando custo na usinagem.
Peças com fendas, precipitados, espaços que ficam durante a solidificação, causados por um terceiro composto que forma errado.
Todos esses defeitos causam durante o processo de usinagem, na maioria das vezes as peças são reprocessadas por meio da fundição.
...