Ciencia E Pesquisa
Pesquisas Acadêmicas: Ciencia E Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RAYAN • 15/8/2013 • 1.922 Palavras (8 Páginas) • 403 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Disciplina: Ciência e Pesquisa
Curso: Segurança Publica
Professor:
Nome do aluno:
Data: 19/09/2012
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) FÓRUM DE DISCUSSÃO, RESPONDIDO,
2) Para o desenvolvimento desta questão, realize a leitura do texto “O amor é uma falácia”, disponível no site (http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/amorfalacia.htm). São várias as possibilidades de leitura do texto “O amor é uma falácia”, evidentemente que aqui vamos perseguir o foco do conhecimento e da ciência, conteúdos das duas primeiras unidades do material didático. Nesta perspectiva, sugerimos que você leia o texto com atenção e numa sequência única, do início ao final.
a) O conhecimento pode ser entendido como o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e com ele estabelece uma ligação (Aranha e Martins, 1999). Considerando os indicativos do texto “O amor é uma falácia” elabore um conceito de conhecimento e destaque (sublinhe, negrite, marque...) no seu texto pelo menos 5 elementos retirados do texto. (1,0 ponto).
b) No material didático, são abordados os diferentes tipos de conhecimentos. Extraia do texto uma frase correspondente a cada um dos cinco tipos de conhecimento. (1,0 ponto) Não é comum ver alguém tão jovem com um intelecto tão gigantesco.
c) Identifique no texto os tipos de falácias mais comuns da lógica do pensamento e apresente um conceito para cada tipo. (1,0 ponto)
d) No material didático, estão contempladas as características da ciência. Identifique no texto cinco passagens que tenham correspondência com cinco características da ciência e transcreva-as com as respectivas identificações. (1,0 ponto)
3) Estudamos no livro didático que as pesquisas podem ser classificadas quanto à abordagem do estudos em quantitativa ou qualitativa e quanto ao nível em exploratória, descritiva e explicativa.
Faça uma pesquisa em bases de dados científicas em artigos científicos que deixam claro a abordagem utilizada na pesquisa e o nível. Busque pelo menos um (01) exemplo de artigo científico com a abordagem qualitativa ou quantitativa e um (01) artigo científico contendo um dos três níveis (exploratória, descritiva, explicativa).
Artigo 1
Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica
versão impressa ISSN 1516-1498
Resumo
LO BIANCO, Anna Carolina. O saber inconsciente e o saber que se sabe nos dias de hoje. Ágora (Rio J.) [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 165-173. ISSN 1516-1498. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982010000200002.
Partindo da formalização dada por Lacan a duas formas de discurso em que se organiza o laço social - o discurso universitário e o discurso do psicanalista -, o artigo examina o lugar que o saber ocupa em cada um deles. Enquanto no primeiro o saber ocupa o lugar de agente dominante, no discurso do analista o saber em questão é inconsciente. Em seguida procura tirar as consequências que tal formulação traz para a prática clínica tanto quanto para o ensino universitário da psicanálise. Aponta para o conflito que deve persistir a cada vez que os dois discursos são confrontados, pois desconhecê-lo é desconsiderar os efeitos perturbadores que a suposição de um saber inconsciente coloca em causa. Conclui apontando para a necessidade do saber inconsciente quando se trata do sofrimento e da angústia de um sujeito.
Palavras-chave : discurso universitário; discurso do analista; saber universitário; saber inconsciente; conflito .
Artigo 2
Revista Dor
versão impressa ISSN 1806-0013
Resumo
OLIVEIRA, Thiago Robis de. Frequência de publicação de trabalhos científicos apresentados no 9º Congresso Brasileiro de Dor. Rev. dor[online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 124-127. ISSN 1806-0013. http://dx.doi.org/10.1590/S1806-00132012000200005.
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Reuniões científicas são de grande importância para a discussão e a disseminação de conhecimentos, oriundos de pesquisas e análises da prática clínica. O objetivo deste estudo foi determinar a taxa de publicação de trabalhos aprovados como tema livre e pôster do 9º Congresso Brasileiro de Dor, avaliando as suas características.MÉTODO: Estudo de coorte retrospectivo, utilizando estatística descritiva, que avaliou os resumos apresentados no referido congresso. Foram examinados, após pesquisa nas bases de dados Medline/Pubmed, Scielo, LILACS e Google Acadêmico, a taxa de publicação e características dos trabalhos publicados: nome da revista, ano de publicação, língua, instituição de origem, categoria do artigo, autores e coautores. RESULTADOS: Dos 348 resumos do congresso, 31 (8,9%) foram publicados, sendo a maioria oriunda de instituições nacionais (90,32%). Os artigos foram publicados em 21 revistas, sendo a categoria "Artigos Originais" de maior presença (83,87%). A média de tempo entre a realização do Congresso e a publicação de artigos foi de 6,7 ± 3 meses, com mediana de 6,9 meses. CONCLUSÃO: A percentagem de trabalhos publicados (8,9%) identificados neste estudo é bem inferior a média internacional, indicando que se deva encorajar a publicação pelos participantes de encontros científicos.
Palavras-chave : Dor; Publicação; Resumos; Resumos e Indexação como assunto.
Orientações:
...