Ciência E Pesquisa
Pesquisas Acadêmicas: Ciência E Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gustavo1990 • 16/4/2013 • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 744 Visualizações
1. O conhecimento pode ocorrer de diversas formas. Quando entramos em contato com um fenômeno qualquer, por exemplo, podemos pensá-lo por meio de cinco tipos de conhecimentos. Assim, dependendo do ponto de vista, construiremos significados diferentes, conforme a matriz de compreensão escolhida. Nesse sentido, responda para cada frase abaixo que TIPO DE CONHECIMENTO corresponde (2,0 pontos):
a) Deus deve ter dado outra chance àquela pessoa. Parece que o “recado” foi bem compreendido, pois ela agradeceu comovida, pela proteção concedida pelos desígnios divinos.
Conhecimento religioso
b) É impressionante como as pessoas andam cada vez mais distraídas hoje em dia: quem não sabe que se deve olhar para os dois lados da via antes de atravessar?
Conhecimento popular |OU| FILOSÓFICO
c) De fato, se os pneus não estivessem novos e calibrados e o automóvel não contasse com freios ABS, não teria sido possível freá-lo à velocidade de 60 km por hora, a uma distância de 20 metros, como o motorista fez.
Conhecimento científico
d) A vida é realmente um fenômeno efêmero. Se for verdade que todos podemos morrer a qualquer hora, não convém perder tempo com futilidades. Por isso é preciso refletir constantemente nossas ações.
Conhecimento artístico
e) Foi uma cena dantesca. O ruído do freio, o grito da mulher – aquela imagem produziu em mim uma emoção devastadora.
Conhecimento filosófico |OU| POPULAR
2. Os métodos de abordagem estão vinculados ao plano geral da pesquisa e ao raciocínio que se estabelece, como fio condutor na investigação de um problema. Assim, leia com atenção o resumo de um artigo científico abaixo e identifique o MÉTODO DE ABORDAGEM aplicado no estudo, justificando sua resposta: (2,0 pontos)
Este texto visa apresentar algumas reflexões sobre o fenômeno da aprendizagem gerencial. Para tanto, a autora utiliza o método (a ser respondido abaixo) e analisa a trajetória de um gerente, o qual atuou durante 20 anos numa empresa pública, exercendo diferentes cargos gerenciais. O trabalho tem como foco central a experiência vivida pelo gerente e o significado atribuído por ele a esta vivência. Portanto, não se buscou identificar formas de como promover o aprendizado gerencial ou de torná-lo mais eficaz, mas sim reviver a experiência, fazendo o leitor entrar no mundo do fenômeno pesquisado e deixando espaço para que ele reflita sobre sua experiência, a partir do vivido retratado pelo entrevistado.
ANDION, Carolina, Ser ou estar gerente? Reflexões sobre a trajetória e o aprendizado gerencial. Revista de Ciências da Administração, v.5, n. 9, jan./jul. 2003.
a- Qual o método adotado, segundo o resumo apresentado acima?
Metódo Popular
b- Justificativa:
Minha justificativa se baseia no livro, uma vez que ele diz que a realidade não é dada por algum estudo, ou por algum método cientifico, mas sim é consequência da vida, das experiências da vida. Errando que se aprende. Seus 20 anos exercendo função de gerente em vários cargos gerências (setores diversos), foi inicialmente em consequência de alguma experiência profissional vivida por ele.
3. O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade. A Revolução Científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica. Você estudou três grandes concepções históricas da ciência. Em um texto de no mínimo 10 linhas, identifique e explique qual é a concepção histórica preponderante em cada um dos recortes apresentados abaixo (1 e 2). (3,0 pontos)
RECORTE 1
A Ciência Galileana precisou, para emergir, destruir a concepção de mundo, o cosmos, herdado do Aristotelismo. Giordano Bruno e Nicolau Copérnico minaram as bases deste cosmos, que Galileo e Newton substituíram por um espaço infinito, isotrópico e homogêneo. Além disso, mudou também a forma de produzir os conhecimentos. Galileo busca entender o mundo real através da Experimentação e da Matemática. Com ele, toma corpo uma maneira de se fazer Ciência em que a linguagem matemática se adequa ao estudo dos fenômenos físicos e a experiência matematicamente controlada é usada como critério de veracidade. A matematização da experiência vai apontar a diferença entre o experimento e a simples observação característica da Física Aristotélica. Tudo isso deixa claro, então, a ruptura conceitual e metodológica da Ciência Galileana frente a Física Aristotélica. Ruptura conceitual, uma vez que houve, após dois milênios, uma mudança indiscutível nos conceitos acerca do movimento, com os conceitos aristotélicos sendo substituídos pelos conceitos galileanos do movimento, cujo
...