Ciclo de vida da sandálias havaianas
Por: 59amandar • 19/4/2015 • Relatório de pesquisa • 423 Palavras (2 Páginas) • 10.085 Visualizações
Atividade avaliativa
Trabalho apresentado a Faculdade Pitágoras,
Para a disciplina Engenharia do Produto,, 2015
SUMARIO:
- - Apresentação do produto a ser estudado;
1.1 - Descrição do ciclo de vida;
1.2 - Duração das fases
1.3 - Fase declínio.
Produto: Sandálias Havaiana - São Paulo Alpargatas S.A
Ramo pertencente: Calçados
Descrição do ciclo de vida
Lançadas em 1962, as Havaianas foram inspiradas em uma típica sandália japonesa chamada ZORI, feitas com tiras em tecido e solado de palha de arroz. Permaneceram por 30 anos no estágio de maturidade do ciclo de vida do produto. Trata-se de um produto básico de baixo custo e consumido pelas camadas menos favorecidas economicamente. Desde 1994 a Alpargatas, fabricante das Sandálias Havaianas vem usando uma estratégia de extensão de linha para desenvolver a marca.
Duração das fases
1 – desenvolvimento do produto:
Lançadas em 14 de junho de 1962, as Sandálias Havaianas eram feitas de borracha. Um produto natural, totalmente nacional e garantia calçados duráveis e confortáveis. Eram as tradicionais branquinhas com listras azuis.
2 – crescimento
O sucesso das sandálias foi uma ótima ideia que se espalhou rapidamente. Eram fabricados mais de mil pares por dia, o que o levou ao aparecimento das imitações. A concorrência tentou imitá-las, mas as únicas que não deformavam, não tinham cheiro e não soltavam as tiras eram as Havaianas. Sua venda era mais frequente em mercados de bairros e restringiam a uma classe menos favorecida.
3 – maturidade: Permaneceu nessa fase por 30 anos.
Para alavancar as vendas e mudar sua imagem, a empresa lançou em 1994, uma nova versão: as sandálias monocromáticas Havaianas Top. Trazendo cores fortes e ligeiramente mais altas no calcanhar. E para se posicionar mais claramente no mercado investiu em campanhas publicitárias com celebridades e aumentou o custo de seus produtos. A partir do sucesso desta iniciativa, surgiram novas versões em sucessivos ciclos de inovação em estilos e cores rompendo o velho estigma e valorizando o produto. A linha das sandálias cresceu de apenas 1 modelo para 39 tipos diferentes até 1994.
4 – declínio
As sandálias havaianas enfrentaram um forte declínio na década de 80 e foram reposicionadas nos anos 90 com algumas melhorias. Em 20002 o produto atingiu a marca de 2,5 bilhões de pares vendidos desde o lançamento. Hoje estão em editoriais de moda em vários países e chegaram a ser distribuídas até na festa do “Oscar”. Comercializada em 56 países com uma perspectiva de exportação de até 20% do faturamento global da empresa, o item se tornou o principal business da companhia.
Descrição da fase de declínio
...