Ciencias Dos Matriais
Trabalho Universitário: Ciencias Dos Matriais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deusizangela • 18/9/2014 • 683 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
Sumário
1. Introdução teórica --------------------------------------02
2. Objetivo --------------------------------------------------03
3. Materiais -------------------------------------------------03
4. Procedimento Experimental ---------------------------03
5. Resultados ------------------------------------------------04
6. Conclusões -----------------------------------------------05
7. Bibliografia ----------------------------------------------06
SINTESE DE ESPUMA DE POLIURETANO
1 - Introdução Teórica
Os primeiros polímeros de poliuretano foram desenvolvidos na década de 40, mas
Foi nos anos 50 que se descobriu a fórmula exata para a confecção de diversos tipos de
Poliuretano, flexíveis para colchões e acolchoados ou rígidos para aplicações técnicas. Na década de 60, cloro flúor carbonos começou a ser utilizados como agentes de expansão das espumas rígidas, fazendo com que elas começassem a ser utilizadas como isolantes térmicos. Nos anos 70, espumas semi-regridas revestidas com termoplásticos foram aplicadas na indústria automobilística. Nos anos 80, a utilização de moldagem por injeção e reação proporcionou um crescimento na importância comercial dos poliuretanos. Nos anos 90 começou-se a substituir o cloro flúor carbonos por outros propelentes devido à Preocupação com a degradação da camada de ozônio.
O Poliuretano pode ser considerado um dos principais polímeros das últimas décadas, dentre outros motivos, pela sua imensa versatilidade na obtenção de materiais com propriedades físicas e químicas diferentes. Graças à tal fato, os poliuretanos ocupam uma importante posição no mercado de polímeros sintéticos e representam cerca de 5% de todo o mercado de plásticos do mundo.
A utilização do poliuretano em assentos e colchões representa cerca de 32% do Consumo mundial de poliuretano, outros 18% são usados como adesivos e selantes , 17% usados no ramos da construção, 15% como espuma moldada, e cerca de 18% para isolantes térmicos, calçados e elastômeros (6% cada um).
A polimerização ocorre por poliadição ao reagir uma substância, com dois ou mais grupamentos isocianatos, com um poliol, um álcool de polifuncional.
Durante o processo de polimerização, ocorrem também reações paralelas envolvendo moléculas de isocianato e água, formando o ácido carbônico, que decompõem-se formando gás carbônico, o que faz com que haja expansão do polímero. Catalisadores são utilizados a fim de controlar a velocidade e o tamanho das células envolvidas.
Sulfactantes também são primordiais à reação, sendo os principais a base de silicone, sendo responsáveis pela estabilidade da espuma. O controle da densidade da espuma é feito por agentes de expansão misturados com água.
2 - Objetivo: Sintetizar espuma de poliuretano à proporção aproximada de 1:1.
3 - Materiais
•Um Poliol
•Uma substância contendo dois ou mais grupamentos isocianato
•Copo descartável
4 - Procedimento Experimental
1- Misturar os reagentes (poliol e substância com isocianatos) em um copinho
descartável à proporção 1:1.
2- Colocar o sistema em agitação até que a mistura se torne homogênea e a espuma comece a se formar.
3- Parar a agitação e aguardar o fim da reação e expansão da espuma.
...