Cimento
Tese: Cimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dsalbu10 • 17/3/2014 • Tese • 1.788 Palavras (8 Páginas) • 353 Visualizações
Introdução
O cimento é um dos produtos mais utilizados no mundo. Presente em todo tipo de construção, da mais simples moradia até a mais complexa obra de infraestrutura, do início ao acabamento final.
É o componente básico do concreto, que é o material mais consumido no planeta depois da água.
Por definição é um “aglomerante hidráulico resultante da mistura homogênea de clínquer portland, gesso e adições normalizados que são moídos”.
A combinação do cimento com materiais de diferentes naturezas como: areia, pedra, cal, entre outros origina na formação de argamassas e concretos.
É um produto homogêneo e com processo de produção em evolução no mundo visando maior produtividade e redução de custos.
É composto de Óxido de cálcio (60 a 68%), Dióxido de silício (17 a 25%), Óxido de alumínio (2 a 9%), Óxido de ferro (III) (0,5 a 6%), Óxido de magnésio (0,1 a 4%), Trióxido de enxofre (1 a 3%) e Alcalis (Na2O a 1 a 3% e K2O a 0,5 a 1,5%).
O Cimento Portland é o cimento mais utilizado no mercado, devido suas características de trabalhabilidade e bom rendimento para diversas áreas. Podendo variar com adições e indispensável para a construção civil.
Objetivo
Este experimento irá analisar a massa específica, finura e área específica do Cimento Portland, que são algumas de suas características. Verificar a partir de normas da ABNT ou ainda com aparelhos específicos se o cimento testado esta dentro das especificações da ABNT.
Para isso são analisadas algumas propriedades do cimento como, por exemplo, a massa específica, a área específica, a finura, água para pasta de cimento de consistência normal, tempo de pega, a expansibilidade de Le Chatelier, a resistência e analisar a partir do número de dias do cimento sua tensão utilizando um aparelho específico para esse determinado ensaio.
O objetivo principal deste relatório é fornecer conhecimentos básicos sobre as atividades desenvolvidas nos laboratórios de controle de qualidade das fábricas de cimento, incluindo processos de amostragem e preparação de amostras. São analisadas as características do cimento para que, em posse disso, se determine a aceitação ou rejeição de um lote de cimento de uma fábrica, por exemplo.
Ensaios
Finura (NBR – 11579)
Materiais:
Balança com precisão de 0,01g;
Peneira de 0,074 mm com fundo e tampa;
Pincéis;
Bastão de PVC com aproximadamente 250 mm de comprimento;
Cronômetro com precisão de 0,5 segundos;
Flanela.
Objetivo:
Medir o percentual da massa de cimento que fica retida na peneira de malha 0,074 mm através do peneiramento a seco.
Procedimento:
Pegou-se uma amostra de cimento de 50g e peneirou na peneira nº 200 em três etapas.
Primeiro foi colocado uma amostra na peneira encaixada sobre o fundo e feito o peneiramento manual com suaves movimentos com cerca de 5 min.
Em seguida tampou-se a peneira retirou-se o fundo dando golpes com um bastão na borda exterior da peneira para desprender os grãos de cimento aderidos aos fios. Limpou-se a superfície inferior da tela com pincel. Encaixou-se a peneira no fundo, retirou-se a tampa e continuou-se o peneiramento por cerca de 20 min, girando a peneira e limpando a tela com pincel em intervalos regulares. No final do período, colocou-se a tampa, retirou-se o fundo e procedeu-se a limpeza da tela novamente. Limpou-se o fundo com uma flanela seca.
Na ultima etapa colocou-se a tampa e o fundo, e segurando o conjunto ligeiramente inclinado, foi feito ligeiros movimentos de vai-e-vem durante 1mim, girando o conjunto de 60º a cada 10s. Ao final, limpou-se a tela recolhendo o material e transferindo-o para o fundo. Juntou-se todo o material passante para ser pesado.
Depois que o peneiramento foi concluído recolheu-se o material retido na peneira e determinou-se a sua massa (R) e calculado o índice de finura.
Resultado:
F= R/P ×100
Massa inicial (g) 50,00
Resíduo (g) 0,01
Índice de finura (%) 0,02
Massa específica (NBR – 6474)
Materiais:
Frasco volumétrico de Le Chatelier;
Balança com precisão de 0,01 g;
Recipientes;
Funis;
Termômetro de precisão de 0,5 oC;
Local para efetuar o banho termo regulador;
Querosene.
Objetivo:
Medir a massa específica do cimento pelo método de Le Chatelier.
Procedimento:
Foi colocado no frasco de Le Chatelier com o auxílio de um funil, uma quantidade de querosene suficiente para que seu volume esteja compreendido entre a primeira graduação. Submergiu-se o frasco em banho termorregulador até obter o equilíbrio térmico, e foi anotado a leitura inicial de 0,3 cm. Foi feita a limpeza do frasco para leitura com o bastão indicado e colocado em banho-maria por cerca de 13 minutos para regular a temperatura.
Determinou-se a quantidade de amostra a ser ensaiada para provocar um deslocamento do liquido entre as graduações , o valor deslocado foi 0,3 cm. Isso foi feito com auxílio de um pequeno funil, tendo o cuidado para evitar salpicos e que o cimento fique aderido ás paredes interiores do frasco.
O frasco foi tomado por sua parte superior e, girado alternadamente num e noutro sentido, e colocado novamente na posição vertical, com isso deixou de aparecer bolhas de ar quando colocado novamente na posição vertical. Submergiu-se novamente o frasco no banho termorregulador até que o equilíbrio térmico fosse alcançado. E foi anotado a leitura final de 20,6 cm.
Resultado:
P=M/((V_f -V_i
...