Ciencia Da Compu
Exames: Ciencia Da Compu. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emiliohartm • 6/10/2013 • 3.839 Palavras (16 Páginas) • 411 Visualizações
Índice
Relatório 1 – Estrutura de Dados
Conclusões..................................................................................................... 02
Alocação Estática de Memória ...................................................................... 02
Programa 1.0
Descrição ........................................................................................................ 03
Arquivo – funcoes.h ........................................................................................ 04
Arquivo – main.c ............................................................................................. 06
Relatório 1 – Estrutura de Dados
Conclusões:
Alocação de Memória: Ao declarar uma variável qualquer, o compilador deixa reservado um espaço na memória para armazena-la, é dívida em dois tipos, alocação estática, onde os dados tem um tamanho fixo e alocação dinâmica que não tem um tamanho fixo podemos definir para cada dado quanto de memória queremos usar.
Ponteiros C: Ponteiro é um tipo de dado que serve para indicar, ou armazenar, um endereço de memória. Um ponteiro não é um inteiro, char ou float é um tipo que armazena o endereço em que a informação está alocado.
Para declarar um ponteiro usamos ‘*’.
Ex: int *p;
Estruturas. Quando se pensa em Estruturas, você está pensando em um tipo de variável
(ou dado) que guarde consigo vários tipos de informações relacionadas. Ou seja um
dado do tipo calendário, que possa ser capaz de armazenar dias, meses e anos em
formato Inteiro, e também o nome dos meses e dias da semana em formato String. Na
prática você cria uma referência a uma estrutura, e dentro dela você terá as variáveis de
tipo primitivo que guardarão as informações inerentes aquele tipo de dado.
Vetores nada mais são do que uma sequência de vários valores de um mesmo tipo, por exemplo do tipo inteiro. A ideia é se usar os vetores toda vez que você tiver que guardar uma sequência de informações de um mesmo tipo, ao invés de se declarar inúmeras variáveis para armazenar os valores, você cria um vetor e armazena suas informações dentro deste vetor.
Strings de caracteres, são vetores do tipo char, que são usados para guardar uma cadeia de caracteres, que podem formar palavras ou textos. O último caractere de uma string é o caractere especial “\0”, que indica para o programa que a string acabou, mesmo que o vetor contenha espaço para mais caracteres. Na biblioteca String.h, existem várias funções para o tratamento das string, funções que vão desde retornar o tamanho da string, copiar o conteúdo da string A para a string B, como também converter uma string, em inteiro ou float, entre outros.
Programa 1.0
Arquivo - funcoes.h
#ifndef FUNCOES_H_INCLUDED
#define FUNCOES_H_INCLUDED
//Cabecalho das Funções
void CapturarS(char *Variavel[],int Tamanho); // Capturar String
int CapturarI(int Tamanho); // Capturar Inteiro
float CapturarF(int Tamanho); // Capturar Float
void InserirLinha(int Tamanho); // Imprimir Linha
//Funções
void CapturarS(char *Variavel[],int Tamanho){
int i;
char Teste;
char Tempo[Tamanho + 1];
int Final;
Final = Tamanho;
for(i=0;iData.mes = 0;
Estrutura->Data.ano = 0;
Estrutura->Data.nulo = 1;
Estrutura->Hora.hora = 0;
Estrutura->Hora.minuto = 0;
Estrutura->Hora.segundo = 0;
Estrutura->Hora.nulo = 1;
Estrutura->AeroportoSaida[0] = '\0';
Estrutura->AeroportoChegada[0] = '\0';
Estrutura->Rota[0] = '\0';
Estrutura->Tempo.hora = 0;
Estrutura->Tempo.minuto = 0;
Estrutura->Tempo.segundo = 0;
Estrutura->Tempo.nulo = 1;
Estrutura->Passageiros = 0;
}
voo* Iniciar(void){
return NULL;
}
int vazio(voo *Atual){
if (Atual == NULL)
return 1;
else
return 0;
}
int Validar(voo *Atual,voo Parametros){
int Erros = 0;
time_t Tempo;
int Teste;
voo Auxiliar;
ZerarEstrutura(&Auxiliar);
Auxiliar.NumVoo = 1;
Auxiliar.NumVoo = Parametros.NumVoo;
if(ConsultaQTD(Atual,Auxiliar)
...